Líderes do setor de tecnologia estão otimistas com o crescimento dos negócios no próximo ano, aponta estudo da PwC

 

Quarenta por cento dos CEOs de tecnologia estão muito ou pouco confiantes com o aumento da receita nos próximos 12 meses

O setor de tecnologia se tornou um componente vital para todas as demais indústrias do mundo. Por isso, os líderes globais da área estão otimistas com o crescimento da receita de suas empresas nos próximos 12 meses. Quarenta por cento dos CEOs de tecnologia afirmam que estão muito confiantes com esse aumento (ante 38% na média global) e 47% estão um pouco confiantes. Para os próximos três anos, as perspectivas crescem ainda mais: 57% estão muito confiantes e 34% estão um pouco confiantes. Os dados são da 20ª Pesquisa Global com CEO, da PwC.

Esse otimismo é explicado pelas transformações no setor de tecnologia nos últimos 20 anos, principalmente em função da onipresença da computação móvel, da computação em nuvem e do avanço da internet. “Atualmente, uma nova onda de transformação provocada pelos avanços da inteligência artificial, da realidade virtual e da robótica avançada impulsiona o setor. Com isso, as oportunidades de crescimento dos negócios são maiores”, diz Sérgio Alexandre Vieira, sócio da PwC Brasil e especialista em Digital.

Além do otimismo com o aumento da receita, 32% dos CEOs de tecnologia acreditam que o crescimento econômico global vai melhorar nos próximos 12 meses. Desse total, metade está confiante de que, pelo menos, permanecerá igual ao ritmo do ano passado. 

Estratégias pra o crescimento da receita

O crescimento orgânico do negócio e as alianças com um parceiro em outro setor, são duas das três principais estratégias para o aumento da receita, apontadas por 78% e 49% dos CEOs entrevistados. Na avaliação deles, a redução de custos não é tão importante quanto para os CEOs de outros setores (53% ante 62% na média global). O relacionamento com outras empresas ou startups também é apontado por 38% dos líderes e 41% dizem que novas fusões e aquisições podem contribuir para que as empresas prosperem. 

Ameaças e desafios para o crescimento

Perguntados sobre quais são as principais ameaças para o crescimento dos negócios, 80% dos CEOs de tecnologia apontaram a preocupação com a disponibilidade de talentos com competências-chave. Entre as habilidades mais importantes e difíceis de serem encontradas, 97% indicaram “criatividade e inovação”, 97% disseram “capacidade para resolver problemas”, 95% afirmaram “colaboração” e 93% citaram “liderança e adaptação”.

“À medida que a inteligência artificial avança, muitas tarefas repetitivas serão automatizadas. Criatividade, resolução de problemas e liderança são atributos que estão cada vez mais importantes e procurados na força de trabalho, mas são habilidades escassas”, afirma Sergio Alexandre.

Acesse a pesquisa completa:

Tecnologia:

https://www.pwc.com/gx/en/ceo-agenda/ceosurvey/2017/gx/industries/technology.html


Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas complexos. Somos um Network de firmas presente em 157 territórios, com mais de 276.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

© 2020 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.

Siga a PwC Brasil nas redes sociais