Mulheres têm mais sucesso em crowdfunding, aponta pesquisa da PwC

Consultoria analisou dois anos de dados das nove maiores plataformas de crowdfunding para comparar o desempenho entre os gêneros

A pesquisa Women Unbound, realizada pela consultoria PwC, avaliou dados de projetos em plataformas de crowdfunding entre 2014 e 2016, somando um total de 465 mil iniciativas que buscavam financiamento em 205 países, e descobriu que as empreendedoras mulheres fazem melhor uso dessa ferramenta que os homens: elas atingem a meta de arrecadação mais frequentemente em todas as áreas pesquisadas.

 

Índice de sucesso de financiamento
por área e gênero

  Feminino Masculino
Educação 12% 6%
Tecnologia 13% 10%
Empreendedorismo 4% 2%
Mídia e entretenimento 30% 23%
Lazer 21% 14%
Bens de consumo 22% 18%
Tecnologia Digital 16% 9%
Outros 19% 12%


Elas também tiveram melhores resultados em todas as regiões geográficas analisadas pela PwC entre 2014 e 2016. Nos dois territórios com mais projetos de crowdfunding, Estados Unidos e Reino Unido, 22% das empreendedoras conseguiram atingir a meta de arrecadação estabelecida, ante 17% dos empreendedores. Levando em conta projetos sediados nos países do E7 (as sete maiores economias emergentes, incluindo o Brasil), as mulheres estão ainda mais à frente dos homens: 10% dos projetos de mulheres alcançaram a meta de financiamento, contra 4% entre os homens.

Já entre os projetos de crowdfunding latinoamericanos, 7% dos projetos liderados por mulheres conseguiram levantar os fundos esperados, contra apenas 2% entre os projetos liderados por homens no mesmo período.

"O estudo aponta duas hipóteses para esse fenômeno: a primeira é que as mulheres encontram mais obstáculos para conseguir financiamento nas fontes tradicionais, um mercado eminentemente masculino, e por isso apostam mais em crowdfunding", explica Ana Malvestio, líder de Diversidade e Inclusão da PwC Brasil. "A segunda, consequência da primeira, é que as mulheres são melhores 'vendedoras' de idéias e projetos nas redes sociais e, por isso, conseguem levantar mais fundos", conclui.

Há quase 10 anos, quando a plataforma Indiegogo inaugurou a prática do crowdfunding, essa nova modalidade de financiamento cresceu exponencialmente ano a ano, consolidando cada vez mais sua posição entre as formas tradicionais de financiamento; entre 2008 e 2016, o volume de capital movimentado em plataformas de crowdfunding saltou de US$ 10 milhões para mais de US$ 767 milhões.


Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas complexos. Somos um Network de firmas presente em 157 territórios, com mais de 276.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

© 2020 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.

Siga a PwC Brasil nas redes sociais