A pesquisa Women Unbound, realizada pela consultoria PwC, avaliou dados de projetos em plataformas de crowdfunding entre 2014 e 2016, somando um total de 465 mil iniciativas que buscavam financiamento em 205 países, e descobriu que as empreendedoras mulheres fazem melhor uso dessa ferramenta que os homens: elas atingem a meta de arrecadação mais frequentemente em todas as áreas pesquisadas.
Índice de sucesso de financiamento
por área e gênero
Feminino | Masculino | |
Educação | 12% | 6% |
Tecnologia | 13% | 10% |
Empreendedorismo | 4% | 2% |
Mídia e entretenimento | 30% | 23% |
Lazer | 21% | 14% |
Bens de consumo | 22% | 18% |
Tecnologia Digital | 16% | 9% |
Outros | 19% | 12% |
Elas também tiveram melhores resultados em todas as regiões geográficas analisadas pela PwC entre 2014 e 2016. Nos dois territórios com mais projetos de crowdfunding, Estados Unidos e Reino Unido, 22% das empreendedoras conseguiram atingir a meta de arrecadação estabelecida, ante 17% dos empreendedores. Levando em conta projetos sediados nos países do E7 (as sete maiores economias emergentes, incluindo o Brasil), as mulheres estão ainda mais à frente dos homens: 10% dos projetos de mulheres alcançaram a meta de financiamento, contra 4% entre os homens.
Já entre os projetos de crowdfunding latinoamericanos, 7% dos projetos liderados por mulheres conseguiram levantar os fundos esperados, contra apenas 2% entre os projetos liderados por homens no mesmo período.
"O estudo aponta duas hipóteses para esse fenômeno: a primeira é que as mulheres encontram mais obstáculos para conseguir financiamento nas fontes tradicionais, um mercado eminentemente masculino, e por isso apostam mais em crowdfunding", explica Ana Malvestio, líder de Diversidade e Inclusão da PwC Brasil. "A segunda, consequência da primeira, é que as mulheres são melhores 'vendedoras' de idéias e projetos nas redes sociais e, por isso, conseguem levantar mais fundos", conclui.
Há quase 10 anos, quando a plataforma Indiegogo inaugurou a prática do crowdfunding, essa nova modalidade de financiamento cresceu exponencialmente ano a ano, consolidando cada vez mais sua posição entre as formas tradicionais de financiamento; entre 2008 e 2016, o volume de capital movimentado em plataformas de crowdfunding saltou de US$ 10 milhões para mais de US$ 767 milhões.
Sobre a PwC
Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas complexos. Somos um Network de firmas presente em 157 territórios, com mais de 276.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com
© 2020 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.
© 2019 - 2024 PwC. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.