Pesquisa da PwC revela os riscos do mercado de seguros no Brasil e no exterior

Crise econômica e rentabilidade dos investimentos no país constituem as principais ameaças, na visão de executivos do setor

Crise econômica e rentabilidade dos investimentos no país constituem as principais ameaças, na visão de executivos do setor O desempenho dos investimentos e o e enfraquecimento da economia ocupam o topo da lista de preocupações do setor de seguros no Brasil. É o que mostra a pesquisa Insurance Banana Skins 2017, feita pela PwC em parceria com o Centro para o Estudo da Informação Financeira (CSFI). O levantamento apresenta 22 possíveis riscos para as seguradoras.

"O Brasil tem enfrentado dificuldades no ambiente de negócios desde 2014, o que  causa volatilidade nos mercados e contamina o ambiente de negócios", afirma Alfredo Sneyers, sócio da PwC Brasil e especialista em Seguros.

Globalmente, um cenário de juros baixos, que pode prejudicar a rentabilidade dos investimentos, também torna a economia um fator de preocupação.

A pesquisa mostra a transformação tecnológica na indústria de seguros e a necessidade de adaptação a novas formas de competição. A ameaça de crimes cibernéticos também aparece como preocupação das empresas do setor.

 

Principais ameaças para o setor de seguros em 2017

No Brasil

  1. Desempenho dos investimentos
  2. Macroeconomia
  3. Mudança social
  4. Risco cibernético
  5. Taxa de juros

No mundo

  1. Gerenciamento de mudanças
  2. Risco cibernético
  3. Tecnologia
  4. Taxas de juros
  5. Desempenho dos investimentos

Sobre o Centro para o Estudo da Informação Financeira (CSFI)
CSFI é um centro independente, sem fins lucrativos, com sede em Londres, que investiga o futuro dos serviços financeiros. Possui uma filial em Nova York – Nova York CSFI. www.cfsi.org.uk

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas complexos. Somos um Network de firmas presente em 157 territórios, com mais de 276.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

© 2020 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.

Siga a PwC Brasil nas redes sociais