São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os 30 centros urbanosmais importantes no mundo, aponta estudo global da PwC

Um total de 10 indicadores avaliou aspectos que vão desde a facilidade de fazer negócios, passando pela educação, preparação tecnológica, localização e acesso



São Paulo, 08 de setembro de 2016
– O estudo PwC Cidades de Oportunidade, criado pela PwC em 2007 e agora em sua 7ª edição, fornece uma avaliação comparativa e equilibrada da saúde social e econômica das 30 centros urbanos mais importantes do mundo. Num escore que vai de 316 a 1.466 pontos, São Paulo atingiu 688 pontos, ficando em 25º lugar, e a cidade do Rio de Janeiro conquistou 659 pontos, colocando-se em 27º lugar.

As duas cidades se destacaram nos indicadores Meio Ambiente e Sustentabilidade – São Paulo com 91 pontos e Rio de Janeiro com 100 pontos. A capital paulista atingiu, ainda, 100 pontos no indicador Custo e, a capital fluminense, 91 pontos no indicador Demografia e Habitabilidade.

Para compor o indicador Meio Ambiente e Sustentabilidade, a PwC considerou as seguintes variáveis: exposição a desastres naturais, prevenção a esses desastres, conforto térmico, poluição do ar, reciclagem de lixo, parques públicos, Water-related business risk (qualidade da água). Nesse item, Rio de Janeiro classificou-se em 14º lugar, empatada com Hong Kong e São Paulo em 10º lugar, empatada com a Cidade do México.

O que puxou São Paulo para baixo no ranking foram os indicadores Capital Intelectual e Inovação e Saúde e Segurança, ambos com 43 pontos. No caso do Rio de Janeiro, o indicador Capital Intelectual e Inovação registrou 40pontos, e Preparação Tecnológica atingiu 37 pontos.

“O estudo revela que, para as cidades obterem mais qualificação, é necessário terem êxito tanto no aspecto econômico quanto no social. Isso inclui o fornecimento de uma gama de recursos que visam garantir uma boa qualidade de vida e bem-estar à população, considerando também os fatores habitação e a preparação dessas cidades para atuarem em caso de desastres, além de outras variáveis igualmente importantes”, explica André Marinho, sócio da PwC Brasil.

Para tornar o estudo o mais fidedigno possível, a PwC trabalhou com 67 variáveis para compor os 10 indicadores. Pela segunda vez, Londres ocupa o topo no índice da PwC com 1.466 pontos, seguida por Cingapura (1.377 pontos) e Toronto (1.366 pontos). A data do estudo antecede a saída do Reino Unido da União Europeia, em junho deste ano, cujo possível impacto será avaliado nas próximas edições.

O estudo PwC Cidades de Oportunidade tem como base os dados disponíveis de organizações internacionais de desenvolvimento, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI); organizações nacionais de estatística; e o Censo dos Estados Unidos, além de fornecedores de dados comerciais. Os dados foram coletados entre os segundo e quarto trimestres de 2015, referindo-se, a maioria, aos anos de 2014 e 2015.

As cidades que fazem parte do estudo são: Amsterdam, Beijing, Berlin, Bogotá, Chicago, Dubai, Hong Kong, Jakarta, Johannesburg, Kuala Lampur, Lagos, Londres, Los Angeles, Madri, Cidade do México, Milão, Moscou, Mumbai, Nova Iorque, Paris, Rio de Janeiro, São Francisco, São Paulo, Seul, Xangai, Cingapura, Estocolmo, Sidney, Tokio e Toronto.


Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas complexos. Somos um Network de firmas presente em 157 territórios, com mais de 276.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

© 2020 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.

Siga a PwC Brasil nas redes sociais