Empresas familiares

Construindo um negócio sustentável com base nos valores da família

As empresas familiares mais bem-sucedidas são aquelas que conseguem manter o equilíbrio entre a gestão profissional, a propriedade responsável e uma dinâmica familiar saudável. Temos uma profunda compreensão do negócio familiar e dispomos de ferramentas, experiência e foco para ajudá-lo a potencializar as forças positivas de sua empresa, de forma a antecipar e minimizar eventuais conflitos.

Serviços para empresas familiares: como construir um negócio sustentável a longo prazo com base nos valores da família

Uma empresa familiar enfrenta desafios únicos. E também tem vantagens únicas.

Enquanto outras organizações medem suas realizações por trimestres, uma empresa familiar o faz por gerações. Enquanto alguns se concentram no valor econômico, uma empresa familiar precisa se preocupar também com os valores culturais a fim de preservar a empresa para os seus sucessores e, talvez, deixar sua marca para a posteridade.

Por outro lado, a dinâmica familiar e alguns fatores não comerciais podem inviabilizar até mesmo a mais rentável das empresas, especialmente em situações como uma transição de gerações ou uma crise econômica externa.

Nós da PwC sabemos que as empresas familiares mais bem-sucedidas são aquelas que conseguem manter o equilíbrio entre a gestão profissional, a propriedade responsável e uma dinâmica familiar saudável.

Temos uma profunda compreensão do negócio familiar e dispomos de ferramentas, experiência e foco para ajudá-lo a otimizar as forças positivas de sua empresa, de forma a antecipar e minimizar eventuais conflitos ou perturbações.

 

Independentemente do tamanho do seu negócio ou do seu setor de atuação, você pode contar com o auxílio dos consultores dá área de Private Company Services da PwC.

Estamos prontos para apoiá-lo na gestão da sua empresa familiar com soluções nas áreas de estratégia, governança, transição de negócios, gestão de patrimônio e cultura organizacional, entre outras.

Convidamos você a conhecer nossos serviços.


O que é um negócio familiar?

  • Ao menos um representante da família está formalmente envolvido na governança da empresa.
  • Empresas listadas: quando as pessoas que fundaram ou compraram a empresa de suas famílias ou os descendentes delas possuem ao menos 25% dos direitos de decisão devido à sua participação de capital.
  • A fatia de capital controlada pela família está na segunda geração ou nas seguintes.


A sua visão estratégica não é somente medida em anos fiscais, mas em gerações

Além das preocupações tradicionais de qualquer empresa – planejamento estratégico, finanças, impostos, eficiência operacional, compliance, concorrência, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura e, claro, crescimento – as empresas de controle familiar precisam também estar atenta a outras questões. Sua estratégia de negócios precisa incorporar a dimensão das necessidades da família, como sucessão, necessidades de dividendos e estruturação fiscal na sucessão dos aspectos societários.

Determinar a melhor estratégia não é fácil, mas com o apoio de uma consultoria experiente para ajudar a fazer as escolhas certas, você pode transformar sua visão de negócio em realidade.

Abordagem 360 graus para a estratégia e crescimento

Na PwC, dispomos de recursos e pessoas capacitadas para ajudar a avaliar as operações e o potencial de crescimento de sua empresa familiar.

Nossos consultores podem apoiá-lo no desenvolvimento e na implementação de estratégias adequadas ao seu tipo de negócio. Fundamentamos nossa análise em um processo criativo e em ferramentas, que permitem medir e identificar as áreas que necessitam de ajustes, à medida que a estratégia vai sendo implementada.

Em todos os nossos serviços, a inovação é uma marca, pois sabemos como ela é fundamental para o crescimento. Orientamos nossos clientes a alocar seus recursos para obter o melhor retorno para seus investimentos e ampliar sua participação no mercado.

Não importa seu setor ou local de atuação, conte conosco. Colocamos toda a nossa experiência global à sua disposição, oferecendo agilidade e profunda compreensão das necessidades específicas de empresas familiares como a sua.

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar suas metas de negócio.


Estudos de caso

Planejamento estratégico para a empresa familiar
 

O desafio do cliente

A administração de uma grande empresa familiar de processamento de frutas queria aumentar as margens e crescer no setor B2B, uma decisão estratégica de negócio que necessitava da aprovação do conselho.

Para levar essa questão adiante, a empresa sabia que precisava obter inteligência de mercado e de insights que permitissem avaliar a viabilidade e o impacto financeiro de diversas combinações de produto/mercado num cenário competitivo global. Mas ela não tinha experiência interna nem escala para conduzir análise estratégica desse nível.

Nossa resposta

Ajudamos nosso cliente a realizar a pesquisa de mercado, analisar cases de negócios, rever cenários potenciais e desenvolver roteiro para o crescimento. Isso permitiu que a equipe de gestão tomasse decisões de negócios, interagindo diretamente com o conselho, obtendo os melhores resultados para o negócio e para a família.

 

Alinhar estratégia de valores da família e cultura de gestão

O desafio do cliente

A empresa estava sob o controle da família desde a sua criação, mais de um século atrás. Embora seus membros não exercessem uma administração direta, eles aconselhavam e supervisionavam a alta administração por meio de um conselho.

Nos últimos anos, a família estava preocupada, pois percebia que sua longa tradição e sua cultura estavam desaparecendo – em especial no ambito da média gerência. Ela queria que esses valores da família fossem mais internalizados e atrelados ao objetivo estratégico.

Nossa resposta

De início, ajudamos o cliente a definir e implementar um Balanced Scorecard (BSC) para medir o quanto os objetivos estratégicos estavam sendo executados. Em seguida, trabalhamos com o cliente para associar as métricas de desempenho selecionadas no BSC à remuneração dos administradores.

Com essa nova abordagem, o cliente foi capaz de recompensar o comportamento que apoiava a estratégia, e a família conseguiu estabelecer uma identificação melhor entre seus valores e o negócio.

 

Transformar crescimento de uma empresa familiar num sucesso

O desafio do cliente

Depois de uma grande aquisição, uma empresa familiar líder na indústria de alimentos e bebidas queria criar uma organização global de compras responsável pela gestão de suprimentos de todas as unidades operacionais da empresa.

O objetivo era reduzir os gastos por meio de compras em grande escala e uma operação mais eficiente. Além disso, o cliente também queria garantir uma transição suave na cultura e nas práticas de negócios da empresa.

Nossa resposta

Ajudamos o cliente a criar uma organização global de compras, que reflete as melhores práticas da indústria. Com o nosso apoio, todos os empregados envolvidos nessa mudança receberam as orientações necessárias para entender claramente como ela iria afetá-los.

Também fornecemos à alta liderança– formada por membros da família e por gestores externos – ferramentas para ajudá-la a se comunicar adequadamente com todos os públicos envolvidos na empresa, inclusive os funcionários da nova organização de compras.

O trabalho incluiu a criação de uma cartilha para o empregado, contendo temas como a visão, a missão, a estratégia, a nova estrutura e os novos stakeholders da empresa.

 

Manter negócio de família em mercado volátil e competitivo

O desafio do cliente

Uma empresa familiar na sétima geração que explora um nicho na indústria de bens de consumo, viu-se diante de uma substancial volatilidade sazonal, imensas pressões sobre os custos e constante necessidade de inovação.

Os resultados estavam abaixo da meta e aquém das expectativas estabelecidas pelo conselho. O cliente estava preocupado. Ele temia que o excesso de foco da administração na redução dos custos de curto prazo comprometesse o crescimento de longo prazo e a manutenção das opções estratégicas.

Nossa resposta

Realizamos análise completa do planejamento estratégico e das operações da empresa, incluindo benchmarking. Depois, ajudamos a implementar sistema de planejamento empresarial sob medida para a organização e projetado para refletir com precisão o ambiente de negócios da empresa.

Com essas novas ferramentas, foi possível assegurar planos estratégicos e operacionais muito mais confiáveis, plenamente aceitos pelo conselho e que ajudaram a garantir a expansão a longo prazo do negócio.

Ajudando você e sua família a crescer e proteger seu futuro

Como um empresário familiar bem-sucedido, você precisa ter uma estratégia para proteger seu patrimônio pessoal e estruturá-lo para crescer. Esse é um assunto particularmente delicado, devido à crescente complexidade dos regimes fiscais.

É importante contar com uma assessoria que conheça não apenas as regras, mas que também saiba como elas se aplicam ao seu caso.

Soluções práticas

Nossa rede global de profissionais inclui advogados, especialistas em tributos, pensões, finanças corporativas e investimentos, todos preparados para atender às necessidades da sua empresa. Atuamos em diversos países, o que nos permite oferecer respostas rápidas e eficientes. Você não precisa ter um conhecimento detalhado da legislação tributária internacional, de finanças ou dos complexos riscos regulatórios, nós cuidamos disso.

Conheça alguns dos serviços que prestamos para nossos clientes de empresas familiares:

  • Planejamento tributário eficaz. Podemos ajudá-lo no avaliação de estrutura tributária mais vantajosa para realização de seus investimentos, inclusive com observância dos tratados internacionais.
  • Planejamento de sucessão e testamento. Orientamos as famílias em questões de transferência de patrimônio, analisando cuidadosamente o regime fiscal envolvido e conduzindo o processo de forma a encontrar a melhor maneira de lidar com taxas e impostos.
  • Escritórios de família (family offices). Fornecemos uma completa gama de serviços para seus escritórios, onde quer que estejam, incluindo avaliação, finanças corporativas, asseguração de riscos, estruturação e gestão de investimentos e, claro, serviços tributários e jurídicos.
  • Gestão de riscos. Apoiamos nossos clientes no gerenciamento dos riscos de seus investimentos, oferecendo auditoria sobre a administração de seus ativos e gerenciando os riscos fiscais e regulatórios associados à atuação em diferentes jurisdições.

 

Visão geral de um escritório familiar:

Ver infográfico

Melhores práticas para empresas familiares

Governança atualmente é uma preocupação de todos. Seu significado, porém, varia de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada organização.

No caso das empresas familiares, por exemplo, a combinação singular – e muitas vezes instável – de envolvimento pessoal e aspectos de propriedade pode gerar ambiente emocionalmente carregado e dificultar o processo de tomada de decisão.

Além desse aspecto, quando os fundadores começam a ficar mais velhos, questões relativas à sucessão e conflitos de poder podem criar problemas sérios.

 

Segurança na estrutura

Muitas empresas familiares descobriram que a antecipação e a preparação podem ser vitais quando chega a hora de discutir questões delicadas, como participação no negócio, direitos e responsabilidades, competência dos gestores que são membros da família e aprovação de uma estratégia que atenda aos interesses tanto da empresa como da família.

Na PwC, abordamos a governança da empresa familiar com base em uma perspectiva holística. Podemos ajudar a melhorar sua governança e assim preservar a harmonia familiar, criando condições para o sucesso comercial que você almeja.


Tudo começa com uma clara visão e com estratégias de comunicação bem definidas

Como qualquer negócio, uma empresa familiar deve ser erguida com base num consenso em relação a algumas questões fundamentais: qual é a nossa visão – e a nossa missão? Qual estratégia devemos seguir para alcançar nossos objetivos? De que estruturas e pessoas precisamos para ter sucesso? Como lidamos com ações, herança e parentes por afinidade?

Sabemos que a boa governança familiar e empresarial anda de mãos dadas com benefícios sustentáveis. Os profissionais da PwC estão preparados para ajudá-lo a alcançar esses benefícios, fortalecendo ao mesmo tempo sua organização.

Na medida em que sua família e os seus negócios se expandiram ao longo dos anos e a dinâmica familiar também é afetada, entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a atingir suas metas de governança e desempenho.


Estudos de caso

Criação de um conselho consultivo de família
 

O desafio do cliente

O fundador queria transferir a propriedade do negócio para seus filhos e dar a eles mais poder, mas estava preocupado com a possibilidade de perder o controle da empresa. Seu desejo era que o negócio fosse tocado por seus filhos, mas ele pretendia manter-se envolvido no nível estratégico e preservar o poder de veto, para agir em caso de conflito entre os filhos.

Nossa resposta

Ajudamos o cliente a criar conselhos de família, no qual o fundador e seus filhos pudessem discutir e chegar a um acordo sobre questões de negócios nos aspectos estratégicos. Embora o fundador tenha permitido que seus filhos passassem a tomar decisões sobre os negócios, ele manteve o poder de veto enquanto vivesse, mas somente em situações muito graves.

 

Formalizando relações de negócio entre os membros da família

O desafio do cliente

Quando o fundador faleceu anos atrás, alguns membros da família decidiram deixar a empresa devido a conflitos em torno da visão do negócio. A situação chegou a tal ponto que algumas pessoas acabaram recorrendo aos tribunais. Não havia nenhum mecanismo para administrar essas situações. Os membros da família não se entendiam sobre os seguintes aspectos:

  • se seria permitido vender a empresa para uma pessoa de fora da família;
  • o método que deveria ser usado para avaliar as ações de quem resolvesse sair da empresa;
  • quando e como o processo de saída deveria acontecer.

Nossa resposta

Foram realizados vários workshops com a família para ajudar a formular uma visão comum para o negócio. Em seguida, apoiamos a criação de protocolos que formalizaram as relações de negócios entre os membros da família. Esses protocolos também abordaram a questão de saída de familiares, tratando inclusive de:

  • processo e calendário de saída;
  • quais membros da família seriam elegíveis para compra de ações;
  • a escolha do método de avaliação mais adequado;
  • a obrigação da empresa de comprar ações.

 

Formalizando relações de negócio entre os membros da família

O desafio do cliente

Uma empresa familiar conduzida atualmente pela segunda e terceira gerações viu aumentar o número de membros da família que desejavam trabalhar no negócio. Não havia um sistema de regras e recrutamento para isso, o que resultou na contratação de todos eles, independentemente da qualificação.

Nossa resposta

Ajudamos o cliente a desenvolver uma "política de emprego da família", que especifica os critérios e o processo para participar dos negócios da família. A política também abordou o processo de pedidos de emprego de familiares, coaching, mentoring, treinamento e avaliação.

 

Conselho na holding de uma empresa familiar diversificada

O desafio do cliente

Quando o fundador faleceu há vários anos, cada membro da segunda geração da família era responsável por gerir uma unidade de negócio, e eles começaram a trata-las como seus próprios negócios e a impedir que outros acionistas da família interferissem nas decisões. Não havia prestação de contas sobre resultados. Além disso, os membros da família que administravam essas unidades acabaram envolvendo os próprios filhos no negócio.

Nossa resposta

Ajudamos o cliente a formar um conselho para a holding com a função de supervisionar as unidades de negócios e avaliar como a gestão dessas unidades servia aos interesses de longo prazo de todos os acionistas. Também foi criado um sistema para a eleição dos membros do conselho, com critérios de seleção profissionais e eficientes de pessoas da família e de fora dela. Criou-se ainda um conjunto de regras de governança, como a que exigia que os filhos de gestores de uma unidade de negócio fossem trabalhar em outras unidades para não se reportar diretamente ao próprio pai

Possivelmente a decisão mais importante que você vai tomar. E também a mais difícil

Para uma empresa familiar, a transferência da gestão é uma decisão difícil. Talvez nenhum desafio tenha um potencial tão grande de exacerbar as tensões ou, ao contrário, destacar as vantagens de se lidar com uma organização familiar.

Como se o negócio em si, o lado emocional, as questões jurídicas e técnicas envolvidas não fossem suficientes, há ainda mais um fator para se preocupar: apenas cerca de 30% das empresas familiares sobrevivem até a segunda geração.

A saúde e a longevidade de uma empresa familiar depende de planejamento e transição cuidadosos. E também de saber comunicar bem os resultados desse planejamento para os públicos certos no momento adequado. Ao agir dessa forma, você aumentará a probabilidade de sua empresa ir muito além da mudança de liderança e gerar valor duradouro para a sua família..

 

Como transformar a mudança de geração em sucesso

Na PwC, temos uma equipe experiente e dedicada a ajudar os donos de empresas familiares a desenvolver e executar cada etapa do seu plano de sucessão, de modo que todo o processo corra da forma mais eficiente possível.

  • Venha pensar conosco. Ao imaginar a transição do negócio, quais são suas metas mais importantes em termos comerciais e pessoais? Quais são os valores que direcionam o seu negócio? Para responder a essas questões, começamos selecionando as pessoas certas para discutir o assunto com você e analisar os desafios que precisam ser enfrentados ao longo do caminho.
  • Estratégia de sucessão. Usamos as respostas dadas às perguntas anteriores para formular um plano de sucessão claro, o que inclui a hora certa de agir, as participações futuras no controle e na gestão e questões de capital.
  • Venda do negócio. Se a venda é a melhor opção, trabalharemos com você para obter o melhor preço para a sua empresa, identificando o comprador certo e respeitando a sua confidencialidade.
  • Estruturação fiscal eficiente. Independentemente do tipo de transição que você escolher, podemos ajudá-lo a alcançar uma solução ideal em termos comerciais e fiscais, para transferir a propriedade de seu negócio no momento certo.

O planejamento da sucessão é uma área em que o seu poder de influência tende a diminuir com o tempo. As decisões que você tomar afetarão o futuro de seu negócio, os clientes, os funcionários e, mais importante, você e sua família. Por isso, é recomendável elaborar um plano o mais cedo possível.

 

10 fatores para considerar uma transferência do negócio

Ver publicação

 


Estudos de caso

Transferindo os negócios da família para quatro filhos
 

O desafio do cliente

O fundador da empresa não tinha sucessores em sua família suficientemente qualificados. No entanto, ele queria que o negócio prosperasse a longo prazo, garantisse ganhos para a família e preservasse, mesmo após a sua morte, o espírito que ele próprio imprimira na empresa. Por isso, decidiu que a venda para pessoas de fora da família não era uma alternativa.

Nossa resposta

Apresentamos várias opções para o fundador. Ele escolheu transferir a empresa para um fundo familiar. Embora a família tenha perdido a propriedade da empresa para o fundo, criamos dispositivos especiais nos estatutos, garantindo que seus membros continuassem a participar indefinidamente nos lucros do negócio. Também incorporamos ao estatuto orientações de gestão para preservar o espírito do fundador na empresa.

 

Não há sucessores disponíveis na família

O desafio do cliente

O fundador queria transferir os negócios da família para seus quatro filhos. Ele estava preocupado, no entanto, com o que aconteceria se um ou todos os filhos se quisessem vender sua parte para obter liquidez. O fundador também queria garantir que nenhuma pessoa de fora da família se tornasse acionista do negócio.

Nossa resposta

Apresentamos várias opções para o fundador. Ele escolheu transferir a empresa para um fundo familiar. Criamos dispositivos especiais nos estatutos da empresa visando garantir que os membros da família continuassem a participar indefinidamente nos lucros do negócio, muito embora o controle da empresa tenha sido transferido para o fundo. Também incorporamos ao estatuto orientações de gestão para preservar o espírito do fundador na empresa.

 

A venda para terceiros - Plano B

O desafio do cliente

O fundador de uma empresa familiar alemã era o único acionista e diretor. Ele morreu em um acidente sem deixar qualquer plano de sucessão. A transferência da propriedade resultaria num elevado imposto sobre herança e levaria a um processo de sucessão patrimonial e de gestão que não era desejado por nenhuma das partes interessadas. A família precisava encontrar uma forma de reduzir ou evitar o altíssimo imposto sobre herança e achar um meio de conduzir a sucessão na direção certa.

Nossa resposta

Apresentamos várias opções para os membros da família com as consequências fiscais de cada uma delas. No fim, a viúva decidiu renunciar do seu direito de sucessão, abrindo caminho para que seus filhos pudessem assumir como herdeiros, e recebeu uma indenização. A estratégia permitiu reduzir a carga tributária incidente sobre a herança.

Nesse trabalho, desenvolvemos o plano, implementamos toda a estrutura da transação, elaboramos os documentos necessários, avaliamos o espólio do fundador e preparamos a declaração do imposto sobre herança.

 

Morte inesperada do fundador, sem plano de sucessão

O desafio do cliente

O fundador não queria transferir o negócio para os membros da família, porque não via nenhum membro qualificado para administrá-la. Ele decidiu que sua única opção era vender o negócio para terceiros.

Nossa resposta

Ajudamos o fundador em diversas atividades relacionadas à transação, incluindo a preparação dos documentos necessários, a organização dos dados financeiros e a realização de due diligences. Depois, ajudamos a avaliar as várias ofertas de compra, a escolher a melhor opção e a otimizar a estrutura de impostos antes do fechamento do negócio. Também redigimos o contrato de compra e apoiamos o fundador em suas negociações com o comprador.

O ingrediente secreto para o seu sucesso

Num negócio de família, mais do que em qualquer outro, os valores são o elemento de conexão, a razão do sucesso, do comprometimento e da longevidade. Eles transmitem um legado e com isso trazem energia para a empresa, ajudando a assegurar coesão, resolver conflitos e fortalecer as operações.

Mas os valores de uma empresa familiar frequentemente fazem mais do que apenas beneficiar a família. Muitas das mais bem-sucedidas empresas familiares atualmente utilizam o poder de seus valores para beneficiar as comunidades em que atuam, desenvolver projetos e criar entidades filantrópicas.

Para obter um impacto real e tangível, no entanto, iniciativas inspiradas nos valores devem ser planejadas e executadas com precisão. Nesse ponto, a PwC pode ser de grande utilidade para o seu negócio.
 

Valores em ação: o jeito PwC

Se você quer ter uma visão real de como os valores dão ao seu negócio uma vantagem competitiva, além de ampliar seu impacto positivo, conte conosco.

Nossos consultores têm qualificação, experiência e recursos para ajudar você a analisar os valores de sua empresa familiar e identificar oportunidades para disseminá-los por toda a sua organização e fora dela.

Podemos apoiá-lo em diversos desafios:

  • Alinhamento de valores familiares. Podemos avaliar e ajudar a fortalecer o alinhamento entre os valores da família, dos proprietários e do negócio para assegurar a manutenção de laços familiares saudáveis, o desempenho organizacional sustentável e a preparação da próxima geração.
  • Empreendedorismo social. Ajudamos a desenvolver estratégias, modelos de negócios e dinâmicas voltados para o empreendedorismo social.
  • Filantropia. Prestamos assessoria, tanto no nível individual como às famílias para que atinjam seus objetivos filantrópicos.

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a entender os seus valores e a gerar benefícios em todas as áreas que são importantes para você.


Estudos de caso

Investir fortuna da família criando um impacto positivo
 

O desafio do cliente

O negócio da família tinha crescido a tal ponto que era necessário fazer uma mudança significativa para continuar a competir eficazmente no mercado global. Depois de muito procurar a melhor solução, a família chegou à difícil decisão de vender a empresa para uma grande multinacional.

O negócio era o maior empregador da região onde a empresa havia sido fundada há duas gerações. A família, assumindo isso como uma responsabilidade, quis usar parte dos recursos da venda para gerar um impacto social positivo no lugar. Ao mesmo tempo, ela queria que fossem adotados princípios exclusivamente empresariais na criação de uma organização beneficente.

Nossa resposta

Ajudamos a família a compreender melhor qual iniciativa social desejava realizar e como ela se relacionava com os valores familiares. Em seguida, avaliamos as oportunidades para investimento, fazendo inclusive uma revisão dos modelos de negócio das opções selecionadas.

No final deste processo, a família foi capaz de decidir com segurança qual opção queria seguir. Em seguida, ajudamos a iniciar empreendimento social, que se tornou operacional rapidamente.

 

Tornando envolvimento da família com filantropia em sucesso

O desafio do cliente

Alguns membros de uma família, tanto os mais velhos como os da geração posterior, tinham interesse, a nível individual, em filantropia. Apesar do envolvimento deles com esse tipo de iniciativa refletir, até certo ponto, os valores da empresa familiar, não havia princípios comuns para norteá-los.

O conselho de família reconheceu a importância desse tipo de iniciativa. Ele estava bem consciente de como a filantropia poderia fortalecer os laços entre os membros da família, contribuindo para construir uma cultura familiar mais coesa. Por isso, decidiu criar uma abordagem mais estruturada para os esforços filantrópicos da família.

Nossa resposta

Trabalhamos com o conselho de família para estabelecer um senso comum em torno de seus objetivos filantrópicos, e ajudamos a identificar quais tipos de investimentos seriam viáveis, considerando os valores familiares. Em seguida, analisamos os projetos filantrópicos dos membros da família e os incorporamos a um quadro mais amplo. 

Também indicamos quais seriam as estruturas mais adequadas para permitir um controle eficaz dos investimentos filantrópicos e ajudamos a implementar um mecanismo simples para avaliar o impacto do investimento regularmente.

 

Gerenciando a mudança cultural após uma fusão

O desafio do cliente

O conselho temia que a integração pós-fusão com outra empresa familiar pudesse ser prejudicada por conflitos decorrentes da divergências das duas culturas, a maior parte delas relacionadas aos valores específicos de cada empresa. Havia também o receio por parte dos gestores de comprometer seus respectivos patrimônios culturais. 

O conselho sentiu que precisava criar clareza em torno de valores compartilhados, incorporá-los no dia a dia e, assim, desenvolver uma cultura que preservasse o melhor das duas empresas familiares.

Nossa resposta

Analisamos as duas culturas e avaliamos como elas se aproximavam da cultura compartilhada desejada. Em seguida, determinamos as medidas necessárias para promover os valores da família, dos proprietários e dos negócios. Finalmente, foi implementado mecanismo para monitorar o alinhamento desses valores com a cultura desejada.

Esta abordagem mais estratégica permitiu que o conselho interviesse de forma mais clínica do que cirúrgica nas áreas problemáticas, evitando um trauma maior. Em vez disso, esses mecanismos tornaram-se cada vez mais integrados nas operações da nova empresa. E lentamente, mas de maneira segura, foi possível criar uma cultura compartilhada forte.

Estudos

Contatos

Carlos Mendonça
Sócio e líder em Empresas Familiares
Tel: +55 11 3674-3850
Email

Mary Nicoliello
Diretora especialista em Empresas Familiares
Tel: +55 11 3674-3907
Email

Siga-nos