Varejo e consumo

 

Momento de desafios e oportunidades

As empresas de varejo e de bens de consumo têm buscado eliminar ineficiências em suas cadeias logísticas a fim de reduzir custos e, sobretudo, de direcionar o foco de suas atividades para a satisfação do consumidor final. O setor, principalmente no Brasil, se consolida e vê ampliar a sua base de consumidores, mas o momento pede atenção às movimentações globais.

Nesse cenário, nossa missão é ajudar os clientes a extrair valor de suas operações nacionais e/ou multinacionais, desenvolver uma vantagem competitiva em toda a cadeia produtiva e de consumo e assegurar que as expectativas dos principais stakeholders envolvidos sejam reconhecidas e atendidas.

Nós, da PwC, trabalhamos em conjunto com você para entender seus desafios e ajudá-lo a reduzir custos, redirecionar suas estratégias, ampliar sua participação no mercado e aumentar os seus resultados. Com a combinação de nossa expertise sobre as particularidades da indústria de varejo e bens de consumo aliada ao conhecimento técnico aprofundado sobre as competências requeridas na gestão dos negócios, a PwC estimula o intercâmbio de ideias e conhecimento entre nossos clientes e nossa equipe de especialistas, formando um só time na busca das melhores soluções.

Ajudando você a lidar com os desafios do setor

Transformação digital e estratégias de Omni-Channel

Análise do novo consumidor, os impactos sobre a indústria de varejo e bens de consumo, e desenvolvimento de modelos de negócios com uma visão de Omni-Channel e/ou DTC.
 

Planejamento e monetização de créditos tributários

Diagnóstico, mapeamento de processos, análise de riscos, identificação de issues e monetização de créditos tributários.
 

Auditoria e controles empresariais

Atividades de auditoria interna, externa e risk management.

Sustentabilidade no varejo e na cadeia de consumo

Diagnóstico e elaboração do plano de gestão de resíduos sólidos e de logística reversa, apoiados na visão do Triple Botton Line (People, Planet, Profit).

 

Fusões, aquisições e movimentos de mercado

Avaliação de empresas, apoio às negociações de fusões e aquisições, construção da visão de futuro, identificação de potenciais investidores/compradores, due diligence, integração e sinergia dos negócios.

 

Eficiência operacional e ganho de produtividade

Diagnóstico e melhoria dos processos, aumento da produtividade de loja, avaliação de portfólio de produtos e estratégias de Go to Market, análise e melhoria na cadeia de valor e supply chain, PMO e estratégia e planejamento de TI.

Gestão de custos e investimentos

Planejamento do orçamento corporativo, melhorias na execução orçamentária, estratégias de pricing e busca de eficiência em processos de controladoria e financeiros.

 

Planejamento, gestão de caixa e resultados

Modelagem financeira, gestão do working capital, gestão de finanças pré e pós IPO, transformação da função financeira e organização de cockpits para a gestão de resultados.

 

Áreas de atuação

Busca por melhores resultados

  • Planos de Negócios;
  • Aumento da rentabilidade;
  • Análise de novos mercados e estratégia de Go to Market;
  • Consolidação: movimentos de Fusões & Aquisições;
  • Responsabilidade social corporativa e Sustentabilidade;
  • People & Change Management;
  • Inovação em processos e produtos;
  • Eficiência de promoções e mídia;
  • Gestão de portfólio de produtos e serviços.

Desafios tecnológicos

  • Como se preparar para a transformação digital: de e-commerce para digital commerce;
  • Como as estratégias de Omni-channel e DTC (Direct to Consumer) podem direcionar os negócios;
  • A TI como um Negócio: estratégia e gestão de Sourcing, Transformation, Enterprise Applications e Information Management.

Gestão de custos

  • Crise financeira e de crédito;
  • Preços de commodities;
  • Redução de custo de embalagem, transporte e energia;
  • Eficiência da cadeia de suprimentos;
  • Gestão de portfólio;
  • Terceirização/repatriamento da produção;
  • Impostos, taxas alfandegárias e preços de transferência.

Riscos, conformidade e controles

  • Gestão de riscos corporativos;
  • IFRS;
  • Conformidade de TI – proteção de dados/segurança;
  • Integridade da cadeia de suprimentos;
  • Capital humano.

Contatos

Ricardo Neves
Sócio e líder de Varejo e Consumo
Tel: +55 11 3674-3577
Email

Patrícia Prado
Gerente
Tel: +55 11 3674-3420
Email

Siga-nos