Estudo de caso digital

PwC ajuda a traçar uma estratégia 5G vencedora para a Hungria

Auckland Transport

 

Projeto de uma rede 5G de ponta para impulsionar o crescimento econômico da Hungria.



O Ministério de Inovação e Tecnologia da Hungria recorreu à PwC para ajudar a definir um roteiro claro de implantação de uma rede sem fio 5G.

 

Cliente: Ministério de Inovação e Tecnologia
Nosso papel: ajudar o Ministério de Inovação e Tecnologia da Hungria a se tornar um dos primeiros a adotar o 5G, fornecendo orientações sobre como estruturar seu mercado para gerar os mais amplos benefícios econômicos e sociais possíveis a partir do 5G.
Indústria: Tecnologia, Mídia e Telecomunicações
Serviços: consultoria para estruturar de mercado de telecomunicações
País: Hungria

 

Cenário

O Ministério de Inovação e Tecnologia da Hungria entendeu que uma das melhores maneiras de fazer a economia do país crescer seria avançar rapidamente na implantação de uma rede sem fio 5G robusta. Essa tecnologia de ponta faria mais do que apoiar as empresas do país. Ela poderia permitir que a Hungria se tornasse um hub global de desenvolvimento de tecnologia móvel 5G. Antes de prosseguir, no entanto, os legisladores precisavam entender não apenas a tecnologia e as estruturas de mercado 5G, mas também o estado da infraestrutura de rede 4G LTE existente na Hungria (incluindo quais partes da infraestrutura sem fio existente precisariam ser substituídas). 

Construir e comercializar uma rede 5G é complexo. Existem questões relacionadas à integração das redes e aparelhos existentes ao 5G, que suporta aplicações industriais mais intensivas e é baseado em software (ao contrário do 4G, que usa hubs de hardware), e isso requer uma segurança cibernética mais robusta. Além dos desafios técnicos, a complexidade do mercado local de telecomunicações suscitou preocupações comerciais em matéria de concorrência e sistemas legados. 

A PwC tem trabalhado com a tecnologia 5G desde o início e está bem posicionada para aconselhar sobre as implicações da implantação de um sistema do ponto de vista tanto tecnológico quanto estratégico. A equipe da PwC ajudou o ministério a analisar essas questões e avaliar os papéis dos membros da Coalizão 5G, um consórcio 5G público-privado estabelecido em 2017.

O primeiro passo foi demonstrar aos funcionários do ministério que a adoção antecipada do 5G poderia funcionar como um catalisador do crescimento econômico da Hungria. A análise da PwC mostrou que uma rede 5G forte poderia agregar um crescimento médio de 4,6% em todos os setores, com impacto especial nos serviços públicos, agricultura e comunicações. 

Os consultores da PwC informaram os líderes do ministério sobre as melhores práticas para negócios de fibra de alta velocidade e banda larga, além de mostrar como os maiores mercados de telecomunicações do mundo (Reino Unido, Alemanha, França, Áustria, Suécia, EUA, Coreia do Sul e China) estão acelerando seus esforços de banda larga móvel. Paralelamente, a PwC identificou potenciais parcerias para o governo que poderiam ajudar a fornecer a expertise tecnológica e de negócios necessária para desenvolver a rede 5G da Hungria. Isso incluiu uma análise aprofundada da infraestrutura húngara atual, com a elaboração de um inventário das redes de comunicações existentes e planejadas e um estudo comparativo de possíveis modelos de financiamento e investimento.

 

O que me dá mais orgulho é que acabamos por conseguir negociar uma estratégia que trouxe benefícios para todos os stakeholders.”

Miklós Zarand Diretor, PwC Hungria

Nossa assessoria

A equipe da PwC entrevistou todos os membros da Coalizão 5G da Hungria, reguladores e formuladores de políticas na área de telecomunicações para ajudar a desenvolver uma estratégia coesa com o máximo de adesão. 

O resultado foi a elaboração de um plano detalhado para implantar a próxima geração de infraestrutura de comunicações da Hungria até 2025. O plano contém um conjunto de ações com funções e responsabilidades claramente delineadas para os stakeholders que permitiram à Hungria se antecipar ao cumprimento das especificações regulatórias da União Europeia para o 5G. 

Entre as ações propostas:

  • Promover e coordenar uma abordagem comum entre os membros da Coalizão 5G.
  • Elaborar um conjunto de iniciativas para acelerar a implantação da rede 5G e garantir sua qualidade.

  • Definir ações e indicadores para medir o sucesso da implementação da estratégia.

  • Identificar oportunidades para as empresas húngaras agregarem mais valor aos diversos tipos de uso que o 5G deve facilitar, incluindo Internet de Coisas, veículos autônomos e robótica.

  • Estabelecer uma metodologia para avaliar o sucesso do plano geral.

 

Impacto e potencial

A PwC ajudou a formalizar o planejamento 5G do ministério e fornecer um framework útil para a construção e o lançamento de uma rede robusta de telecomunicações de última geração. Em vez de permitir uma implementação desordenada, que poderia negligenciar as áreas rurais menos lucrativas e tornar o serviço mais caro para as pessoas comuns, o ministério agora tem em mãos um roteiro sistemático que beneficiará empresas, consumidores e o governo, além de ajudar a nação a avançar em suas aspirações globais de serviços 5G. 

O lançamento dessa tecnologia de comunicação revolucionária provavelmente trará desafios inesperados, mas, graças ao roteiro, os atores-chave do segmento de telecomunicações do país e o governo agora têm uma direção comum a seguir, o que também dará confiança aos cidadãos.

 

Siga a PwC Brasil nas redes sociais