Cases de sucesso

Como a PwC Brasil ajudou o Hospital das Clínicas a aprimorar o atendimento, o ensino e a pesquisa por meio da inovação

Cliente: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Nosso papel: Innovation advice and project management

Indústria: Healthcare

Serviços: Mapeamento do propósito de inovação do HC e estruturação do núcleo de inovação determinando modelo operacional, comercial e de mercado

País: Brasil

Cenário/Desafio do Cliente

Inaugurado em­1944, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC) é um centro de excelência em ensino, pesquisa e assistência no setor de saúde no Brasil. Em 2017, sentiu a necessidade de se reinventar, otimizar seus processos e melhorar o atendimento ao público final por meio de investimento em inovação.

O que propusemos / Abordagem PwC

O projeto foi realizado em 2 fases. Na primeira, ouvimos os principais stakeholders, incluindo o corpo docente do HC, para mapear os gaps de inovação e levantar sugestões de como catalisar e fomentar ideias inovadoras para aprimorar a assistência, o ensino e a pesquisa, conectando pessoas e instituições públicas e privadas.

Com essas informações realizamos um diagnóstico sobre os pontos que poderiam ser modernizados na instituição, conforme os seguintes propósitos:

  • Incubar de ideias relacionadas a melhorias para os pacientes
  • Estimular o empreendedorismo e a inovação
  • Gerar produtos e serviços inovadores

Considerando essas diretrizes, definimos processos, métricas, governança e estrutura organizacional para a inovação, inclusive sugerindo as características dos executivos e analistas que deveriam compor o núcleo de inovação.

Na segunda, transformamos o núcleo de inovação da instituição com os objetivos de priorizar, selecionar e desenvolver os projetos de inovação mais relevantes à instituição e seus propósitos perante a sociedade. Essa transformação considerou o ecossistema em que o HC está inserido e discutiu assuntos como priorização do portfólio de projetos, formas de financiamento e cultura.

Impacto de nossas ações

Na parte administrativa os resultados positivos foram rápidos, como a digitalização da gestão logística de medicamentos e materiais. Isso permitirá a realocação de 150 colaboradores para o atendimento.

Além disso, foram mapeadas 200 linhas de pesquisas acadêmicas de destaque em andamento no complexo do Hospital das Clínicas. Até o momento, quatro delas caminham para formação de startups que darão continuidade aos projetos. A ideia é que ainda em 2018 sejam anunciados ao mercado serviços inovadores na área de saúde, sempre mantendo o “DNA do HC”.

Já é possível observar algumas melhorias também no atendimento, como a implementação de totens de reconhecimento facial para facilitar o acesso dos acompanhantes dos pacientes.

Declarações

“A criação de um ecossistema de inovação, além de servir ao setor de healthcare em todo o Brasil, trará sustentabilidade e eficiência para a operação da instituição, uma vez que será um hub de novos investimentos em inovação dentro do HC”

Marco Bego, diretor de Inovação, Logística e Engenharia do HC

“A parceria entre a PwC e o HC para o desenho e a implementação do núcleo de inovação, com a definição de áreas e metas estratégicas, também foi fundamental para garantir a compreensão do contexto político da instituição e convencer seu corpo de funcionários a embarcar nessa implementação”

Eliane Kihara, sócia da PwC Brasil e líder do setor de Saúde

“O modelo de inovação determina quais serão as inovações geradas e priorizadas, permitindo a entrega de seus propósitos estratégicos. No HC, esse modelo foi materializado considerando as visões dos principais executivos da instituição e habilitou a priorização daqueles projetos que traziam maior valor para o ecossistema de saúde em que o complexo hospitalar se insere”

David MorrellSócio da PwC Brasil

Contatos

David Morrell

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2812

Siga-nos