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Confira a 16ª Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros, recorte da 23ª Pesquisa Anual Global de CEOs
Em apenas dois anos, a visão dos CEOs sobre as perspectivas da economia global mudou radicalmente. Em 2018, nossa Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros (um extrato da Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC) revelou um nível recorde de otimismo em relação ao crescimento econômico do planeta. Este ano, o cenário é exatamente o oposto, pessimismo recorde.
Confira os principais resultadosPerspectivas de crescimento dos CEOs em 2020
A 23ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, realizada com 1.581 líderes executivos em 83 territórios (no Brasil, foram 64 participantes) investiga as origens e as manifestações dessa incerteza e o modo como os CEOs estão agindo em relação a elas. Realizada em setembro e outubro de 2019, a pesquisa se concentra em analisar as opiniões dos CEOs sobre os seguintes principais temas
Os conflitos comerciais estrearam em nossa lista global de ameaças no ano passado em quarto lugar e, este ano, alcançaram a segunda colocação como “preocupação extrema” dos líderes executivos. Claramente, o grande impasse global é a disputa entre EUA e China. Entre resposta, os CEOs da China estão mudando vigorosamente sua estratégia de crescimento (58%) e, cada vez mais, sua produção (63%) para territórios alternativos.
O Brasil se beneficiou pouco dessa tendência de diversificação de mercados e foi ultrapassado por Austrália, Japão e França no ranking dos territórios mais importantes para expansão dos negócios na visão dos CEOs globais. Dois anos atrás, os chineses consideravam os EUA seu mercado mais importante para crescimento – quase 60% o listavam como um dos seus três principais destinos de crescimento. Esse percentual caiu para 11%, enquanto a atratividade da Austrália aumentou cinco vezes.
Em menor medida, os chineses também revelaram este ano mais interesse pelos mercados da França (13% para 21%) e do Brasil (8% para 11%), enquanto os EUA pretendem ampliar seus negócios no Japão (6% para 17%).