Quatro crises globais urgentes e suas soluções estratégicas
Um padrão surpreendente se revela nas crises que o mundo enfrenta. Temos dez anos para encontrar respostas e implementá-las. Não podemos usar a lógica do século 20 para enfrentar esses desafios. Essa lógica levou a avanços constantes nos padrões de vida em todo o mundo, mas também deu origem a tais crises e falhou ao lidar com elas. Precisamos de abordagens sistematicamente diferentes para criar um futuro melhor, aproveitando a criatividade e o poder dos mercados, mas situando-os em um novo contexto.
O livro da PwC Ten Years to Midnight: Four urgent global crises and their strategic solutions (em tradução livre, Dez anos para a meia-noite: quatro crises globais urgentes e suas soluções estratégicas), escrito por Blair Sheppard e sua equipe, examina as causas profundas dessas crises e sugere algumas soluções estratégicas que poderiam começar a corrigi-las.
“Segundo Sheppard, nosso sucesso na solução das crises globais urgentes se resumirá a uma liderança que integre orientações aparentemente opostas, como tradição e inovação. É responsabilidade das universidades nutrir esses líderes. Eu aceito esse desafio.”
“Perturbadoramente real e com uma esperança convincente. Sheppard mostra como os humanos nos trouxeram ao limite e como a humanidade pode encontrar soluções. Incentivo as pessoas a lerem com humildade e coragem para agir.”
“Uma economia global interconectada tirou um número recorde de pessoas da pobreza, mas também desencadeou uma onda de forças perturbadoras – dentro dos países e entre eles – que ameaça a sustentabilidade do sistema atual. Sheppard descreve os problemas de modo convincente e apresenta um marco de possíveis soluções que as pessoas mais beneficiadas em todo o mundo nos últimos setenta anos deveriam adotar.”
“Um senso de urgência, mas também de oportunidade, é o ponto principal desse livro profundo de Blair Sheppard. Ele combina conhecimento aprofundado de assuntos globais, pensamento estratégico e experiência na assessoria a líderes de todo o mundo para buscar soluções para os mais diversos setores e problemas. Vivemos tempos incertos e, se não conseguirmos resolver as crises que enfrentamos antes da meia-noite – 2030 – seremos deixados no escuro. Comecemos então: não há mais desculpas para esperar depois de ler este livro.”
“Um relato impressionante, baseado na experiência real de liderança do autor em todo o mundo, na visão dos desafios aparentemente insuperáveis que todos enfrentamos e, por fim, no otimismo sobre o caminho a ser seguido.”
Os problemas mais graves do mundo, que a PwC resumiu no ADAPT (veja o modelo ADAPT, da PwC), desencadearam quatro crises amplas que, se não abordadas, causarão danos irreparáveis nos próximos dez anos: uma crise de prosperidade, uma crise de tecnologia, uma crise de legitimidade institucional e uma crise de liderança. Perigosamente entrelaçadas, essas quatro crises nos forçaram a repensar e reconfigurar o futuro. Elas também foram aceleradas pela pandemia de Covid-19.
Temos dez anos para fazer mudanças sistêmicas fundamentais e em larga escala. Não podemos usar a lógica do século 20 para enfrentar esses desafios. Afinal, foi essa lógica que levou à crise. O livro apresenta um caminho alternativo, que se baseia em nossas melhores ideias e propõe uma forma de modificar nossas abordagens para nos adaptarmos ao contexto, aos desafios e às oportunidades que o mundo enfrenta hoje. A antiga lógica precisa ser substituída por uma nova maneira de pensar sobre o significado do sucesso e sobre como alcançá-lo.
Impulsionar mudanças nessa escala no mundo de hoje exigirá uma liderança adequada à tarefa. Precisamos de um novo modelo. Os líderes precisam de competências e sensibilidades que parecem contraditórias: para citar apenas algumas delas, sofisticação tecnológica, mas também consciência profunda dos sistemas humanos e da psicologia; coragem heroica, mas humildade suficiente para ouvir e mudar de rumo, se necessário; e conhecimento profundo dos elementos essenciais das coisas que estamos tentando mudar, mas capacidade de inovação elevada (veja “Os seis paradoxos da liderança”, da PwC). A tarefa fundamental dos líderes de nações, instituições e empresas é promover esse tipo de liderança para que o mundo possa enfrentar as crises que ameaçam a todos nós.
Embora o livro tenha sido escrito antes da Covid-19, a pandemia acelerou praticamente todas as tendências discutidas. O momento atual lembra a todos que há muito pouco tempo para repensar e agir antes que o mundo se torne um lugar muito pior. O livro, no entanto, é otimista. Seus autores acreditam que a humanidade conseguirá enfrentar o desafio e, em menos de 200 páginas, apresentam um modelo para compreender o estado atual do mundo e uma maneira de conceber a criação de um futuro que sirva a todos. Eles nos exortam a começar a trabalhar agora.
Líder global de Estratégia e Liderança do Network PwC
Blair Sheppard entrou para a PwC em 2012 como líder global de Estratégia e Liderança. Blair lidera a equipe responsável por formular a estratégia global da PwC em 158 países e por desenvolver a atual e a próxima geração de líderes da firma. Ele também é professor emérito e decano emérito da Fuqua School of Business da Duke University.
Blair assessorou mais de 100 empresas e governos nas áreas de liderança, estratégia corporativa, relações e design organizacional, tendo publicado mais de 50 livros e artigos. Seus artigos mais recentes – “Uma crise de legitimidade” e “Adaptação a um novo mundo”, publicados na revista strategy+business – se concentram nos desafios globais mais sérios que o mundo enfrenta atualmente, incluindo os do ambiente pós-Covid-19.
Conecte-se nas redes sociais