Um passo à frente

Conectando a juventude de hoje ao futuro digital

Crie economias e sociedades mais inclusivas, ajudando os jovens a superar o fosso o digital

A PwC e o Unicef, em apoio à Generation Unlimited, acreditam que garantir o acesso digital de milhões de jovens pode ser um fator de impulso a economias novas e mais resilientes.

Com a migração de atividades e serviços essenciais para o ambiente on-line por causa da pandemia, inclusive educação, empregos e treinamento, os desafios para a juventude global de se conectar ou permanecer conectada só aumentaram. De acordo com o Unicef, um terço dos estudantes em todo o mundo – cerca de 463 milhões – não tinha acesso a aprendizado remoto quando a pandemia da Covid-19 começou.

Essa crise representa uma oportunidade poderosa e rara. Durante o processo de reconstrução e retomada, a comunidade global pode reduzir o fosso digital de uma forma que apoie a prosperidade sustentável, reduza as disparidades, gere valor social e promova o progresso social, guiada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

loading-player

Playback of this video is not currently available

1:37

Cruzando o fosso digital

Quatro pedras angulares permitem que os jovens superem o fosso digital e adquiram as habilidades necessárias para prosperar em um mundo digital.

Conectividade: responder ao desafio de acessar serviços confiáveis de energia e internet, dispositivos físicos e plataformas.

Acesso: ferramentas não tecnológicas são tão importantes quanto as tecnológicas. Os jovens precisam ter suas necessidades básicas de saúde, alimentação e segurança atendidas para poder usar as ferramentas digitais. Nos grupos mais marginalizados, incluindo mulheres jovens e meninas, esses elementos são essenciais. 

Alfabetização digital: ter acesso à educação sobre como usar ferramentas digitais de forma segura e produtiva é fundamental. Essa informação deve incluir recursos educacionais em idiomas nativos, consciência dos perigos on-line e competências básicas de alfabetização.

Competências para o trabalho: quando os jovens adquirem competências básicas, o acesso a educação avançada, treinamento, plataformas e oportunidades permite que progridam e tirem o máximo proveito de suas habilidades digitais.

Temos uma oportunidade única de superar o fosso digital em uma geração e tornar o acesso à internet uma realidade para todas as crianças e jovens, em todas as escolas e comunidades.”

Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef
Unicef PwC report

Repensando os papéis dos stakeholders

Reduzir a exclusão digital dos jovens é uma tarefa muito grande e complexa para que cada grupo de stakeholders a enfrente sozinho. Eles devem se unir de novas maneiras para compartilhar conhecimento, construir experiência e cocriar soluções de formas inovadoras, baseadas em dados, escaláveis, inclusivas e localmente relevantes.

As instituições globais fornecem conhecimentos técnicos e especializados, estrutura e modelos para compreender a natureza global do problema e as práticas recomendadas.

Os governos, com seus dados e políticas, são fundamentais para assegurar que os jovens sejam capazes de receber apoio em relação a todas as quatro pedras angulares e para ajudar a melhorar os resultados deles de forma inclusiva e sustentável, alinhada com os objetivos sociais mais amplos e o crescimento econômico.

As corporações e o capital privado têm uma abordagem para solução de problemas, alocação de recursos e resultados baseados em valores que pode levar a uma perspectiva moderna, inovadora, escalável e com senso de urgência. A grande variedade de agentes nesse meio pode ajudar a promover, criar e implementar inovações revolucionárias em escala, a fim de apoiar objetivos políticos mais amplos.

As comunidades, incluindo escolas, ONGs locais, organizações religiosas, instituições de pesquisa e outros organismos de serviço comunitário, trazem experiência local e uma compreensão das necessidades locais para desenvolver políticas e soluções que sejam localmente relevantes, reproduzíveis e culturalmente adequadas.

Jovens e organizações de assistência a jovens dentro das comunidades desempenham um papel único de promover, informar, conceber, implementar, testar e avaliar soluções ou protótipos para jovens que estão em desvantagem digital nas comunidades locais.

Com o apoio certo, jovens com conhecimentos de tecnologia e capacitados digitalmente estão em uma posição privilegiada para promover a inovação.

Em março de 2020, a PwC lançou uma colaboração global estratégica de três anos com o Unicef, em apoio à Generation Unlimited (GenU), cujo objetivo é ajudar milhões de jovens em todo o mundo. O foco dessa colaboração é reunir os stakeholders públicos, privados e da sociedade civil para desenvolver programas e inovações que apoiem os jovens em sua jornada para um futuro produtivo, uma cidadania engajada, além de conduzir pesquisas sobre o desafio global de competências. Além disso, a PwC e o Unicef, em apoio à GenU, estão colaborando na Índia e na África do Sul para desenvolver, expandir e financiar programas de educação e capacitação para jovens.

Saiba mais

Contatos

Marcos Panassol

Marcos Panassol

Sócio e líder de Digital Upskilling , PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Leandro Ardito

Leandro Ardito

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos