Women in Work Index 2020

As oportunidades e os desafios da revolução tecnológica

O tema do relatório Women in Work Index deste ano se concentra nas oportunidades e nos desafios que a tecnologia apresenta às mulheres no local de trabalho. O estudo mostra que melhorar a participação feminina no trabalho em todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) poderia aumentar o PIB do grupo em US$ 6 trilhões. Diminuir a disparidade salarial entre os sexos poderia aumentar os ganhos femininos na OCDE em US$ 2 trilhões.

O relatório aponta também que já foram tomadas medidas para promover a igualdade de gênero, mas o progresso é lento. Em relação ao impacto da tecnologia no emprego feminino na OCDE, espera-se que as mulheres percam menos empregos para a tecnologia do que os homens, mas os ganhos com a criação de empregos provavelmente serão maiores para homens do que para mulheres.

Nunca tantas mulheres escolheram o setor de tecnologia como opção de carreira. No entanto, elas permanecem muito mal representadas nessa indústria e enfrentam uma série de desafios para ingressar e permanecer nela.

Siga-nos