Skip to content Skip to footer
Search
br

Loading Results

Ajudando a proteger e promover meios de vida sustentáveis na Amazônia

A PwC atua para prevenir o desmatamento e preservar alguns dos habitats de maior biodiversidade do mundo

Situação

#itstime

A Amazônia tem um papel vital para diminuir o ritmo do aquecimento global por armazenar dióxido de carbono da atmosfera. À medida que a população humana global cresce, a demanda por alimentos aumenta e as florestas vão sendo destruídas para dar lugar à agricultura e à pastagem.¹ Essa ameaça está aumentando na Amazônia e é preocupante, pois as florestas tropicais amazônicas abrigam grande parte da biodiversidade mundial. 

O Brasil tem a maior área de floresta tropical do mundo. Ela representava 61% da área total em 2010.² De 2018 a 2020, dados mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 47%.³ De acordo com o Banco Mundial, o desmatamento no Brasil representa 29,7% da redução total da área florestal no mundo entre 2015 e 2016.² No estado do Acre, quase 90% das terras são cobertas por florestas, mas estima-se que essa área diminua para cerca de 65% até 2030,⁴ caso as tendências atuais de desmatamento se confirmem.

Evitar o desmatamento ou contribuir para o reflorestamento oferece vários benefícios para a sobrevivência e a prosperidade das pessoas e dos ecossistemas. As florestas tropicais remanescentes, como as do Acre, sequestram dióxido de carbono, protegem um sistema hídrico saudável, apoiam a agricultura de conservação e preservam a biodiversidade local. É preciso, portanto, dar proteção e apoio para reabilitar áreas degradadas ou desmatadas.

Acre farmer Benedito Silva

Benedito pertence a uma das 18 famílias baseadas na área do projeto Acre Amazonian Rainforest Conservation

Imagem: Natural Capital Partners

Experiência

Abordagem da PwC para compensação de carbono #bethesolution

Em 2020, a PwC anunciou seu compromisso mundial baseado na ciência de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030.

Esse compromisso exige que assumamos a responsabilidade por nossas emissões de carbono. Ao apoiar projetos voluntários de alta qualidade voltados para compensação de carbono, podemos ter um impacto imediato e positivo.

Nossa abordagem de mitigação combina projetos de compensação de carbono que reduzem as emissões com outros que evitam e removem as emissões da atmosfera. Essas soluções ajudam a lidar com a questão das mudanças climáticas e outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Acreditamos que, para reduzir a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, precisaremos implantar uma gama completa de soluções. Nosso portfólio atual de compensação de carbono se concentra em grandes mercados e economias em desenvolvimento, onde os projetos geram benefícios significativos, como proteção a ecossistemas críticos, à saúde e aos meios de subsistência em comunidades rurais.

A base de nossa abordagem é um conjunto de critérios de qualidade rígidos, incluindo a garantia de que nossas compensações sejam verificadas por um terceiro independente, de acordo com um padrão ou protocolo estabelecido.

O Acre Amazonian Rainforest Conservation é apenas um dos projetos de compensação de carbono que a PwC apoia. Ao trabalhar com as comunidades locais e capacitar os agricultores, o projeto contribui para prevenir o desmatamento em 105 mil hectares da floresta amazônica.

Playback of this video is not currently available

0:58

Projeto Acre Amazonian Rainforest Conservation, Brasil

Vídeo produzido pela Natural Capital Partners

Impacto

#togetherwesolve

O Acre tem a terceira menor economia das 27 unidades federativas do Brasil e cerca de 40% da população vive abaixo da linha da pobreza.⁵

Formado por três iniciativas localizadas ao longo dos rios Purus, Juruá e Valparaíso, o projeto tem por objetivo ajudar a desenvolver meios de subsistência sustentáveis para os moradores locais, evitando o desmatamento em 105 mil hectares de floresta tropical.

O foco são terras de propriedade privada. O trabalho é feito com organizações não governamentais (ONGs) para envolver as comunidades, ajudando-as a obter a posse da terra, além de desenvolver alternativas ao desmatamento e fornecer acesso à educação e a clínicas de saúde. 

Até agora, o impacto dos projetos foi:

  • Reduzir aproximadamente 360 mil toneladas em emissões a cada ano, protegendo as florestas.⁶

  • Facilitar visitas médicas a cidades locais e construir quatro clínicas de saúde na área com a ajuda de financiamento de carbono.⁷

  • Ministrar 44 cursos de agricultura para produtores locais visando apoiar a diversificação da produção agrícola e aumentar os rendimentos.⁸

  • Recrutar trabalhadores locais para auxiliar no inventário de carbono florestal e na modelagem de desmatamento regional e uso da terra.

  • Reabilitar margens de rios degradadas que sustentam ecossistemas hídricos e contribuem diretamente para a absorção de nutrientes e o combate à poluição, a gestão de enchentes, o abastecimento de água e a mitigação do impacto das mudanças climáticas.¹⁰

  • Monitorar o desmatamento por barco, drones, satélite e câmeras fotográficas instaladas em meio à vida selvagem para captar a biodiversidade local.¹¹

¹M. Elferink e F. Schierhorn, “Global demand for Food is Rising. Can we meet it?”, Harvard Business Review, abril de 2020.
² World Resources Institute Brasil, 2015. Disponível em http://wribrasil.org.br/en/our-work/forests.
³Silva Junior, C.H.L., Pessôa, A.C.M., Carvalho, N.S. et al. “The Brazilian Amazon deforestation rate in 2020 is the greatest of the decade”. Nature Ecology & Evolution 5, 144–145 (2021). https://doi.org/10.1038/s41559-020-01368-x
⁴Natural Capital Partners, 2020. Acre Amazonian Rainforest Conservation: More information
⁵Natural Capital Partners, 2020. Acre Amazonian Rainforest REDD + Portfolio, Brazil.
⁶Natural Capital Partners, 2020. Acre Amazonian Rainforest REDD + Portfolio, Brazil.
⁷Natural Capital Partners, 2020. Acre Amazonian Rainforest REDD + Portfolio, Brazil. 
⁸Natural Capital Partners, 2018. Impact Report, Acre Amazonian Rainforest REDD + Portfolio, Brasil.
⁹Natural Capital Partners, 2020. Acre Amazonian Rainforest REDD + Portfolio, Brasil.
¹⁰Natural Capital Partners, 2020. Acre Amazonian Rainforest REDD + Portfolio, Brasil.
¹¹Natural Capital Partners, 2020. Acre Amazonian Rainforest REDD + Portfolio, Brasil.

Fotos da Natural Capital Partners

Contatos

Leandro Ardito

Leandro Ardito

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos