Agimos com integridade

Propósito e valores

Construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes

Nossos valores orientam nossas ações e determinam nosso sucesso. São o elemento que nos une, independentemente de origem e cultura. Eles são a base do nosso Código de Conduta, principal referência para as decisões que tomamos no dia a dia:

  • na maneira como fazemos negócios.
  • no relacionamento uns com os outros.
  • em nossas comunidades.
  • na forma como utilizamos as informações.

Quando trabalhamos com nossos clientes e profissionais para construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes, nós…

Ética

O nosso Código de Conduta reforça a importância de conduzir os negócios de acordo com as normas profissionais, leis e regulações, em conjunto com as nossas políticas, valores e padrões, mesmo quando trabalhamos em outros países.

Todos os profissionais recebem o Código de Conduta ao serem contratados e passam por treinamentos regulares para conhecerem melhor seus fundamentos e sua aplicação em situações concretas do dia a dia.

Para complementar o nosso Código de Conduta, temos duas políticas relacionadas ao tema da ética:

  • Política Anticorrupção e Antifraude
  • Política de Reclamações e Alegações

Direitos humanos: “Respeitamos, apoiamos e nos importamos com os direitos humanos promulgados internacionalmente. Trabalhamos para assegurar que não haja complacência em relação a violações dos direitos humanos. Operamos de acordo com a legislação trabalhista aplicável e nos baseamos em princípios trabalhistas internacionalmente reconhecidos ao realizar nossos negócios.”

Independência

Mundialmente, a PwC adota a Global Independence Policy (GIP), que estabelece os requisitos mínimos de independência de todas as firmas e profissionais do network. Eles foram elaborados com base nas normas do IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants), ligado ao IFAC (International Federation of Accountant), organismo responsável pela ética e independência da profissão de auditoria.

Observamos também as normas específicas instituídas pelos reguladores brasileiros, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Banco Central do Brasil e CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e normas instituídas por reguladores que exigem o arquivamento das demonstrações financeiras auditadas, como a SEC (Stock Exchange Commission), no caso dos Estados Unidos.

Privacidade do cliente

Temos uma política de confidencialidade e proteção de dados da PwC para garantir que as informações confidenciais da firma, dos nossos clientes, parceiros e profissionais sejam tratadas de forma sigilosa e adequada e para cumprir regras e regulamentações aplicáveis de proteção de dados.

Nos anos fiscais 2016 e 2017, o setor de Segurança Corporativa não registrou nenhuma queixa de que tenha ocorrido comprovadamente violação de privacidade do cliente. Também não registrou nenhum vazamento, furto ou perda de dados de cliente.

As firmas-membro da rede global PwC são periodicamente auditadas pela área Global de Compliance para verificar o cumprimento da política global de segurança da informação da firma, que está alinhada com a norma ISO 27.002. Essas auditorias são feitas remotamente e, de três em três anos, a verificação ocorre nas dependências da firma-membro.

Governança

A PricewaterhouseCoopers Brasil (“PwC”) é membro da PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL), entidade sediada no Reino Unido e que congrega uma rede global de firmas. Cada firma-membro é independente entre si e igualmente independente da PwCIL. Cada firma-membro tem o direito de usar a marca PwC, seus recursos, metodologias e experiência comum acumulada, e se compromete com os padrões e políticas da rede PwC.

Órgãos de governança da rede global PwC

Network Leadership Team – É formado pelo Chairman do network PwC; os sócios-presidentes das firmas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da China e de um quarto país indicado pelo Board, atualmente a Alemanha. Define a estratégia geral para o network PwC e os padrões que cada firma se compromete a seguir.

Strategy Council – É formado pelos líderes das maiores firmas do network global PwC e se reúne, em média, quatro vezes ao ano. O sócio-presidente da PwC Brasil faz parte do grupo. Aprova por consenso o direcionamento estratégico do network e facilita o alinhamento na execução da estratégia.

Global Leadership Team – É designado pelo Network Leadership Team e a ele se subordina. Coordena em todo o network as atividades das linhas de serviço e áreas funcionais, como Risco e Qualidade, Capital Humano, Operações, Marca e Comunicação.

Global Board – É responsável pela governança da PwCIL, pela supervisão do Network Leadership Team e pela aprovação dos padrões do network. Não tem uma função externa. Seus membros são eleitos a cada quatro anos pelos sócios de todas as firmas PwC. O Board atual conta com 18 membros de 13 países e assumiu suas funções em abril de 2017.

Órgãos de governança da PwC Brasil

A PwC Brasil conta com um órgão de gestão e outro de governança, denominados, respectivamente, TLT (Territory Leadership Team) e TOB (Territory Oversight Board).

TLT (Territory Leadership Team)  Desenvolve, implementa e gerencia as políticas e estratégias que norteiam a atuação da firma, em consonância com as definições do Strategy Council. O sócio-presidente da PwC Brasil preside também o TLT, do qual fazem parte ainda os líderes de cada uma das nossas linhas de serviço (Auditoria, Consultoria de Negócios e Consultoria Tributária e Societária), os líderes de Capital Humano; Finanças e Infraestrutura; Clientes e Mercados; e Qualidade e Gestão de Risco. As decisões no TLT são tomadas por consenso.

TOB (Territory Oversight Board)  Como órgão de governança, verifica se as ações e decisões tomadas pelo TLT estão de acordo com as políticas e regras da firma e do network, respeitando os princípios de transparência e independência. É composto por seis membros: o presidente do TLT, que, quando eleito, assume automaticamente a presidência do TOB, e cinco outros membros eleitos pelos demais sócios da firma para um mandato de três anos, com reeleição ilimitada. 

Contatos

Marcos Panassol

Sócio e líder de Capital Humano

Tel: +55 (11) 3674 3542

Siga-nos