Cuidamos das pessoas

Queremos ser a melhor rede de serviços profissionais para se trabalhar – com a equipe mais diversificada e inclusiva. Por isso, o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos profissionais estão na essência de tudo o que fazemos. Trabalhamos no último biênio com três grandes prioridades estratégicas globais de capital humano, com o objetivo de:

  1. Transformar a experiência dos profissionais na firma.
  2. Antecipar as mudanças que devem acontecer no mercado e no nosso negócio.
  3. Tornar o RH um parceiro estratégico do negócio e um agente de mudanças.

 

Recrutamento e seleção

No ano fiscal 2017, a PwC Brasil contratou 1.064 pessoas – uma taxa de renovação de 25%. Entre os novos contratados, destacam‑se as mulheres (52%), os jovens abaixo de 30 anos (81%) e os alocados na Região Sudeste (91%), onde está localizada a sede da firma. Deixaram a firma 1.311 profissionais (de forma voluntária e involuntária), o que representa uma taxa de rotatividade de 31%, superior ao índice de 24% do período anterior. A variação foi efeito principalmente da prolongada recessão econômica sobre a demanda por nossos serviços.

Em 2017, foram contratados 395 trainees por meio do programa anual Nova Geração, que recruta estudantes universitários a partir do 2º ano da faculdade ou que tenham se formado há no máximo dois anos.

Qualidade de vida

Nossas pesquisas de clima apontam que o bem-estar e a flexibilidade no trabalho são aspectos essenciais para a qualidade de vida dos nossos profissionais. As ações da PwC Brasil nessa área estão divididas em quatro dimensões: física, mental, emocional e espiritual.

Cada profissional pode optar por três modalidades de flexibilidade, usufruídas individualmente ou combinadas para criar um modelo que atenda às necessidades dele e da firma.

Flextime
Flexibiliza o horário de início e de término da jornada diária, com a aprovação do gerente imediato. No ano fiscal 2017, passamos a flexibilizar também o horário de almoço.

Flexweek
Permite flexibilizar a jornada semanal, concentrando as 40 horas de trabalho previstas em quatro dias e gerando mais um dia de descanso na semana;

Flexplace
Possibilita que o profissional trabalhe remotamente, de casa ou outro local apropriado, até duas vezes por semana.

No biênio 2016-2017, o foco da nossa atuação em relação a esse tema foi promover a cultura da flexibilidade entre os profissionais e líderes, comunicando melhor os benefícios que eles geram para a firma, os clientes e as pessoas.

A PwC Brasil concede licença-maternidade de 180 dias às suas profissionais. Além disso, durante seis meses, as mães têm direito a um esquema de trabalho flexível: a jornada pode ser reduzida para 20 a 30 horas semanais, com impacto salarial e revisão das atividades profissionais, evitando horas extras e viagens. Tudo é negociado com o gestor imediato ou líder de projeto, e as mulheres podem voltar ao trabalho com o mesmo rating de performance do período anterior à licença-maternidade.

Essas licenças valem tanto para casais do mesmo sexo como para mães que fazem adoção, o que reforça ainda mais o conceito de diversidade e inclusão entre nossos profissionais. Em agosto de 2017, a PwC Brasil implantou de forma inovadora a licença-paternidade remunerada de oito semanas, a ser usufruída até um ano depois do nascimento ou da adoção da criança (a lei garante apenas cinco dias). Os homens passaram também a usufruir das regras de flexibilidade concedidas às mulheres após a maternidade.

Remuneração

Na PwC não fazemos distinções de salário mínimo por gênero nem por linha de serviço. Ocorre apenas uma distinção na adoção do salário mínimo regional para a definir a bolsa do programa Jovem Aprendiz, de acordo com as necessidades contratuais específicas de cada escritório. As diferenças existentes se devem em grande parte a aspectos como tempo no cargo e avaliação de desempenho.


Proporção entre salários de mulheres e homens
  Ano fiscal 2016 Ano fiscal 2017
Categoria Funcional Média  
Diretor 0,89 0,95
Gerente sênior 1,05 1,05
Gerente 0,97 0,95
Supervisor 0,95 0,92
Sr. Associate 0,69 0,99
Associate/Consultor 1,00 0,99
Trainee 1,01 1,01

Os dados têm como base o mês de junho de cada ano fiscal. Foi identificada a média salarial por gênero, de acordo com as categorias estipuladas (considerando como base jornada de 40 h semanais). O valor da média de salário de mulheres foi dividido pelo valor da média de salário de homens para encontrar a proporção. Valores inferiores a 1 representam que a média do salário das mulheres no cargo é inferior à do salário dos homens.

Benefícios

  • Pacote de tíquetes
  • Auxílio-creche
  • Assistência médica
  • Reembolso odontológico
  • Previdência
  • Seguro de vida
  • Check-up anual para cargos acima de gerentes
  • Gympass, que dá acesso a academias.
  • GoIntegro, que dá descontos em compras.
  • Vale-transporte
  • Planos de telefonia móvel em condições vantajosas
  • Programa de apoio pessoal com orientação de especialistas

Desenvolvimento de talentos

A capacitação dos nossos profissionais começa no momento em que eles entram na firma. Anualmente, os trainees contratados passam por um intensivo processo de integração, que engloba treinamentos corporativos e técnicos voltados para as competências relacionadas com a linha de serviço nas quais trabalharão.

No biênio 2016-17, praticamente todos os profissionais da PwC passaram por algum tipo de treinamento. Houve aumento no número de horas de treinamento em termos absolutos e na média por funcionário. No ano fiscal 2017, a categoria em cuja formação mais investimos foi a de trainees, com uma média de 313 horas de treinamento por pessoa. 
 

Mobilidade global

A transferência internacional entre escritórios e linhas de serviço da firma é um recurso importante na realização dos objetivos estratégicos da PwC Brasil. Estamos entre as dez firmas do network global PwC que mais enviam profissionais para intercâmbio no exterior. No ano fiscal 2017, enviamos cerca de 30 profissionais para intercâmbio no exterior. No fim do período, tínhamos cerca de 80 profissionais em programas de mobilidade (brasileiros no exterior ou estrangeiros no Brasil).

Incentivos para desenvolvimento profissional

Certificações
Oferecemos incentivos financeiros para certificações que sejam importantes para o desempenho do trabalho dos nossos profissionais. Entre as principais certificações estão Certified Public Accountant (CPA) – uma das mais importantes qualificações na área financeira –, CISA e CISM (para profissionais na área de Segurança da Informação), CIA (para especialistas em auditoria interna) e IFRS (International Financial Reporting Standards).

Graduação
Oferecemos reembolso parcial ou integral de mensalidade, de acordo com o curso requerido para o exercício da atividade profissional.

Pós-graduação
Buscando investir no avanço contínuo dos profissionais, concedemos reembolso parcial de mensalidade para cursos de pósgraduação e MBA, de acordo com a categoria profissional, o tempo de experiência, a área de atuação e o curso escolhido.

Idiomas
Os profissionais já graduados em cursos exigidos pela área de atuação, e que tenham conhecimento intermediário de inglês, são incentivados a manter a proficiência nesse idioma por meio de reembolso das mensalidades de acordo com a sua categoria e linha de serviço.

Reconhecimento

Impact Awards

Premia os profissionais que mais se destacam na PwC por contribuições relevantes, práticas e valores ou comportamentos. A escolha é feita em uma ferramenta em tempo real, com votos dos próprios colegas de trabalho, líderes e liderados. Um profissional é premiado todos os meses. No fim do ano fiscal, são reconhecidos os cinco primeiros colocados do ranking em pontuação acumulada.

Programa de Distribuição de Resultados (PDR)

Premia o cumprimento de metas individuais, da unidade de negócio e da firma segundo critérios de elegibilidade definidos pela PwC Brasil em política interna.

TAT (Talento Atrai Talento)

Incentiva os profissionais da firma a indicar candidatos para a PwC e premia financeiramente aqueles que têm suas indicações aprovadas. Cerca de 10% das candidaturas que a PwC recebe por ano são feitas via TAT; 20% a 25% são oriundos do programa.

TAC (Talento Atrai Cliente)

Premia profissionais com alto desempenho em uma atividade estratégica no processo de venda, atração e recorrência em clientes, sempre respeitando as normas de independência da firma e a nossa abordagem de gestão de riscos. O prêmio também é concedido ao profissional cujo trabalho seja reconhecido por um cliente que recomende a PwC a outro.

Contatos

Marcos Panassol

Sócio e líder de Capital Humano

Tel: +55 (11) 3674 3542

Siga-nos