Desafiamos o limite do possível

Para manter nossa relevância no mercado, buscamos estar na vanguarda das mudanças, usando a tecnologia em tudo o que fazemos. A seguir, descrevemos alguns dos nossos principais esforços de inovação e divulgação de conhecimentos.

Inovação

Inovações que transformam nosso modelo de negócios

Nosso grupo global de inovação, chamado New Ventures & Innovation (NVI), foi criado para fomentar na PwC o desenvolvimento de modelos de negócios que aproveitam nossos conhecimentos, alavancam as novas tecnologias e criam soluções para as novas necessidades do mercado.

EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade)

A PwC desenvolveu um processo de avaliação e compilação de indicadores para ajudar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e as próprias empresas de telecomunicações a controlar a qualidade de banda larga no país. A firma esteve à frente do trabalho de 2012 a junho de 2017. Os resultados foram publicados em um portal criado ao longo do projeto, o que permitiu comparar online facilmente as variações registradas em relação aos padrões estabelecidos. O sistema contou com mais de 1.300 escolas participantes, que aferiram a qualidade da banda larga móvel no país, e mais de 13 mil equipamentos de medição. O aplicativo para smartphones (iOS e Android) teve mais de 340 mil downloads.

A experiência e os conhecimentos adquiridos durante o projeto ajudam a impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras para outros clientes e indústrias, entre elas a utilização de drones no mercado nacional e a criação de modelos preditivos de negócios.

Para estar próxima das fontes de novas ideias no país, a PwC Brasil realiza visitas, palestras e eventos nos principais centros de tecnologia e pesquisa do país, como o Porto Digital, no Recife, e outros no Vale dos Sinos (RS) e São José dos Campos (SP). Também estamos envolvidos com o ecossistema de startups no país, desenvolvendo relacionamento e presença em entidades incubadoras e aceleradoras como a Cubo (Itaú e Redpoint eventures), a Oxigênio (Porto Seguro), a Habitat (Bradesco) e a AmazonasCap (Laureate).

Somos membros da Bay Brazil, organização sem fins lucrativos instalada no Vale do Silício para fomentar relacionamentos e negócios entre empresas brasileiras e dos Estados Unidos. A entidade realiza eventos para promover a interação entre americanos interessados em conduzir negócios Brasil e especialistas que conhecem a realidade nacional, além de apoiar empresas e empreendedores brasileiros que buscam novas tecnologias do Vale ou até mesmo no mercado americano. A ONG tem também um programa de mentoria que oferece aos empreendedores orientações de profissionais que atuam nos mercados brasileiro e americano.

Inovações tecnológicas que simplificam nossos serviços

Investimos constantemente em novas soluções para simplificar o processo de auditoria. Estamos na vanguarda da profissão com três tecnologias exclusivas que transformam o trabalho do auditor:

Aura
Nossa plataforma de auditoria global, que é usada por quase 100 mil auditores em todo o mundo em cada projeto de auditoria da PwC. Ela ajuda a garantir que a metodologia e os processos sejam executados do jeito certo – de forma eficiente e padronizada, sem duplicações, sem omissões.

Halo
Tecnologia de asseguração inovadora que está transformando a maneira como auditamos e exploramos uma ampla gama de informações. Fornece insights aprofundados com base na análise de dados dos negócios dos nossos clientes, em tempo real.

Connect
Nossa ferramenta de fluxo de trabalho colaborativa, que permite compartilhar informações de forma mais rápida, eficiente e segura em todas as etapas da auditoria. Ela simplifica e monitora o processo de troca de documentos em tempo real. Permite que a PwC e o cliente verifiquem o avanço dos trabalhos a qualquer momento, de qualquer lugar.

GL.ai
Sistema de inteligência artificial que detecta problemas na contabilidade analisando bilhões de dados em milissegundos. Um robô que vê o que as pessoas não são capazes de ver. Consegue fazer julgamentos para detectar anomalias no razão geral e acelera o trabalho de auditoria. Considerado a “Inovação do Ano em Auditoria” pelo International Accounting Bulletin, em 2017.

Reconhecimento para quem inova

Global Innovation Challenge
Reúne participantes de todo o network de firmas PwC com o mesmo objetivo: resolver um problema dos nossos clientes com uma solução inovadora. Os participantes apresentam suas ideias ao vivo na Conferência Anual de Inovação Global da PwC. O vencedor é escolhido por votação.

A PwC Brasil é membro fundador da Comunidade de Inovação do network. Fomos finalistas da primeira edição do desafio, em 2013 e em 2014. Estivemos entre os territórios com maior número de contribuições inovadoras nas edições de 2015 (primeiro lugar) e 2016 (terceiro lugar). Na edição de 2017, contribuímos com três soluções.

Wenova
O programa é voltado para o reconhecimento de profissionais que apresentam soluções inovadoras para os clientes e a firma. As ideias são avaliadas segundo os critérios de originalidade, impacto e viabilidade. As melhores propostas são submetidas à aprovação do Comitê de Inovação. O resultado final é implementado em nossos processos internos ou lançado no mercado, e os profissionais envolvidos recebem um prêmio. Essas iniciativas estão alinhadas com a estratégia global de inovação da PwC, representadas pelo Global Innovation Program. Anualmente, promovemos também o Welcome Challenge, um desafio de inovação para os novos trainees da firma em uma área específica definida pela PwC.

Inovação Brasil 2017 – Strategy& e Valor Econômico
A Strategy&, consultoria estratégica do Network PwC, apoia o jornal “Valor Econômico” na realização da pesquisa para o anuário “Valor Inovação Brasil”, que premia as empresas que se destacam no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia no país.

Conhecimento

Nossos estudos ajudam as empresas a navegar em um ambiente de negócios que evolui rapidamente, além de criar valor para a nossa marca e os nossos profissionais. Desenvolvemos publicações que incentivam a discussão sobre temas de interesse da sociedade, dos nossos clientes e das comunidades em que atuamos.

Gestão de riscos e qualidade

Nossa área de Risco e Qualidade define as políticas e os procedimentos necessários para fornecer segurança razoável de que os serviços profissionais são prestados de acordo com as políticas e os padrões de qualidade da PwC e com normas profissionais e regulatórias cada vez mais rigorosas, tanto no Brasil quanto no mundo. Isso nos obriga a aperfeiçoar constantemente processos, modelos de trabalho, metodologias e treinamentos.

Como parte desse trabalho, são realizados testes periódicos para monitorar se as equipes de prestação de serviços seguem adequadamente os procedimentos e as políticas da firma. Com base nos testes, são propostos planos de ação para abordar possíveis áreas de melhoria. Eles podem incluir maior divulgação das políticas, programas de treinamento ou redesenho de processos, entre outros.

Contatos

Marcos Panassol

Sócio e líder de Capital Humano

Tel: +55 (11) 3674 3542

Siga-nos