Fazemos a diferença

Fazemos a diferença quando participamos de discussões sobre temas que afetam a sociedade, nossas atividades e o nosso mercado no Brasil e no mundo.

Somos parceiros estratégicos de organizações nacionais e internacionais, públicas ou privadas, acadêmicas e não governamentais que ajudam a promover mudanças positivas para as empresas e a sociedade em geral. Em conjunto com associações profissionais e órgãos reguladores, buscamos desenvolver iniciativas que promovam a qualidade e a excelência do ambiente de negócios.

Responsabilidade corporativa

Nosso apoio às comunidades em que atuamos acontece, principalmente, por meio de voluntariado, investimento social direto (doações) e ações pro bono para organizações sem fins lucrativos.

Meio ambiente

Gerenciamos e acompanhamos anualmente o montante de emissões de gases de efeito estufa da firma, principalmente no deslocamento aéreo de profissionais até os clientes, nossa maior fonte de emissão (como comprova o inventário de emissões elaborado e gerido anualmente pela firma). Apesar do aumento de 13% registrado nas emissões relacionadas às nossas viagens aéreas no ano fiscal 2017, a redução acumulada desde 2014 está em 77%.

Essa forte queda no período pode ser explicada por algumas iniciativas da firma que facilitaram o trabalho remoto, o home office e a flexibilidade de horários. Um exemplo é a adoção de ferramentas para reuniões remotas, troca de e-mails e colaboração entre os profissionais por meio do compartilhamento de arquivos na nuvem.

Realizamos ações de mitigação do nosso impacto ambiental, como a substituição ou modernização das impressoras (que reduziu o consumo de papel), a contratação da empresa Carbono Zero para entrega de materiais e documentos na cidade de SP com o uso de bicicletas e scooters elétricas, e campanhas de conscientização com os profissionais para redução do consumo de energia elétrica e água.

Neutralizamos as emissões de gases de efeito estufa (escopo 1, 2 e 3, conforme definição do Programa Brasileiro GHG Protocol) do ano fiscal 2016 por meio de investimentos em um projeto na Amazônia de REDD+ (redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e degradação florestal, manejo florestal, manutenção e incremento de estoque de carbono). Em parceria com a FAS (Fundação Amazônia Sustentável), o projeto permite que comunidades ribeirinhas tenham acesso a água potável, saiba mais no vídeo abaixo:

loading-player

Playback of this video is not currently available

Emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa (tCO2e)
  Ano fiscal 2016 Ano fiscal 2017
Emissões diretas (escopo 1)  10,50 10,73
Emissões biogênicas (emissões de escopo 1)    2,46    2,51
Emissões indiretas (escopo 2) 374,93 232,53
Outras emissões indiretas relevantes de gases causadores do efeito estufa, por peso (em tCO2e) 
  Ano fiscal 2016 Ano fiscal 2017
Avião 1.625,99 1.836,10
Carro e táxi 1.418,78 1.143,87
Ônibus     57,94     39,27
Total 3.102,71 3.019,23
Emissões biogênicas (emissões de escopo 3)    352,98    284,06

Obs.: As emissões indiretas consideradas foram transporte de funcionários via fretados, reembolso de quilometragem e custos com táxis e viagens aéreas a negócios.

Nosso consumo de energia elétrica vem caindo de modo consistente a cada ano em todos os nossos escritórios. Em três anos fiscais, a queda acumulada é de 35%.

Nesse período, a firma realizou uma série de ações que justificam a economia, como reformas que modernizaram as instalações elétricas, com emprego de sensores de presença e a troca de elevadores por outros automáticos. Além disso, com a política de flexibilidade, os escritórios estão sendo menos usados como base de trabalho fixa dos profissionais que não estão alocados em clientes.

Energia elétrica adquirida
  kWh GJ
Ano fiscal 2016 3.843.456 13.836
Ano fiscal 2017 3.015.158 10.855

As mídias digitais e o avanço da tecnologia nos ajudaram a reduzir de forma acelerada nosso consumo de papel. Em 2017, uma das medidas nesse sentido foi a modernização das impressoras usadas no escritório, que agora permitem monitorar os responsáveis pelas impressões.

Ao longo dos anos, o consumo caiu de 104,5 toneladas, em 2012, para 42,7 toneladas em 2017. A média por profissional foi cortada a menos de metade: de 22 kg para 10 kg.

  Ano fiscal 2016 Ano fiscal 2017
Consumo de papel (toneladas) 49,0 42,7
Média por profissional (kg) 10,3 10  

Após a adoção de medidas que resultaram em uma economia média mensal de mais 50% de água no ano fiscal 2015, nosso consumo se manteve estável no biênio 2016/2017.

Papel no debate público

Promovemos aspectos da Responsabilidade Corporativa que são essenciais para a criação de um ambiente de negócios responsáveis, participando de iniciativas e espaços para a discussão de práticas que buscam transformar a sociedade de forma ampla.

Pacto Global da ONU

Somos signatários e membros do Conselho do Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que incentiva empresas em todo o mundo a adotar princípios fundamentais sobre direitos humanos, relações de trabalho, responsabilidade ambiental e combate à corrupção.

HeforShe

A PwC apoia uma série de iniciativas relacionadas ao movimento HeforShe (ElesPorElas) das Nações Unidas pela igualdade de gênero, como cursos on-line e campanhas de conscientização sobre diversidade e vieses de gênero desenvolvidos especialmente para o Brasil. Nossa meta é que 80 mil homens se engajem nessa causa em todo o mundo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

A PwC é parceria da ONU na promoção da importância da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Elaboramos um guia e uma ferramenta online que ajudam a mapear os ODSs mais importantes por país e indústria, a fim de ajudar as empresas a priorizar suas ações.

Instituto Ethos

Somos signatários do Pacto pela Integridade desde 2014 e do Pacto Empresarial pela equidade de gênero desde 2017. Integramos o Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, cujo principal objetivo é desenvolver estratégias que ajudem as empresas signatárias a implementar políticas em prol da integridade e do combate à corrupção.

CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial)

Participamos da rede de empresas, institutos e fundações que busca incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o trabalho voluntário entre as organizações associadas.

Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil)

Contribuímos para promover a relevância e a excelência da atividade de auditoria independente e buscar a convergência das normas de auditoria vigentes no país com as normas internacionais. A PwC é representada na Diretoria Nacional do Ibracon, na área de Desenvolvimento Profissional. Há profissionais ativos também nas diretorias regionais, em grupos de discussão técnica ou doando seu tempo para a realização de eventos ou cursos.

IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças)

Temos participação ativa em eventos e comissões técnicas da entidade para debater temas de interesses das empresas e da sociedade. Em março de 2017, nosso sócio e líder de Serviços de Auditoria, Marco Castro, tomou posse como presidente eleito do IBEF-SP.

Contatos

Marcos Panassol

Sócio e líder de Capital Humano

Tel: +55 (11) 3674 3542

Siga-nos