Trabalhamos juntos

Diversidade e inclusão

Para resolver os problemas importantes dos nossos clientes, precisamos de uma base de talentos diversificada, com origens e experiências variadas, que seja capaz de somar forças na busca de abordagens e ideias inovadoras para os temas que preocupam a sociedade e as empresas.

No Brasil, nossa atuação em diversidade tem foco nos pilares de gênero, valorização das diferenças e pessoas com deficiência, sem esquecer dimensões como raça e etnia, geração e orientação sexual e identidade de gênero.

Como parte do nosso compromisso, em junho de 2016, realizamos a oficina Vieses Inconscientes, em parceria com o Insper, a ONU Mulheres e o Movimento Mulher 360, que deu origem ao primeiro guia nacional sobre o assunto para nossos profissionais e o público em geral.

O objetivo foi despertar as pessoas para um mecanismo inconsciente que influencia nossos julgamentos dentro e fora da organização e ajudá-las a entender melhor como a mente funciona nos processos de decisão (incluindo contratação, avaliação de performance e promoções). Elas foram treinadas para refletir antes de agir nas situações em que algum preconceito implícito possa estar envolvido.

Participamos de fóruns e movimentos como WEP (Women Empowerment Principles), HeForShe (da ONU Mulheres), Aliança pelo Empoderamento Feminino, Movimento Mulher 360, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Fórum de Empresas e Direitos LGBT, Rede Empresarial de Inclusão Social (PcDs).

Temos 51% de mulheres na nossa organização. Considerando todos os cargos de gestão, esse percentual cai para 40%, influenciado principalmente pela participação menor das mulheres nos mais altos postos de liderança (sócias e associate partners), que alcançou 13% no ano fiscal 2017. Nosso desafio é elevar esse índice para 20% até o ano fiscal 2020.

Para reter essas profissionais e fomentar o desenvolvimento da sua carreira na firma, além das políticas de flexibilidade para mães adotadas em 2015, a PwC Brasil ofereceu a 28 gerentes seniores e diretoras com alto potencial e desempenho o Programa Sponsorship para Mulheres no biênio 2016/2017.

Elas foram acompanhadas ao longo de um ano por sócios seniores influentes dentro e fora da firma e puderam discutir questões de carreira, ter contato com clientes prioritários e desenvolver sua rede de relacionamento e seus pontos fortes. O processo permitiu uma atuação nas causas-raízes da baixa participação feminina na liderança e não apenas nas suas consequências. Uma das participantes foi promovida a sócia após o programa.

HeforShe (ElesPorElas)
Somos uma das empresas apoiadoras da iniciativa HeForShe (ElesPorElas), da ONU Mulheres, que tem por objetivo envolver os homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu pleno potencial.

Entre dezembro de 2015 a janeiro de 2016, realizamos também o primeiro desafio global HeForShe, para incentivar os profissionais da PwC a se comprometer com a campanha, buscando assinaturas de apoio. Ao final do desafio, os cinco profissionais da PwC com o maior número de assinaturas receberam como prêmio uma viagem com acompanhante para conhecer Hollywood. O vencedor foi o brasileiro André Gioia, que viajou com acompanhante para conhecer Hollywood e ganhou dois ingressos para assistir à festa do Oscar.

Em 2017, como parte da nossa colaboração para a iniciativa HeForShe, desenvolvemos e traduzimos para o português o treinamento "Construindo um QI de gênero", um módulo de e-learning para ajudar a conscientizar e influenciar homens e mulheres a reconhecer e se livrar de seus preconceitos implícitos (genderiq.pwc.com/portuguese).

 

A PwC é signatária, patrocinadora e, atualmente, integra o Comitê Gestor do Fórum de Empresas e Direitos da Pessoa LGBT, que tem por objetivo envolver as empresas na promoção da diversidade e do respeito aos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Realizamos ao longo do ano algumas campanhas internas de conscientização dos nossos profissionais e líderes sobre o tema.

No início do ano fiscal 2016, recebemos da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça – um reconhecimento para empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, que mantêm práticas eficientes de igualdade na gestão de pessoas.

Contratamos pessoas com deficiência (PcDs) para compor nosso quadro de pessoal, tanto na área técnica quanto na administrativa. O recrutamento é feito com o apoio de consultorias especializadas. Oferecemos qualificação profissional a essas pessoas e asseguramos que tenham condições adequadas de acessibilidade para realizar suas atividades e se desenvolver em termos pessoais e de carreira. No ano fiscal 2017, contávamos com 115 pessoas com deficiência (auditiva, cognitiva, motora e visual) em nosso quadro de pessoal, entre elas 37 trainees.

Mais de 67% dos nossos profissionais têm menos de 30 anos (uma queda de dez pontos percentuais em relação ao ano fiscal 2015). Em parte como resposta às demandas e ao estilo de vida dessa geração, investimos em ferramentas de trabalho remoto e colaborativo, na flexibilidade de horário e local de trabalho e no nosso programa de mobilidade global.

Carreira

O desenvolvimento de nossos talentos se baseia em um processo de avaliação de desempenho com foco na gestão de competências e é validado por um modelo global de coaching e feedback. Cada profissional conta com o apoio de um coach para desenvolver suas competências e planejar sua carreira.

É um processo contínuo, durante todo o ciclo anual da avaliação, que funciona como um guia, ajudando o profissional a escolher caminhos, obter conhecimentos e buscar oportunidades para aprender e se desenvolver. É nele que se baseiam os reajustes salariais, promoções e ações de carreira, como transferências de área, intercâmbios e treinamentos, entre outros.

A PwC Brasil trabalha para implantar uma nova abordagem de carreira, chamada Leadership Development Experience, alinhada com todo o network PwC.

Ela enfatiza o aprendizado contínuo, o protagonismo de carreira, o feedback frequente e em tempo real e utiliza uma ferramenta mobile e inovadora (baseada nas cinco dimensões do PwC Professional, que define claramente o que significa ser um profissional na PwC.).

Cada profissional estará apto a cuidar do seu desenvolvimento e potencial de carreira, conhecendo seus pontos fortes e suas oportunidades de melhoria, sempre amparado por um coach de carreira que o ajudará na trilha de desenvolvimento individual e de aprendizado constante.

Rápida, fácil de usar e em tempo real, a ferramenta permitirá monitorar a contribuição e o impacto de cada profissional em projetos específicos ao longo do ano, por meio do feedback de outras pessoas da firma via smartphone. Ela identificará ações de desenvolvimento para cada pessoa e reconhecerá os exemplos de contribuição e impacto excepcional nas cinco dimensões do nosso modelo de desenvolvimento de lideranças.

Clima organizacional

Em nossa pesquisa de clima organizacional de 2017, registramos a participação recorde de 84% dos profissionais, o que mostra o interesse e o empenho das pessoas em contribuir para criar um ambiente corporativo saudável.

Ao todo, 82% dos profissionais sentem orgulho em trabalhar na PwC e 66% dizem estar satisfeitos com a promoção de mudanças sociais positivas através de iniciativas com a comunidade.

A pesquisa revelou um percentual de 70% de favorabilidade no People Engagement Index (PEI) – uma ligeira queda em relação aos 74% de 2016. O PEI avalia a satisfação e o empenho dos nossos profissionais em trabalhar na PwC Brasil e demonstra que eles não apenas recomendam a firma, mas também planejam continuar aqui pelos próximos anos.

Contatos

Marcos Panassol

Sócio e líder de Capital Humano

Tel: +55 (11) 3674 3542

Siga-nos