Avanços tecnológicos

Segundo os CEOs, a tecnologia é uma das forças mais disruptivas dentro de suas organizações. O tempo necessário para transformar uma tecnologia revolucionária em uma aplicação para o mercado de massa está encolhendo e, ao mesmo tempo, reconfigurando toda a economia.

Avanços em larga escala

O preço das novas tecnologias continua a cair de forma acentuada; o custo do sequenciamento de DNA por genoma recuou de US$ 96 milhões em 2001 para menos de US$ 4 mil em 2014. As novas tecnologias não são mais privilégio apenas das economias desenvolvidas, e o tempo necessário para que uma inovação atinja o mercado de massa está diminuindo. Nos Estados Unidos, o telefone levou 76 anos para alcançar metade da população; o smartphone fez isso em menos de 10 anos.

O impacto da digitalização foi especialmente profundo. A tecnologia baseada na Internet gerou um valor extraordinário: em menos de 10 anos desde sua oferta pública inicial de ações, a receita do Google cresceu de US$ 3 milhões para US$ 60 bilhões.

O que esperar?

O potencial transformador da tecnologia digital na próxima década é imenso. No mercado consumidor, acreditamos que essa transformação se realizará em três ondas digitais:

  • Primeira Onda Digital: “outro canal” ou “comércio eletrônico” para venda e comunicação. Isso já está acontecendo e até mesmo as empresas mais tradicionais estão entrando nessa onda.
  • Segunda Onda Digital: a tecnologia digital deixará de ser apenas um canal e começará a facilitar uma economia de resultados, na qual as informações compartilhadas por dispositivos conectados ajudarão os consumidores a perseguir os seus interesses – podemos ver isso acontecendo agora, por exemplo, com o dispositivo Nike Plus.
  • Mas acreditamos que a Terceira Onda Digital está prestes a começar e será impulsionada por consumidores que reassumirão a sua identidade digital e saberão extrair valor dela. Isso se dará por meio de “marcas conhecidas”, que agreguem demanda de diferentes grupos de consumidores ou estilos de vida, fornecendo plataformas para gerenciar impactos e consumo digital.


Avanços tecnológicos

Você sabia?

As empresas descobrirão novo valor nesse mercado em transformação ao reunirem os quatro aspectos principais da tecnologia digital: Rede Social, Mobilidade, Análise e Nuvem. Elaborar uma estratégia digital não será mais suficiente para ter sucesso nesse mundo. As empresas precisarão ter uma estratégia corporativa adequada à era digital.

Contatos

Carlos Mendonça

Sócio

Tel: +55 (11) 3674 3850

Siga-nos