Deslocamento do poder econômico global

Até 2030, estimamos que o poder de compra dos países do E7* ultrapassará o do G7**. Com o aumento da renda nesses mercados, eles terão uma participação crescente na classe média global. Em 2015, estimamos que a região da Ásia-Pacífico terá uma classe média maior do que a Europa e a América do Norte juntas.

O modo atual de classificar as economias precisa de mudanças

A distinção entre E7 e G7 continua sendo importante, mas as divergências que estão surgindo dentro desses grupos também são. Por exemplo, a economia da Itália tem, em termos reais, o mesmo tamanho do ano 2000, enquanto a do Canadá cresceu mais de 30%. A economia da China triplicou de tamanho, enquanto a do México aumentou “apenas” um terço. Mas os mercados emergentes ainda enfrentam desafios para escapar da “armadilha da renda média” e se aproximar dos padrões dos mercados avançados.

Uma nova visão da economia global

Em uma década, o cenário econômico global terá uma nova configuração:

  • Alguns mercados emergentes ascenderão na cadeia de valor e desafiarão a produção de bens de consumo duráveis de alto padrão dos mercados desenvolvidos atuais. Aos poucos, eles se tornarão os principais mercados para negócios globais.
  • Os mercados de fronteira atuais (F7) serão os emergentes do futuro. Com o tempo, eles se tornarão os mercados para expansão das empresas globais.
  • Uma reserva crescente de talentos altamente qualificados impulsionará esse processo. As multinacionais globais tendem a ser lideradas por pessoas de mercados emergentes e, em consequência, a cultura das empresas se tornará mais diversificada.
  • Com a redução das diferenças salariais, os países desenvolvidos aproveitarão os benefícios da repatriação de operações, se conseguirem manter sua superioridade em serviços como educação e assistência à saúde.

Deslocamento do poder econômico global
Você sabia?
 

Que mercados têm maior potencial de crescimento?

Diante desse novo cenário, os líderes de negócios atuais precisam analisar mais de perto quais mercados apresentam o maior potencial de crescimento. Na nossa última Pesquisa Global com CEOs, descobrimos que os líderes corporativos brasileiros já estão fazendo isso. A Indonésia e o México estão entre os principais mercados citados como 
importantes para as suas perspectivas de crescimento nos próximos 12 meses.

*Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia
** Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão, Reino Unido

Contatos

Carlos Mendonça

Sócio

Tel: +55 (11) 3674 3850

Siga-nos