Mudanças climáticas e escassez de recursos

Com o mundo se tornando mais populoso, urbanizado e próspero, a demanda por energia, alimentos e água crescerá. O problema é que a Terra tem uma quantidade finita de recursos naturais para satisfazer essa demanda.

Esgotamento dos recursos

Mantidos os padrões de consumo, a tecnologia e os níveis comprovados de reservas atuais, talvez tenhamos apenas meio século de reservas disponíveis de petróleo e gás. Como fator agravante, a satisfação das nossas necessidades de desenvolvimento é altamente dependente de combustíveis fósseis, o que leva a mais emissões de carbono e a um clima mais quente e instável. No ritmo atual, vamos ultrapassar o orçamento de carbono necessário para manter o aumento da temperatura em no máximo dois graus até 2034.

Interdependente e interconectado

De modo geral, nosso modelo de desenvolvimento econômico está indo além da capacidade do planeta, e a conexão entre as tendências de mudanças climáticas e escassez de recursos está amplificando o impacto disso. As mudanças climáticas podem reduzir a produtividade agrícola em até um terço em grandes regiões da África nos próximos 60 anos, segundo estimativas do Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (PNUMA).

O que esperar?

Os impactos extremos resultantes dessa situação estão bem documentados:

  • um choque político, por meio de um acordo global que penalize severamente as emissões de carbono ou
  • um choque climático ou de recursos no qual um evento natural cause danos ambientais e econômicos significativos e generalizados.


Mudanças climáticas e escassez de recursos
Você sabia?

Mas, na prática, acreditamos que as ações políticas serão imprevisíveis e inconsistentes. Os formuladores de políticas provavelmente serão influenciados por reações de curto prazo aos eventos naturais. Em nossa opinião, as empresas devem assumir um papel de liderança na mitigação dos danos ambientais, tornando suas organizações mais ágeis e resilientes às mudanças trazidas por um cenário político e climático imprevisível.

Um tema essencial

A sustentabilidade desempenhará um papel especialmente importante na maneira como as empresas responderão a essa situação. Faz tempo que a Responsabilidade Social Corporativa deixou de ser um tema “acessório” dos relatórios corporativos. Ela hoje é a lente através da qual uma organização é avaliada por seus consumidores, sua força de trabalho, a sociedade e até mesmo os investidores.

Contatos

Carlos Mendonça

Sócio

Tel: +55 (11) 3674 3850

Siga-nos