Mudanças demográficas e sociais

A população mundial terá mais 1 bilhão de pessoas até 2025, o que elevará o número atual para 8 bilhões. Ao mesmo tempo, estamos vivendo mais e tendo menos filhos. Assim, o segmento da população em crescimento mais rápido será aquele com idade acima de 65 anos.

África jovem, mundo idoso

O ritmo dessa mudança vai variar imensamente entre diferentes regiões. A previsão é de que a população da África dobre até 2050, enquanto a da Europa encolherá. A idade média no Japão em 2050 deverá ser de 54 anos – na Nigéria, será de 21.

Todos os países precisarão adotar políticas ousadas para lidar com essas mudanças demográficas. Na Europa, na Ásia e na América Latina, será preciso aumentar a participação de mulheres, idosos e imigrantes na força de trabalho. A África experimentará um forte bônus demográfico, mas precisará desenvolver as condições políticas certas para obter o máximo retorno de sua população jovem.

Economias ágeis

As economias emergentes terão de enfrentar seus desafios demográficos em um prazo mais curto. A França levou um século para dobrar a participação dos profissionais acima de 60 anos na força de trabalho (de 7% para 14%) – prevê-se que a China, a Índia e o Brasil façam isso em menos de 30 anos.

O que esperar?

Mas como as tendências demográficas são sempre apresentadas como problemas, as oportunidades talvez sejam negligenciadas. Avaliamos que existem duas fontes de crescimento a serem exploradas pelos nossos clientes:

  • O poder de consumo dos segmentos demográficos em expansão.
  • O potencial inovador de uma força de trabalho diversificada.

Mudanças demográficas e sociais
Você sabia?

As mulheres já controlam dois terços do orçamento doméstico nos países do G7 e, como a diferença de salário delas para os homens está diminuindo, seu poder de compra deve continuar aumentando. O envelhecimento dos baby boomers vai estimular a demanda por serviços de saúde. A população da Nigéria deve ultrapassar a dos Estados Unidos até 2045. Mas há um tema que conecta todas as tendências demográficas a que estamos assistindo: o mundo está se tornando um lugar mais diversificado.

A demografia de uma força de trabalho diversificada

Um conjunto de evidências crescente associa a diversidade no local de trabalho a avanços no desempenho das empresas e da economia. As empresas mais inovadoras já estão se adaptando para explorar a crescente diversidade de força de trabalho em termos de gênero, geografia, idade, sentimentos e valores.

Contatos

Carlos Mendonça

Sócio

Tel: +55 (11) 3674 3850

Siga-nos