Compliance. Transformado.

Como transformar as atividades de compliance de uma realidade de altos custos com experiência do consumidor, finanças e cultura para criar confiança, melhorar a resiliência com a tecnologia e impulsionar a vantagem competitiva.

Em um mundo atento à pandemia de Covid-19 e no qual a confiança importa cada vez mais, as organizações que constroem credibilidade em torno de sua marca, seus produtos e serviços podem melhorar a resiliência corporativa e o relacionamento com clientes, empregados e outros públicos de interesse.

A PwC está focada em ajudar as empresas a prosperar diante da mudança – não apenas apoiando o gerenciamento de seus requisitos de compliance, mas também antecipando alterações regulatórias e riscos e impulsionando o avanço organizacional em tempos de turbulência.

Sua abordagem de compliance está preparada para o futuro?

 

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Em áreas como tributação, comércio, energia, meio ambiente, cyber ou segurança, o custo de compliance geralmente é um dos itens orçamentários mais importantes de uma organização.


O compliance insuficiente ou ineficaz pode afetar a saúde geral de uma organização por causa de:

  • Falhas de compliance – incidentes importantes que afetam significativamente a reputação ou a capacidade de uma organização de fazer negócios. 

  • Sobrecargas de compliance – processos manuais, ineficientes ou menos eficazes que afetam negativamente a experiência do consumidor, os custos e a cultura. 


Em geral, esses problemas podem surgir quando o compliance é tratado como um custo obrigatório dos negócios, não como uma oportunidade de ampliar a confiança dos stakeholders, aumentar a vantagem competitiva e conferir mais inteligência às decisões sobre riscos.

A PwC identificou cinco atributos de abordagens altamente eficazes de compliance. Baseada em uma vasta experiência com as autoridades reguladoras e com stakeholders internos e externos, a PwC sabe o que o sucesso nessa área significa.

É a transformação do compliance.

Os cinco atributos do compliance altamente eficaz

O compliance pode ser alinhado com estratégia, propósito e valores, não apenas leis e regulamentos

Os processos de compliance que estão estreitamente alinhados às metas gerais de negócios geralmente são mais eficazes na construção da confiança. Três maneiras práticas de fazer isso:

  • Primeiro, saiba o porquê. Quando a equipe entende o “porquê” e o “quê” por trás dos processos de compliance, o engajamento eficaz aumenta e diminuem as violações internas. Comece vinculando claramente o compliance às prioridades estratégicas e ao apetite ao risco.
  • O “como” é importante. Tanto empregados quanto clientes talvez queiram conhecer os valores da sua organização e saber como ela se comporta em situações de sucesso e pressão. Para manter um comportamento, é preciso começar com a incorporação dos valores da organização em todas as etapas do processo de compliance.
  • E o “onde”? O compliance está em toda parte. A maioria das organizações gerencia obrigações variadas de compliance em diferentes departamentos e funções. Confirmar que cada um deles está alinhado com a estratégia, o propósito e os valores gerais ajuda a desenvolver uma confiança sólida e uma ótima experiência para o consumidor e a equipe.

Saiba como os fatores humanos são importantes quando algo dá errado.

Os processos de compliance são projetados tendo o cliente em mente para impulsionar uma experiência diferenciada

Essencial para competir de forma eficaz, a confiança é fortalecida por um compliance sólido e confiável. Mas como fazer a escolha certa sobre a forma do compliance? Compreender como essas escolhas afetam os consumidores, e sua experiência de engajamento com a organização, pode ajudar a criar uma jornada clara para gerar mais confiança e uma experiência diferenciada do consumidor.

Saiba mais sobre os requisitos de um ótimo design de experiência do consumidor e ouça o que os clientes da PwC dizem sobre o que impulsiona um excelente design de experiência.

Os processos de compliance se baseiam em tecnologia e dados

O compliance baseado em tecnologia ajuda a impulsionar os resultados, reduzindo o custo dos processos de compliance e a probabilidade de falhas dispendiosas de compliance. Hoje, é mais difícil alcançar alta confiabilidade e eficiência no compliance sem a tecnologia e os amplos conjuntos de dados disponíveis para obter esses resultados. As organizações estão implantando uma ampla gama de tecnologias para desenvolver um compliance mais eficiente, automatizado e eficaz. Eles vão desde sistemas de governança, gerenciamento de riscos e compliance (GRC) de última geração ao reconhecimento de linguagem natural e a análises avançadas.

Saiba mais sobre como a PwC está fazendo o upskilling dos profissionais de risco e compliance com base em nossas tecnologias emergentes “Essential 8” e como os clientes estão aplicando a tecnologia para reduzir os custos do compliance.

Descubra como as organizações estão adotando as tecnologias disruptivas para engajar melhor os consumidores.

Os processos de compliance são elaborados com base em princípios de design centrado no usuário, para ajudar as pessoas a alcançar os resultados de compliance

O design de compliance, como muitos aspectos de negócios, pode ser influenciado positivamente por uma forte compreensão do comportamento humano. Esse princípio pode ser aplicado ao processo em si para reduzir o risco de não conformidade acidental e para alinhar as metas da equipe e da organização. Além disso, técnicas como economia comportamental podem ajudar a testar e ajustar a eficácia dos processos.

Saiba mais sobre design centrado no usuário e economia comportamental.

As atividades de compliance são preditivas, preventivas e proativas, não apenas de detectivas

Você já deve ter ouvido que a confiança pode levar anos para ser conquistada e um único momento apenas para ser perdida. Por isso, prevenir falhas de compliance é sempre mais eficaz do que detectá-las, investigá-las e corrigi-las.

Um dos motivos mais comuns das falhas de conformidade nas organizações é o atraso em relação a novas exigências regulatórias. Acompanhar o ritmo das mudanças é um desafio para muitas organizações multinacionais complexas, mas usar insights e informações de ferramentas de análise do cenário regulatório e bancos de dados de terceiros pode ajudar você a se antecipar às tendências.

A disponibilidade de dados e tecnologia em toda a organização torna a prevenção, a detecção em tempo real e a correção de violações de compliance cada vez mais realistas.

Com o uso de ferramentas de animação de processos e análises avançadas, por exemplo, as empresas podem observar padrões de comportamento, identificar possíveis novos desafios nos processos e detectar onde a organização está se aproximando dos limites do compliance.

Juntos, esses processos baseados na tecnologia simplificam a experiência de compliance da equipe e ajudam a protegê-la de possíveis violações, o que leva ao aumento da confiança interna e a uma cultura corporativa mais forte.

Saiba mais sobre análise preditiva e suas aplicações na área tributária no podcast da PwC.

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Fabio Cajazeira

Fabio Cajazeira

Sócio e líder de Auditoria, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

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