Novo mundo. Novas competências.

Todos devem poder viver, aprender, trabalhar e participar do mundo digital

Nosso trabalho está mudando, e rapidamente. Muitas funções surgem e outras estão desaparecendo por completo. A discrepância entre as habilidades que as pessoas têm e as que elas precisam ter para trabalhar no mundo digital é uma das questões mais críticas do nosso tempo.

Para solucioná-la, será preciso investir no aprimoramento das competências dos trabalhadores, um processo complexo que chamamos de upskilling. Ele exigirá a união de esforços em diferentes níveis: educadores, gestores de governos nacionais, regionais e locais e líderes empresariais.

Nos próximos quatro anos, nós da PwC investiremos US$ 3 bilhões em upskilling. Esse valor será destinado principalmente ao treinamento do nosso pessoal e a tecnologias para apoiar nossos clientes e as comunidades em que atuamos.

Juntos, podemos desenvolver hoje os trabalhadores do futuro e tornar o mundo um lugar mais resiliente, mais competente e mais inclusivo.

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Um apelo à ação.

Um apelo à ação.

A tecnologia é uma força voltada para o bem ou para o mal? Vivemos um momento crítico: nosso novo mundo precisa urgentemente de novas competências, e todos devem ter a oportunidade de adquiri-las.

Duração: 00:02:57

O que as pessoas realmente pensam sobre o impacto da tecnologia nos empregos?

Pedimos a mais de 22 mil trabalhadores que nos falassem sobre suas esperanças e medos. O que eles nos disseram:

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A mudança está chegando

Os trabalhadores sabem que a automação mudará o trabalho deles e desejam aprender novas competências para melhorar sua empregabilidade.

  • 53% dos trabalhadores acreditam que a automação mudará significativamente suas funções ou as tornará obsoletas nos próximos dez anos. Apenas 28% dos entrevistados consideram isso improvável.
  • 77% dos adultos aprenderiam novas competências agora ou passariam por um retreinamento completo para melhorar sua empregabilidade futura – destes, 35% se dizem fortemente dispostos a isso.
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As competências digitais são essenciais

A maioria dos trabalhadores vê com bons olhos as novas tecnologias.

  • Quase dois terços (61%) estão otimistas quanto ao impacto da tecnologia no seu dia a dia.
  • Mas apenas um terço dos trabalhadores (33%) tem muitas oportunidades de desenvolver competências digitais fora de suas tarefas usuais.
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As oportunidades existem

Pelo menos metade acredita que a automação representa mais oportunidades do que riscos. Para eles, a automação vai melhorar suas perspectivas de emprego e os ajudará a alcançar a proficiência digital ou a se tornarem especialistas.

  • 50% acreditam que “a automação representa mais oportunidades do que riscos”. 20% acreditam no contrário.
  • 60% consideram que a tecnologia vai melhorar suas perspectivas de emprego. 26% dizem que ela prejudicará suas chances e 14% acreditam que ela não fará diferença.
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A educação é importante

O nível de educação afeta o otimismo das pessoas. Os participantes com formação superior são os mais otimistas em relação à tecnologia e suas perspectivas de emprego no futuro – mesmo que acreditem que suas funções atuais talvez mudem significativamente ou sejam eliminadas. Os participantes mais jovens preferem desenvolver proficiência em uma tecnologia específica, enquanto os mais velhos desejam se aperfeiçoar no aprendizado e na adaptação a novas tecnologias à medida que elas se desenvolvam:

  • O medo é maior onde as oportunidades são mais escassas: entre aqueles cuja educação formal terminou após o ensino médio.
    • Mais de um terço (34%) dos adultos sem educação ou treinamento além do ensino médio afirmam não estar aprendendo novas competência digitais, em comparação com apenas 17% dos graduados no ensino superior.
    • Trabalhadores sem educação superior também têm menos acesso a oportunidades de treinamento oferecidas por seus empregadores (38% não têm essas chances, em comparação com 20% dos graduados) e são compreensivelmente o grupo mais nervoso Mais de um terço (34%) dos adultos sem educação ou treinamento além do ensino médio afirmam não estar aprendendo novas competência digitais, em comparação com apenas 17% dos graduados no ensino superior. Mais de um terço (34%) dos adultos sem educação ou treinamento além do ensino médio afirmam não estar aprendendo novas competência digitais, em comparação com apenas 17% dos graduados no ensino superior ou temeroso em relação ao futuro.
Upskilling quiz

Como iniciar o upskilling

A revolução digital requer uma revolução de competências: uma forma de ajudar as pessoas a desenvolver consciência, entendimento e habilidades digitais para participar plenamente do mundo digital. Essa mudança precisa começar agora.

Na PwC, estamos trabalhando com outras organizações em todo o mundo, desenvolvendo nosso trabalho com os clientes e fazendo o upskilling dos nossos 276 mil profissionais. Sabemos, no entanto, que ainda há muito a ser feito para garantir que todos tenham a oportunidade de aprender, trabalhar e participar do mundo digital. Tudo isso está na essência do nosso propósito.

Como as organizações fazem upskilling?

As organizações estão transformando sua força de trabalho para impulsionar a produtividade, a inovação e o crescimento. O upskilling é a chave desse processo. Ele envolve antecipar as competências adequadas para o futuro, estabelecer os alicerces culturais associados, oferecer programas modernos de aprimoramento de competências e criar uma função de aprendizado e desenvolvimento baseada na tecnologia educacional certa para proporcionar um retorno muito melhor do investimento em upskilling.

Descubra como podemos ajudá-lo a fazer o upskilling da sua força de trabalho.

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Como a PwC apoia os trabalhadores em risco de ficarem defasados?

O fosso digital já é um problema global importante e ele pode aumentar ainda mais, se não conseguirmos ajudar as pessoas hoje excluídas da força de trabalho – e a próxima geração – a desenvolver as competências certas. Estamos trabalhando hoje para alcançar os trabalhadores que têm mais necessidade:

Conheça nossas iniciativas comunitárias

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Como empresas, governos e instituições podem trabalhar juntos nessa questão complexa?

Para enfrentar o desafio do upskilling, será preciso desenvolver soluções em âmbito local, regional e nacional. Nenhuma organização poderá fazer isso sozinha. Os líderes governamentais e os formuladores de políticas públicas precisam garantir que os cidadãos tenham o conhecimento necessário para participar desse processo, e que eles próprios tenham o conhecimento necessário para conduzir a discussão sobre o futuro da tecnologia e da regulamentação. As instituições de ensino precisam se transformar digitalmente e, ao mesmo tempo, fornecer serviços adequados para o futuro.

Leia sobre a participação da PwC no projeto Luxembourg Digital Skills Bridge, uma iniciativa governamental que reuniu empresas, sindicatos e provedores de treinamento para criar uma ampla solução nacional de desenvolvimento de competências da força de trabalho.

A necessidade de upskilling é um problema complexo. Ela exigirá a união de esforços em diferentes níveis – educadores, gestores de governos nacionais, regionais e locais e líderes empresariais. Entre em contato para saber mais sobre o que estamos fazendo na PwC.

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Insights sobre upskilling

Reunimos pesquisas e insights para orientar suas decisões sobre como fazer upskilling.

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Contatos

Sergio Alexandre

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 3340

Fábio Cajazeira

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2229

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