Covid-19: informações para os líderes empresariais



Como reforçar a resposta da sua empresa ao coronavírus


Estamos operando em território desconhecido. Informações essenciais sobre as características do Covid-19 e seus impactos para os negócios globais são difíceis de avaliar e podem mudar a qualquer momento. Mas todos precisamos elaborar respostas capazes de gerenciar o trabalho necessário hoje e nas próximas semanas e meses. Saiba como empresas, mesmo aquelas sem exposição direta, podem direcionar seus esforços.


Covid-19 Navigator

Avalie o potencial impacto para o seu negócio e sua capacidade de resposta.


Faça o diagnóstico

Seis áreas de foco

Gestão de Crise

Os atuais planos de continuidade dos negócios não conseguem lidar com as rápidas e desconhecidas variáveis de um surto como o do Covid-19.

  • Desenvolva planos de gestão de incidentes e cenários específicos para esta crise
  • Concentre-se na comunicação factual e eficiente com seus públicos-alvo
  • Planeje como cumprir as exigências dos governos de cada país e minimize os riscos de disrupção dos negócios

Saiba mais

View more

Cadeia de Suprimentos

Os efeitos colaterais do surto do Covid-19 são difíceis de modelar e avaliar, mas as empresas podem começar a mitigar as disrupções da cadeia de suprimentos 

  • Identifique cenários alternativos para a cadeia de suprimentos – especialmente o modo como novos casos da doença aparecerão em diferentes territórios.
  • Ative a aprovação prévia de peças ou a substituição de matérias-primas
  • Adapte as alocações de recursos às estratégias de preços e de clientes

Saiba mais

View more

Relatórios financeiros e divulgações

Mercados financeiros costumam observar a maneira como as empresas se planejam e reagem a eventos como o surto do Covid-19.

  • Considere a possibilidade de emitir comunicados relacionados com os efeitos diretos, secundários e terciários sobre os resultados das operações.
  • Avalie divulgar estudos sobre riscos e incertezas do impacto futuro do Covid-19.
  • Comunique o impacto atual e futuro sobre liquidez e recursos de capital.

Saiba mais

View more

Tributação e comércio exterior

As preocupações imediatas são o bem-estar dos empregados em todo o mundo e a continuidade dos negócios com os clientes.

  • Considere os desafios de imigração para todos os cidadãos que estão chegando e saindo de áreas diretamente afetadas pelo surto.
  • Identifique se haverá impacto sobre as estimativas fiscais em geral ou se os problemas se concentram em locais específicos.
  • Revise a presença e a estrutura globais no longo prazo para reduzir a exposição aos tipos de risco relacionados ao Covid-19 e evitar que eles causem perturbações para o negócio.

Saiba mais

View more

Gestão da força de trabalho

Além do bem-estar humano, há outros desafios a serem enfrentados, como apoiar o trabalho remoto em larga escala.

  • Resolva questões imediatas de mobilidade global, como a revisão das regras de viagem, políticas de RH e planos de primeiros socorros.
  • Avalie sua estratégia de trabalho remoto, inclusive solicitando que os empregados parem de trabalhar por um período, trabalhem remotamente ou mudem de local.
  • Aborde possíveis sobrecargas na infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicações da empresa para apoiar o trabalho remoto durante a crise. 

Saiba mais

View more

Estratégia e marca

À medida que as empresas forem passando da resposta ao surto para a mitigação de seus impactos, entrarão em foco as estratégias para sair mais forte dessa crise, como:

  • Acelerar as transformações digitais, pois a transição para o trabalho remoto revela lacunas na infraestrutura de TI, no planejamento da força de trabalho e na capacitação digital (upskilling).
  •  Proteger o crescimento e a lucratividade por meio de ações como planejamento de cenários, exercícios de modelagem financeira mais frequentes para melhorar a resiliência e novos modelos que incorporam impactos econômicos de pandemias anteriores.
  • Melhorar sua percepção a respeito dos consumidores, refletindo sobre questões de longo prazo relacionadas a mudanças nos principais mercados ou em modelos de negócios como resultado do surto.

View more

Como avaliar o impacto

A importância fundamental da China na economia mundial – seu papel exagerado em impulsionar o crescimento do PIB global e as extensas cadeias de suprimentos – torna o surto do Covid-19 um evento econômico sem precedentes. Os impactos sobre todos os setores são inevitáveis. A questão agora é: qual será o tamanho desses impactos e quanto tempo eles vão durar? Crises de saúde semelhantes — como as do Ebola, Mers e Sars — demonstraram que surtos podem desencadear efeitos colaterais importantes e de longo alcance que talvez exijam anos de recuperação.

Relatórios atualizados em meados de fevereiro pelos fabricantes americanos com operações na China sugerem que a produção está aumentando, embora lentamente, depois de um longo período de ausência de trabalhadores e restrições logísticas. As empresas são obrigadas a fornecer equipamentos de proteção aos empregados e a adotar medidas como testes de temperatura nos trabalhadores e higienização dos locais de trabalho. As disrupções da cadeia de suprimentos, dentro e fora da China, estão se ampliando.

As empresas fazem o que podem para quantificar e comunicar as mudanças nas suas previsões iniciais. Dada a natureza ainda mutável dessa disrupção e da ausência de dados confiáveis, a situação segue se transformando: como muitos trabalhadores na China não estão disponíveis, os dados do sistema não têm sido mantidos de forma regular. Além disso, várias companhias globais de transportes de passageiros suspenderam ou reduziram a sua oferta de voos, muitas até o fim do mês.

 

Informações relacionadas

{{filterContent.facetedTitle}}

Contatos

Francisco Macedo

Sócio e líder de Consultoria de Crises, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Leonardo Lopes

Sócio e líder de Forensics, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Hercules Maimone

Sócio, Consultoria de Negócios, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Adriano Vargas

Sócio, Forensics, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Jonathas Gabardo

Sócio, Consultoria Tributária e Societária, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Leandro Ardito

Sócio, Auditoria e Asseguração, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos