Gestão de Crise
Os atuais planos de continuidade dos negócios não conseguem lidar com as rápidas e desconhecidas variáveis de um surto como o da Covid-19.
- Desenvolva planos de gestão de incidentes e cenários específicos para esta crise
- Concentre-se na comunicação factual e eficiente com seus públicos-alvo
- Planeje como cumprir as exigências dos governos de cada país e minimize os riscos de disrupção dos negócios

Cadeia de Suprimentos
Os efeitos colaterais do surto da Covid-19 são difíceis de modelar e avaliar, mas as empresas podem começar a mitigar as disrupções da cadeia de suprimentos
- Identifique cenários alternativos para a cadeia de suprimentos – especialmente o modo como novos casos da doença aparecerão em diferentes territórios.
- Ative a aprovação prévia de peças ou a substituição de matérias-primas
- Adapte as alocações de recursos às estratégias de preços e de clientes

Relatórios financeiros e divulgações
Mercados financeiros costumam observar a maneira como as empresas se planejam e reagem a eventos como o surto da Covid-19.
- Considere a possibilidade de emitir comunicados relacionados com os efeitos diretos, secundários e terciários sobre os resultados das operações.
- Avalie divulgar estudos sobre riscos e incertezas do impacto futuro da Covid-19.
- Comunique o impacto atual e futuro sobre liquidez e recursos de capital.

Tributação e comércio exterior
As preocupações imediatas são o bem-estar dos empregados em todo o mundo e a continuidade dos negócios com os clientes.
- Considere os desafios de imigração para todos os cidadãos que estão chegando e saindo de áreas diretamente afetadas pelo surto.
- Identifique se haverá impacto sobre as estimativas fiscais em geral ou se os problemas se concentram em locais específicos.
- Revise a presença e a estrutura globais no longo prazo para reduzir a exposição aos tipos de risco relacionados a Covid-19 e evitar que eles causem perturbações para o negócio.

Gestão da força de trabalho
Além do bem-estar humano, há outros desafios a serem enfrentados, como apoiar o trabalho remoto em larga escala.
- Resolva questões imediatas de mobilidade global, como a revisão das regras de viagem, políticas de RH e planos de primeiros socorros.
- Avalie sua estratégia de trabalho remoto, inclusive solicitando que os empregados parem de trabalhar por um período, trabalhem remotamente ou mudem de local.
- Aborde possíveis sobrecargas na infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicações da empresa para apoiar o trabalho remoto durante a crise.

Estratégia e marca
À medida que as empresas forem passando da resposta ao surto para a mitigação de seus impactos, entrarão em foco as estratégias para sair mais forte dessa crise, como:
- Acelerar as transformações digitais, pois a transição para o trabalho remoto revela lacunas na infraestrutura de TI, no planejamento da força de trabalho e na capacitação digital (upskilling).
- Proteger o crescimento e a lucratividade por meio de ações como planejamento de cenários, exercícios de modelagem financeira mais frequentes para melhorar a resiliência e novos modelos que incorporam impactos econômicos de pandemias anteriores.
- Melhorar sua percepção a respeito dos consumidores, refletindo sobre questões de longo prazo relacionadas a mudanças nos principais mercados ou em modelos de negócios como resultado do surto.