A disseminação do coronavírus (Covid-19) exige que muitos líderes empresariais prestem informações imediatamente a todos os seus públicos-alvo, com a maior precisão possível – mesmo que a perspectiva de um impacto direto nos negócios decorrentes de medidas emergenciais de saúde pública pareça remota. Este é especificamente o caso da força de trabalho.
As perguntas já estão sendo feitas: ainda devo ir para a reunião de vendas? Posso trabalhar em casa se a escola dos meus filhos fechar? Como vamos proteger os empregados que são essenciais para manter as operações físicas em funcionamento?
As respostas podem conduzir as decisões operacionais diárias por caminhos que rapidamente levem a encruzilhadas estratégias. Cabe aos líderes dar o tom na comunicação das informações sobre planejamento de contingência em uma crise, especialmente durante um surto viral. Mensagens reais afastam as incertezas dos negócios e inspiram decisões sólidas, mesmo que a empresa nunca precise entrar totalmente no modo de crise.
Os empregadores devem planejar sua resposta ao Covid-19 agora. Três questões estão entre as prioridades:
Garanta a segurança dos empregados
Teste os sistemas de contato de emergência para confirmar se você tem informações de contato precisas sobre todos os empregados – principalmente os de funções centralizadas como Finanças, RH e TI. Nos EUA, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiram orientações provisórias para todos os empregadores e especificamente para os profissionais de saúde. Há etapas recomendadas para lidar com trabalhadores doentes, viagens de funcionários e limpeza ambiental.
Priorize os recursos de tecnologia remota
As organizações que estão prontas para se adaptar rapidamente às novas condições testaram e implantaram tecnologias que podem apoiar comunicações de emergência e colaboração contínua, além de documentação e backup de informações. Esses processos são críticos para manter a continuidade dos negócios quando uma crise, como um surto viral, é capaz de desconectar parceiros de negócios e concorrentes ao mesmo tempo.
Muitas empresas dispõem do que é necessário para permitir que os empregados trabalhem fora do escritório. A seguir, resumimos o que um plano de tecnologia remota eficaz deve incluir:
Avalie o impacto na mobilidade global e na continuidade dos negócios
As questões de mobilidade global devem ser prioridade. Entre elas, a forma de tratar a saúde dos funcionários e a continuidade dos negócios com os clientes. Saiba mais sobre as implicações comerciais e fiscais do Covid-19 e sobre como mitigar a disrupção da cadeia de suprimentos.
Uma crise como um surto viral pode revelar de forma imediata lacunas na infraestrutura, além de acelerar o cronograma de migração das atividades de trabalho para fora de um espaço físico compartilhado.
Desenvolva um modelo de trabalho remoto
Ao pensar no longo prazo, convém abordar as preocupações e restrições associadas aos impactos na produtividade. O rápido avanço das ferramentas tecnológicas que permitem o trabalho remoto levará à reformulação do local de trabalho em um futuro não muito distante, especialmente no setor de serviços. Uma crise como um surto viral pode revelar de forma imediata lacunas na infraestrutura, além de acelerar o cronograma de migração das atividades de trabalho para fora de um espaço físico compartilhado.
A realidade é que muitas organizações não criaram as condições necessárias para trabalhar remotamente – e fazer isso de uma maneira adequada. A mudança pode ser maior do que muitas empresas imaginam, e é possível que os impactos na produtividade sejam sentidos no curto prazo, pois as equipes aprendem a colaborar com colegas de trabalho e a se conectar com a empresa de novas maneiras.
Também há questões táticas menores a serem abordadas, como a frequência com que os empregados precisam estar presentes fisicamente e quais ferramentas remotas correspondem adequadamente a tarefas distintas. Por exemplo, existem diferenças – culturais e técnicas – entre e-mail, chat e reuniões virtuais que podem ser subestimadas. Qual é o método preferido para colaborar em atividades que precisam ser documentadas e/ou ocorrem em um ambiente seguro? Quais ferramentas fomentam o aprendizado rápido e colaborativo e decisões práticas de gestão antes que uma equipe esteja preparada para executar um projeto?
A longo prazo, muitas empresas provavelmente exigirão mais prática em compartilhamento transparente de conhecimentos, autoridade distribuída e incentivo à experimentação ativa e a perspectivas diversas. Replicar adequadamente para um ambiente virtual as conexões avançadas que as pessoas fazem quando trabalham no mesmo espaço físico é uma tarefa difícil.
Veja como reforçar a resposta da sua empresa ao coronavírus.
Os efeitos colaterais do surto do Covid-19 são difíceis de modelar e avaliar, mas as empresas americanas podem começar a mitigar as disrupções da cadeia de suprimentos.
Os mercados financeiros costumam observar como as empresas planejam e respondem a eventos como o surto do Covid-19.
As preocupações imediatas são o bem-estar dos empregados em todo o mundo e a continuidade dos negócios com os clientes.
Além do bem-estar humano, existem outros desafios a serem enfrentados, como apoiar o trabalho remoto em larga escala.
Sócio, Consultoria Tributária e Societária, PwC Brasil
Tel: +55 (11) 3674 2000