Skip to content Skip to footer
Search
br

Loading Results

O estado da tecnologia climática 2020

O mundo do capital de risco passou por grandes mudanças na última década. Há dez anos, havia menos de 20 unicórnios1 conhecidos nos Estados Unidos; agora existem mais de 200.2 O investimento anual global de capital de risco aumentou mais de cinco vezes no mesmo período, chegando a US$ 264 bilhões em 2019. Esse investimento tem sido dominado pelo setor de tecnologia, que avança por fronteiras digitais para revolucionar segmentos tradicionais – incluindo computação em nuvem, aplicativos móveis, mercados, plataformas de dados, aprendizado de máquina e tecnologia profunda.3 É um ecossistema que atua como berço da inovação e das marcas que podem moldar o futuro do consumo, de indústrias e mercados.

À medida que a pandemia de Covid-19 se espalha pelo mundo, nunca foi tão pertinente saber se o capital de risco e os investimentos em estágio inicial estão apoiando e ampliando as inovações de que o mundo realmente precisa. O investimento em ciências da vida e biotecnologia é talvez a categoria de ativo mais resiliente e relevante para o impacto de curto prazo da Covid-19, mas há outra área de investimento com impacto crítico surgindo como uma fronteira de investimento cada vez mais importante: tecnologia climática.

Esta pesquisa representa uma análise inédita do estado do investimento em tecnologia climática global.

O que é investimento em tecnologia climática?

A “tecnologia climática” engloba um amplo conjunto de setores que enfrentam o desafio de descarbonizar a economia global, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas antes de 2050. Isso inclui abordagens de carbono baixo a negativo para reduzir as principais fontes de emissão nas áreas de energia, ambiente construído, mobilidade, indústria pesada, uso de alimentos e uso da terra, além de áreas transversais como captura e armazenamento de carbono ou ainda uma melhor gestão de carbono, por exemplo, por meio de transparência e acompanhamento contábil.

1. A Decade of ‘Unicorns’ Ends With a Little Less Magic (Wall Street Journal, 17 de dezembro de 2019). 
2. MoneyTree Report (PwC/CB Insights, segundo trimestre de 2020) 
3. “The Decade in Technology and Venture Capital: Looking Back on the 2010s”

 

Contatos

Mauricio Colombari

Mauricio Colombari

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos