Importância da agenda ESG no agronegócio

O Brasil é um dos principais players do agronegócio global e lidera a produção e exportação de diversas commodities agropecuárias. Até 2030, a produção agrícola brasileira deve crescer mais de 20%, segundo a pesquisa Projeções do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As empresas que adotarem estratégias e modelos de negócios alinhados às melhores práticas de ESG se diferenciarão no mercado e criarão as bases de seu crescimento e perpetuidade.

É fundamental que o foco dessas organizações esteja nos temas relevantes e estratégicos e que elas respondam à crescente demanda dos stakeholders por informações claras e seguras sobre atuação e desempenho. Quanto mais cedo a empresa se preparar para enfrentar esse desafio, maiores serão suas chances de sucesso.

 

Principais tendências do setor:

Consumo e mudanças de hábitos

Responsabilidade social, ambiental e governança

Inovação, digitalização e forca de trabalho

Visibilidade e transparência na cadeia de valor

Parcerias com fornecedores

Volatidade e incertezas do mercado

Os fatores ESG ganham destaque

47% dos respondentes de uma pesquisa da PwC Brasil, realizada em 2020, dizem que é tão importante ter acesso a informações ESG quanto a informações financeiras da empresa.

Em outro estudo, o tema da governança e gestão – um dos pilares do ESG – foi apontado como o segundo principal gargalo do setor de agronegócio no Brasil, atrás somente de infraestrutura. O dado foi levantado na pesquisa “Agronegócio: desafios à competitividade do setor no Brasil”, realizada em 2020 pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) com diferentes stakeholders do setor.

A questão ambiental também é vista com atenção. Segundo a Pesquisa Anual Global de CEOs 2021 da PwC, 47% dos líderes brasileiros do agronegócio acreditam que suas empresas precisam fazer mais para divulgar seu impacto ambiental, ante 39% do resultado global.

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O que envolve as questões ESG

Ambiental (Environmental)

Questões como emissões de carbono, número de operações com uso intensivo de água e porcentagem de redução da energia usada.

Social

Iniciativas para o bem-estar de profissionais e fornecedores, inclusão e diversidade (diferença salarial média entre gêneros, percentual de representação de gênero e grupo racial/étnico), além de planejamento e mensuração do impacto social das atividades da organização nas comunidades onde está inserida.

Governança (Governance)

Questões como diversidade do conselho, remuneração de executivos e transparência tributária.

Governança corporativa como alavanca do crescimento

Aproveitar a janela de oportunidades requer uma mudança cultural importante, que envolve acionistas e lideranças executivas de todas as áreas da organização.

Principais ações:

  • Definição de um plano estruturado de sucessão e revisão da estrutura societária.
  • Adoção de boas práticas de governança corporativa: conselho de administração e seus comitês de supervisão, gerenciamento de riscos e compliance.
  • Adoção de práticas ESG — regulações internacionais e nacionais, mudanças de comportamento do consumidor.

É essencial que a estrutura de governança seja robusta e dê segurança aos acionistas de que o plano de negócio está atrelado a uma perspectiva de futuro promissor e sustentável.

Ações sugeridas:

  • Engajar os acionistas em reflexões sobre oportunidades e desafios. É preciso entender quais são os temas mais relevantes para os acionistas.
  • Assumir o modelo de “jornada”: plano deve respeitar os valores da organização e a velocidade esperada para alcançar os objetivos.
  • Identificar os riscos críticos – aqueles que podem limitar o alcance dos seus objetivos de curto e médio prazos – e responder rapidamente.
  • Respeitar a cultura de confiança nas pessoas: desenvolver um plano de treinamento para incluir os colaboradores que ajudaram a construir a história da organização.

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Tel: +55 (16) 3516 6600

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