Seguradoras além da Covid-19: cinco prioridades estratégicas para um mundo pós-crise

Um novo mundo emerge

Passada a pior fase da pandemia da Covid-19 na maior parte do planeta, o foco estratégico das seguradoras se volta para o futuro cenário competitivo, o que ele significa para os negócios e o que fazer para sair na frente. Se você é um líder do setor de seguros, concentre-se em cinco prioridades que o ajudarão a emergir mais forte e resiliente no mundo pós-crise.

No momento em que governos começam a ensaiar uma flexibilização das restrições, é preciso ter atenção a algumas questões essenciais. A primeira é operacional: como preparar sua organização para o retorno ao trabalho neste “novo normal”. Esse é um desafio novo e difícil que deve ser resolvido no curto prazo. A outra questão a ser enfrentada – em muitos aspectos mais complicada ­– é identificar quais serão as implicações da crise no médio e longo prazo e como responder estrategicamente a elas. Essas e várias outras questões estão surgindo nas discussões da administração e nas sessões de planejamento estratégico.
 

Como sair mais forte da crise

Explorar essas questões exigirá um esforço considerável de análise de cenário e planejamento. As respostas dependerão da natureza do seu negócio – os desafios dos segmentos de seguros de propriedade e acidentes são diferentes daqueles relativos a seguro de vida e pensões, por exemplo. No entanto, independentemente do formato da recuperação e da sua linha de negócios, acreditamos que existem cinco prioridades estratégicas que o ajudarão a emergir mais forte da crise:

  1. Realinhe sua estrutura de custos e aumente a produtividade
  2. Dê mais ênfase à transformação digital para criar uma empresa digital
  3. Estabeleça novos fluxos de receita
  4. Prepare sua força de trabalho para o novo mundo
  5. Aumente a eficiência do capital

Essas não devem ser novas prioridades – qualquer boa estratégia já deve ter incluído algumas delas ou todas. No entanto, a Covid-19 aumentou a urgência desses imperativos de concorrência. Descrevemos nesse relatório por que pensamos assim, quais ações você deve executar e quais benefícios potenciais você deve buscar.

Reinvenção e diferenciação

Todas as crises levam a oportunidades de reinvenção e diferenciação competitiva. O repensar estratégico de hoje serve como um catalisador para acelerar a transformação operacional, desenvolver novos modelos de negócios e conectar-se ainda mais com os clientes. Acreditamos que as cinco prioridades sugeridas oferecem um valioso ponto de partida para aproveitar essas oportunidades.

Carlos Matta

Sócio, São Paulo, PwC Brasil

+55 (11) 3674 2000

Email

Siga-nos