Bilionários – Insights 2019

O efeito bilionário

A série de relatórios anuais desenvolvidos e publicados em colaboração pelas redes globais do UBS e da PwC descreve as características dos bilionários e como eles fortalecem a economia global.

Baixe o relatório completo

 

loading-player

Playback of this video is not currently available

Principais tópicos

Principais tópicos

Empresas controladas por bilionários têm desempenho acima do mercado

As empresas controladas por bilionários alcançam quase o dobro do desempenho médio anual do mercado. Nos últimos 15 anos, empresas controladas por bilionários e listadas no mercado de ações deram retorno de 17,8%, superando largamente os 9,1% do MSCI AC World Index.

O “efeito bilionário” é impulsionado por três traços de personalidade distintos encontrados nesses empreendedores: eles são excepcionalmente focados em seus negócios, têm apetite por assumir riscos de forma inteligente e buscam estratégias de longo prazo – uma qualidade em comum com empresas familiares.

Em que direção sua empresa se move? Saiba mais

 

 

Bilionários transformam a filantropia global

A maioria dos bilionários se dedica à filantropia em graus variados. Eles são motivados pela ambição de atuar como agentes de mudança. Os filantropos priorizam o impacto, pois não precisam dar satisfações a stakeholders e podem usar seu próprio dinheiro naquilo que é importante para eles. Um número crescente de bilionários tem interesse em finanças sustentáveis.

 

Principais tópicos

Principais tópicos

O fator Atena

As mulheres estão se juntando às fileiras dos bilionários em número cada vez maior. Com um aumento de 46% nos últimos cinco anos, de 160 para 233, o contingente delas cresceu substancialmente mais rápido que o dos homens (39%). Novas bilionárias demonstram sabedoria, coragem e inspiração, e é por isso que são chamadas de "fator Atena", numa referência à deusa grega.

Saiba mais sobre as mulheres nos negócios.

 

Tecnologia que viabiliza o crescimento

O “efeito bilionário” tornou-se especialmente evidente em todos os assuntos relacionados à mudança e à geração de riqueza nos últimos cinco anos. Bilionários nos setores de tecnologia ampliaram seu patrimônio em 91% no período, revolucionando setores e criando indústrias do futuro.

 

Principais tópicos

Principais tópicos

Queda na riqueza após cinco anos de forte alta

A riqueza agregada dos bilionários aumentou 34% nos últimos cinco anos, totalizando US$ 8,5 trilhões. Até o fim de 2018, 589 indivíduos haviam se tornado bilionários pela primeira vez, aumentando essa população em 39% para 2.101 bilionários. No ano de 2018 houve uma interrupção temporária na criação de riqueza.

 

Volatilidade da China

O número de bilionários chineses aumentou de 16, em 2006, para 325. A riqueza desse segmento quase triplicou nos últimos cinco anos. No entanto, a volatilidade é especialmente alta na China: em 2018, a riqueza de 103 pessoas caiu para menos de US$ 1 bilhão, enquanto “apenas” 56 novos bilionários surgiram.

 

Principais tópicos

Contatos

Carlos Mendonça

Sócio e líder em Empresas Familiares, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos