Tendências da produção industrial 2020: sucesso em tempos de incerteza com agilidade e inovação

Principais conclusões da 23ª Pesquisa Anual Global com CEOs para o setor de produção industrial

Incerteza econômica, avanços tecnológicos e tendências de RH moldam o setor

A Covid-19 criou um imperativo para os produtores industriais: concentrem-se na agilidade para gerenciar a incerteza generalizada e redimensione a empresa para atender a níveis realistas de demanda futura.

O foco das empresas do setor – talvez agora mais do que nunca – deve ser a criação de uma cultura de agilidade, que permita a elas pivotar e se adaptar às condições instáveis do ambiente. Para isso, é preciso fortalecer os recursos tecnológicos de todas as funções, reorganizar as cadeias de suprimentos globais e criar uma força de trabalho com os conjuntos de competências relevantes.

Gráfico líderes operacionais

Confira o relatório global

Que diferença dois anos podem fazer. Em 2018, a Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC revelou um nível recorde de otimismo em relação ao crescimento econômico mundial. Este ano, à medida que os CEOs esperam 2020, vemos um nível recorde de pessimismo. Pela primeira vez, mais da metade dos CEOs entrevistados previu que a taxa de crescimento do PIB global cairia. Essa cautela se traduziu na baixa confiança dos CEOs nas perspectivas de suas próprias empresas. Apenas 27% se disseram “muito confiantes” nas perspectivas de crescimento de suas receitas em 2020, o menor nível desde 2009.

 

Mas o que turvou a visão dos líderes sobre o futuro? Em uma palavra, incerteza. Realizada em setembro e outubro de 2019 (antes da pandemia global de Covid-19), a 23ª Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC, que contou com a participação de 1.581 executivos em 83 territórios, explora as fontes e manifestações de incerteza e como os CEOs estão agindo para lidar com elas.

Confira agora

23rd Annual CEO Survey report cover

Contatos

Marcelo Orlando

Marcelo Orlando

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Follow us