A transformação do consumidor

Global Consumer Insights Survey 2020

Reinventando a futura jornada de compra do consumidor

Para as empresas voltadas para o consumidor final, o futuro está chegando mais rapidamente do que se imaginava há alguns meses, acelerando tendências digitais que já estavam transformando o comportamento do consumidor. A pandemia de Covid-19 apressou em todo o mundo o ritmo de mudanças comportamentais relacionadas ao modo como as pessoas vivem suas vidas – como trabalham, comem, se comunicam, se divertem e aprendem. Isso também se estende aos padrões de consumo em todas as categorias, como compras de mercado, entretenimento, assistência médica e até dados.

As empresas precisam entender como esse novo mundo afeta todos os pontos de contato com o consumidor para reinventar seu próprio futuro, e não ficar à mercê de eventos externos.

 

Qual será a força do mercado para meus produtos ou serviços?

Que experiência preciso oferecer para atrair consumidores?

Como me relacionarei com meus clientes?

Que experiências e produtos devo oferecer para manter os clientes?

Na pesquisa deste ano, entrevistamos moradores de cidades antes e depois do surto de coronavírus, em dois estudos separados. Por que consumidores urbanos? Porque as cidades são vibrantes centros de educação e inovação, viveiros e estufas de novas ideias. Queremos entender como o comportamento desses consumidores de vanguarda está mudando por causa da Covid-19.

Implicação

As empresas que dispõem de tecnologia e imaginação para projetar grandes experiências em casa – ou perto de casa – terão enorme vantagem, pelo menos no curto prazo. À medida que mais consumidores urbanos começarem a explorar suas comunidades, talvez também haja espaço para experiências físicas e virtuais combinadas, para que as pessoas possam ficar perto de casa.

Leia nosso relatório completo para saber como as empresas podem responder às preocupações com a segurança e aos interesses da vida doméstica.
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Implicação

As paralisações relacionadas à Covid-19 aceleraram a corrida digital e, à medida que novos hábitos virtuais se consolidam, a transição para um mundo mais digital para aqueles que podem pagar por ferramentas e experiências associadas ganha ainda mais impulso.

Um resultado não intencional desse processo é uma polarização ainda maior em segmentos de consumidores entre aqueles que têm recursos ou aptidão digital e os que não têm.

Leia nosso relatório completo para saber como as empresas devem aproveitar a convergência das ferramentas digitais
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Implicação

Esse fenômeno de uma cultura de negócios e uma base de clientes centrada no atendimento pode realmente ser uma vantagem durante a pandemia de Covid-19. No curto prazo, tendem a prosperar as empresas que ofereçam produtos saudáveis e nutritivos e as cadeias de supermercados que vendam produtos locais e orgânicos.

Diferentes organizações tomarão uma série de ações para melhorar o bem-estar do consumidor e promover uma cultura de inovação durante essa pandemia – e bem depois que a crise tiver passado.

Saiba mais detalhes em nosso relatório completo.
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Contatos

Carlos Coutinho

Carlos Coutinho

Sócio e líder de Varejo e Consumo, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

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