Transformação na saúde

Uma receita para lidar com o ecossistema de saúde em tempos de rápidas mudanças

O sistema global de saúde está mudando profundamente

Avanços tecnológicos, novos entrantes de fora do setor e mudanças nas expectativas dos consumidores estão impulsionando uma transformação no segmento de saúde. Ao mesmo tempo, doenças crônicas, fatores sociais e limitações de recursos continuam aumentando a pressão. Essas forças poderosas pressionam os modelos tradicionais de assistência à saúde. Nesse cenário, as empresas do setor enfrentam um desafio: transformar-se para participar do futuro ou ficar para trás.

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A transformação exige que os líderes do setor estejam dispostos a tomar medidas ousadas para:

  • Concentrar o foco no consumidor
  • Adotar modelos de cuidados preventivos e baseados em resultados
  • Adotar facilitadores digitais e tecnológicos
  • Envolver parceiros não tradicionais da cadeia de valor
  • Implementar melhorias no acesso, na qualidade e no preço

As organizações de saúde atuais podem emergir como líderes em um novo ecossistema marcado por cuidados voltados para o consumidor, acesso virtual e rapidez na disseminação do conhecimento entre diferentes provedores.

Quatro iniciativas essenciais para impulsionar a transformação na área da saúde

Identificamos as iniciativas essenciais para uma transformação bem-sucedida. Não são etapas, estágios ou projetos organizacionais específicos, mas sim maneiras de pensar sobre influência e mudança. Estamos falando de perspectivas sobre como redirecionar o comportamento organizacional e individual para algo mais produtivo, competitivo e envolvente.

Criar uma identidade estratégica

Estabeleça um único futuro desejável para a sua empresa e concentre todos os seus esforços para alcançá-lo. Fazer essa mudança de identidade e propósito exigirá:

  • Colaboração e engajamento com os stakeholders para garantir o comprometimento deles
  • Coerência de mensagens para toda a organização
  • Lançamento de produtos e serviços centrados no consumidor fazendo os ajustes necessários com base em feedbacks

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Construir confiança

A confiança é primordial na área da saúde – envolve desde a proteção da privacidade e dos dados até a certeza de que fornecedores e protocolos são seguros. Estabelecer confiança é fundamental à medida que novos participantes e modos de atendimento são introduzidos. A base para criar confiança nos cuidados de saúde deve incluir:

  • Transparência
  • Personalização
  • Resultados baseados em evidências

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Dominar o processo de mudança, do sprint até a escala

Tornar-se a empresa de saúde do futuro exige inovação e experimentação. Criar um ambiente para pensar grande, começar pequeno e aprender rápido permitirá que as empresas experimentem primeiro para depois aplicarem as novas ideias em larga escala.

As ações podem incluir:

  • Analisar casos de uso para resolver os principais problemas
  • Assumir uma mentalidade que priorize o digital e seja centrada no consumidor
  • Adotar a ideação e o crowdsourcing
  • Fazer parcerias relevantes para testar novas formas de trabalhar
  • Usar a tecnologia para modelar soluções

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Tratar seu legado como um ativo

A transformação bem-sucedida requer um equilíbrio entre explorar os principais pontos fortes e adotar estratégias novas e ousadas. As empresas de cuidados médicos que desenvolvem seus pontos fortes e estabelecem parcerias para complementar seus conhecimentos estão mais bem posicionadas para alcançar o sucesso.

Ao selecionar parceiros, procure as seguintes características:

  • Compromisso de longo prazo com a mudança
  • Inovação que agrega valor

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Contatos

Eliane Kihara

Sócia e líder do setor de saúde, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

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