Saúde movida a tecnologia

Uma abordagem estratégica para implementar tecnologia na área de saúde e assistência

Realizamos pesquisas e falamos com usuários, profissionais de saúde e parceiros para ajudar as organizações de saúde e assistência a aproveitar as oportunidades da revolução digital na reformulação dos sistemas de saúde após a pandemia. #TechPoweredHealthcare

A tecnologia tem o poder de promover uma revolução nos prognósticos de saúde e assistência. A pandemia da Covid-19 acelerou o ritmo das mudanças tecnológicas, mas ainda é possível fazer muito mais para gerar uma transformação verdadeiramente inovadora.

Os pacientes estão adotando novas tecnologias e esperam que elas apoiem os cuidados em saúde cada vez mais. Junto com as equipes de saúde, porém, esses pacientes precisam adquirir mais competências e receber mais apoio para mudar a maneira como lidam e acessam os serviços de saúde.

"Ninguém quer voltar à situação anterior à Covid-19. Mas, apesar do extraordinário progresso nos últimos meses, há muito ainda a ser feito. Os sistemas precisarão desenvolver novas maneiras de pensar e usar novas tecnologias para reconfigurar o ecossistema de saúde."

David Morris Líder do Setor de Saúde, PwC Reino Unido

A história

Onde estamos agora?

A Covid-19 transformou o cenário dos sistemas de saúde em todo o mundo. Vimos o National Health Service – NHS (sistema público de saúde britânico) se erguer e responder à crise, construindo hospitais, reconfigurando alguns existentes e redistribuindo a equipe em uma velocidade impressionante. Nesse processo, o NHS também mudou a forma de usar a tecnologia para cuidar dos pacientes, uma mudança que parecia estar a anos de distância.

O desafio à frente

Com toda essa transformação, algumas das maiores barreiras para prestar serviços de saúde por meio digital permanecem: falta de interoperabilidade entre os sistemas, infraestrutura digital obsoleta e inadequada, incompatibilidades entre plataformas digitais e ausência das competências necessárias.

Nossa abordagem

Na PwC, trabalhamos com o NHS, em nível local e nacional, e com o setor de assistência à saúde de modo geral, para fornecer soluções reais e viáveis para os desafios atuais. Nos últimos 12 meses, conduzimos pesquisas aprofundadas sobre o futuro da tecnologia no NHS. Avaliamos barreiras estruturais e investigamos as mudanças necessárias para aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece aos pacientes e à força de trabalho do sistema de saúde britânico.

Ouvindo o público, profissionais e parceiros

Conduzimos entrevistas com stakeholders que trabalham em várias funções seniores no NHS e no setor de saúde em geral; realizamos grupos focais com uma turma inspiradora de médicos iniciantes; conversamos com diretores não executivos de todo o NHS; realizamos duas sondagens públicas (antes e durante a pandemia da Covid-19) e entrevistamos especialistas em tecnologia de saúde. 

Em resposta aos desafios que se avizinham para as organizações de saúde, aos aprendizados com a pandemia e aos avanços incessantes da tecnologia que estão impulsionando a saúde para uma nova era, configuramos nossa pesquisa em uma série de quatro ensaios. Cada um procura abordar questões-chave para avaliar como cultura, dinheiro, competências e parcerias podem influenciar a transformação do sistema.

Nossas recomendações

Cultura

A cultura faz mais diferença do que a tecnologia

A inovação bem-sucedida requer mudança cultural e comportamental. Para que qualquer transformação perdure, a equipe precisa se sentir capacitada para adotar e defender novas formas de trabalho. Essa mudança exige que os valores culturais que sustentam o NHS e seus trabalhadores sejam compreendidos. Além disso, a tecnologia precisa refletir esses valores e atender às necessidades da força de trabalho do NHS.

Saiba mais

Dinheiro

O NHS precisa de investimento prolongado para assentar os alicerces de um sistema baseado na tecnologia

Ouvimos vários apelos para que o NHS se torne um sistema baseado na tecnologia. Para isso, ele precisa investir como qualquer organização que pretenda estabelecer um diferencial tecnológico: provendo recursos para criar mudanças significativas e estrategicamente direcionadas.

Saiba mais

Competências

O NHS precisa investir urgentemente em programas de desenvolvimento de habilidades digitais em grande escala

A tecnologia está mudando o significado da prestação de assistência à saúde. E o ritmo da mudança aumenta à medida que o sistema de saúde enfrenta a Covid-19. O NHS precisa investir urgentemente em um programa em grande escala de desenvolvimento de habilidades digitais, que forneça a todos os envolvidos na jornada do paciente as competências necessárias para extrair valor real das novas tecnologias.

Saiba mais

Parcerias

O setor de saúde e a indústria devem trabalhar juntas para que as parcerias tenham sucesso

Parcerias com empresas de tecnologia e inovação definirão a transformação digital na área de saúde. Em um mundo baseado cada vez mais em colaboração e em conexões que abrangem todo o planeta e todas as esferas da vida, nossas instituições de saúde também precisam estar conectadas – umas com as outras e com os pacientes – para que possam compartilhar aprendizado, inovação e informações.

Saiba mais

Contatos

Bruno Porto

Bruno Porto

Sócio e líder do setor de Saúde, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 97097 1862

Siga a PwC Brasil nas redes sociais