Skip to content Skip to footer
Search
br

Loading Results

Como o brasileiro consome dados

A contínua expansão e a melhoria da infraestrutura de internet móvel e fixa permitirão o crescimento do consumo de E&M e da publicidade nas plataformas digitais. O destaque desta edição foi o crescimento do consumo de dados para assistir a vídeos em smartphones. A pesquisa também revelou que o brasileiro prefere ler notícias gratuitas em mídias sociais. Além disso, não está disposto a pagar por conteúdo online, como música e vídeo em streaming.

O mercado vive um paradoxo: se por um lado são as operadoras de Telecom que realizam os investimentos para ampliar o acesso à internet, permitindo um maior consumo e armazenagem de dados, por outro lado, são empresas que entregam seus serviços online, navegando “no topo”, que estão capturando maior valor e a atenção do cliente. Este é o caso da Netflix, Skype, WhatsApp, Spotify, Instagram e Snapchat para conteúdo; e do Google e do Facebook para a publicidade.
 

Principais dados da pesquisa para acesso à internet e consumo de dados no Brasil:
  • A transição de voz para dados no celular e o abandono do segundo chip deve continuar em 2017 e nos anos seguintes. Com isso, espera-se que, em 2021, 177 milhões de pessoas sejam assinantes de internet móvel.
  • A penetração de banda larga fixa continuará crescendo, porém a taxas bastante moderadas: de 38% de lares conectados em 2016, para 41% em 2021, representando um pouco mais de 33 milhões de casas conectadas.
  • Gastos com acesso à internet móvel crescerá 7,4% ao ano até 2021, enquanto o gasto com banda larga fixa crescerá 2,8%.
  • O total de dados consumidos no Brasil ultrapassará 42 trilhões de megabytes até 2021, um crescimento de 23% ao ano até 2021. Isso coloca o Brasil à frente de qualquer país da Europa Ocidental em termos de tráfego de dados total consumidos, embora ainda fique atrás da China, Japão, Coréia do Sul, Rússia e EUA.
  • O consumo de dados no Brasil deve ser três vezes maior em 2021 do que em 2016. Em 2021, 43% dos dados serão utilizados para consumir vídeo em dispositivos móveis. 
Crescimento do consumo de dados 2017-2021

Contatos

Ricardo  Queiroz

Ricardo Queiroz

Sócio e líder do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos