O crescimento do número de smartphones foi acompanhado por um aumento de aplicativos e jogos para dispositivos móveis. Jogos móveis muito acessíveis, como Candy Crush Saga, abriram o mercado para novos consumidores, e embora a maioria ainda gaste pouco ou nenhum dinheiro em jogos, a predisposição para gastar está aumentando. Este tipo de gasto, chamado de microtransações, representou 43% dos gastos com games no Brasil em 2016 e, com um crescimento médio anual de 13%, deve chegar a US$498 milhões em 2021.
O sucesso em 2016 do Pokemon Go, lançado no Brasil em agosto de 2016, foi outro bom exemplo do grande apelo dos jogos para celular. A fórmula foi explorada com sucesso por outros jogos, como Clash of Clans e Game of War. O Minecraft também está fazendo sucesso, principalmente entre as crianças, que têm criado diversos canais no YouTube para falar sobre o jogo.
Por outro lado, o mercado de games brasileiro tem sofrido com as altas taxas de importação. Por esse motivo, houve um crescimento das importações de grey market (cópias lançadas em outro mercado e enviadas para o Brasil, sem tributação). Como em muitos mercados em desenvolvimento, os altos custos, combinados com baixos rendimentos disponíveis, têm incentivado o crescimento da pirataria.