1.1. A PwC está fortemente comprometida com a proteção de seus Dados Pessoais e com o cumprimento dos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18). Esta política de privacidade descreve como e por que coletamos e utilizamos os dados pessoais e como os titulares de dados exercem os seus direitos. A PwC realiza o tratamento dos seus Dados Pessoais para o cumprimento de obrigações empresariais e para diferentes finalidades. Os meios de coleta, base legal de processamento, uso, divulgação e retenção para cada finalidade podem ser diferentes.
1.2. Esta é a política de privacidade e proteção dos dados da PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., CNPJ sob nº 12.130.737/0001-08, com endereço na Alameda Caiapós, 243, 2º andar, Conjunto G, Tamboré, Barueri – SP, CEP 06.460-110, e das demais empresas que integram o grupo de empresas-membro da rede de network da PwC no Brasil, conforme listadas no Anexo I, ao final deste documento. Neste documento, quando nos referimos a “PwC”, “nós” ou “nosso”, estamos nos referindo a uma dessas empresas.
1.3. Quando utilizamos as expressões "você" ou "seu", estamos nos referindo a você, o titular dos Dados Pessoais: (i) clientes e/ou clientes em potencial; (ii) visitantes; (iii) terceiros em geral que entrem em contato com a empresa pelos seus canais de atendimento ou em seus escritórios físicos.
1.4. Dados Pessoais são quaisquer informações relacionadas a uma pessoa identificada ou identificável e que demandam proteção à luz da Lei Geral de Proteção de Dados.
2.1. Esta política descreve por que e como coletamos e usamos seus Dados Pessoais e fornece informações sobre os direitos dos titulares de dados.
2.2. Para saber mais sobre nossas atividades específicas de tratamento, leia esta política com atenção.
3.1. Esta política de privacidade destina-se aos titulares de dados, sejam nossos clientes, público e terceiros em geral.
4.1. Abaixo estabelecemos as categorias de Dados Pessoais que utilizamos:
5.1. Os Dados Pessoais são coletados, principalmente, das seguintes formas:
5.1.1. Dados Pessoais fornecidos pelo titular dos dados – coletamos Dados Pessoais necessários para dar início e manter uma relação comercial e/ou contratual com o titular dos dados por canal eletrônico, para inclusão em sistemas eletrônicos mantidos pela PwC ou por parceiros.
5.1.2. Dados Pessoais fornecidos por terceiros – também tratamos Dados Pessoais que são fornecidos por terceiros. Por exemplo, dados recebidos de agentes públicos em processos de falências ou fornecidos por nossos clientes pessoas jurídicas em relação aos seus funcionários, terceiros que prestam serviços para eles etc.
5.2. Os serviços ofertados pela PwC destinam-se a maiores de 18 anos ou menores emancipados. Para Dados Pessoais de crianças ou adolescentes, a coleta é realizada para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e para o exercício de direitos em processos administrativos ou judiciais, respeitadas as exigências legais para o tratamento desses Dados Pessoais.
6.1. A PwC atua como operadora para realizar as atividades de tratamento de dados de muitos de nossos clientes. Por exemplo, ao realizar trabalhos de investigação forense.
6.2. Todos os Dados Pessoais coletados são utilizados para a prestação de serviços ou seu fornecimento. A privacidade do titular dos dados é respeitada. Por isso, todos os Dados Pessoais e informações são tratados como confidenciais e utilizados somente para os fins aqui descritos.
6.3. Os Dados Pessoais são tratados pelas seguintes bases legais (as “Bases Legais”):
7.1. Os Dados Pessoais serão conservados enquanto perdurar a relação contratual da PwC com o titular dos dados ou com o cliente. Após o encerramento dessa relação, serão mantidos pelo tempo necessário para cumprimento de obrigações legais e exercício de seus direitos, inclusive para fins de auditoria de nossas atividades.
7.2. Uma vez cumprida a finalidade do tratamento dos Dados Pessoais, as informações serão descartadas ou anonimizadas, seguindo políticas da empresa relacionadas com o descarte seguro de dados.
8.1. Algumas situações de tratamento de dados pessoais podem demandar a utilização de algoritmos designados para automatizar etapas de nossos trabalhos. A PwC se certifica de utilizar critérios claros para os seus processos de decisão automatizada e informar o titular dos dados sempre que seus dados passam por esse tipo de decisão.
8.2. Se os seus dados foram submetidos a um processo de decisão automatizada, você tem o direito de solicitar a revisão do resultado através do e-mail br_escritorio_de_privacidade@pwc.com.
9.1. Nós só compartilharemos os seus dados pessoais com terceiros quando pudermos fazer isso nos termos da lei ou do contrato que celebramos. Quando compartilhamos seus dados com terceiros, tomamos medidas de segurança contratualmente estabelecidas para que sejam adotados mecanismos de proteção dos dados pessoais adequados à legislação e aceitos por nós.
9.2. Somos parte de uma rede internacional e oferecemos alguns serviços em comum. Por essa razão, podemos utilizar terceiros localizados em outros países para realizar alguns serviços prestados por nós. Como resultado disso, alguns dados pessoais podem ser transferidos para fora do país. Nós tomamos o cuidado para que todos os dados pessoais compartilhados com agentes no exterior tenham grau de proteção adequado e de acordo com padrões semelhantes aos que adotamos.
9.3. Os dados pessoais são transferidos para:
9.4. Se você ficou com alguma dúvida a respeito da forma como compartilhamos os dados, entre em contato com nossa equipe de proteção de dados, pelo e-mail br_escritorio_de_privacidade@pwc.com.
10.1. Um cookie é um arquivo que contém um identificador (sequência de letras e números) que é armazenado pelo navegador. O identificador é enviado de volta ao servidor toda vez que o navegador solicita uma página do servidor. Os cookies normalmente não contêm informações que identifiquem pessoalmente um usuário, mas as informações pessoais que armazenamos sobre o usuário podem estar vinculadas às informações armazenadas e obtidas de cookies.
10.2. Utilizamos cookies para realizar coleta de dados que permitam uma navegação melhor em nosso website. Para maiores informações a respeito dos cookies que utilizamos, confira nossa Política de Cookies.
11.1. A PwC tem uma sólida Política de Segurança da Informação, regularmente revista, por meio de auditorias e inspeções, e atualizada de forma coerente com as melhores práticas de segurança de informação.
11.2. Principais medidas adotadas pela PwC para proteção de seus Dados Pessoais:
11.2.1. Para os fins do disposto no item acima, “incidente de segurança” significa uma quebra de segurança que leva a acessos não autorizados, situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.
12.1. O titular dos dados poderá exercer seus direitos diretamente ou por meio de representante legalmente constituído.
12.2. Seus direitos consistem em:
12.3. Essas solicitações deverão ser realizadas pelo e-mail br_escritorio_de_privacidade@pwc.com.
12.4. Os Dados Pessoais inexatos ou desatualizados serão corrigidos tão logo o titular dos dados nos informe sobre as inconsistências. Essas correções serão mantidas em nosso arquivo como confirmação histórica da alteração.
13.1. Caso tenha qualquer questão em relação a esta Política de Privacidade, ou até mesmo para atualizar, alterar, corrigir ou eliminar qualquer informação, o titular dos dados poderá entrar em contato com a PwC da seguinte forma:
14.1. Caso tenha qualquer questão em relação a esta Política de Privacidade ou queira fazer uma reclamação relacionada com a forma como tratamos seus dados, você poderá entrar em contato conosco pelo e-mail br_escritorio_de_privacidade@pwc.com.
14.2. Você também tem o direito de acionar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável por zelar pelo respeito aos direitos dos titulares de dados pessoais no Brasil. Para mais informações sobre seus direitos ou o procedimento para realizar uma reclamação, acesse o canal da ANPD.
15.1. Esta Política pode passar por atualizações. Por isso, recomendamos visitar periodicamente esta página para que ter conhecimento das modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes que exijam novas autorizações suas, publicaremos uma nova política de privacidade.
15.2. É fundamental que o usuário leia atentamente qualquer comunicação encaminhada quando relacionada às alterações da Política.