Transforme a gestão de despesas empresariais com a plataforma de Business Spend Management da Coupa

Aliança e soluções PwC e Coupa

PwC ajuda a transformar finanças e operações com a Coupa

A PwC, em parceria com a Coupa, utiliza sua plataforma inovadora para ajudar clientes a integrar cadeia de suprimentos, compras, pagamentos e tesouraria em uma solução unificada. Essa abordagem maximiza o valor em todas essas áreas estratégicas.

Com profundo conhecimento de processos interfuncionais e da plataforma Coupa, ajudamos a transformar nossos clientes em organizações líderes no modelo source-to-pay. Nosso trabalho acelera a geração de valor com foco em adoção, gestão da mudança e capacitação de fornecedores.

A PwC tem orgulho de ser reconhecida com o Prêmio Partner Connect Rising Star 2024 da Coupa

“Na PwC, nossa vantagem competitiva na implementação global da Coupa vem da expertise de nossa equipe altamente qualificada, com ampla experiência em compras diretas e indiretas, cadeia de suprimentos e finanças, além de profundo conhecimento em tecnologia de source-to-pay. Nossas implementações vão além da simples adoção de tecnologia: elas são impulsionadas por stakeholders engajados e comprometidos, priorizam a experiência do usuário, adotam um design prático e asseguram que a padronização de processos esteja alinhada às melhores práticas do mercado. Além disso, um programa holístico de gestão da mudança – que vai além do treinamento tradicional – muitas vezes facilita a adoção eficaz por parte de usuários e fornecedores.”

David Rosselli,Coupa Service Offering Leader, PwC US

Serviços de implementação PwC e Coupa

A prática global de operações da PwC conecta estratégia à execução, partindo do princípio de que as operações podem e devem ser um ativo estratégico. Combinamos expertise setorial, funcional e tecnológica para acelerar a transformação de ideias em resultados concretos.

Seja inovando para impulsionar o crescimento, reduzindo custos estrategicamente, aumentando a flexibilidade operacional, gerenciando riscos, melhorando a eficiência de capital, atendendo a requisitos regulatórios complexos ou concretizando o valor de negócios, temos as ferramentas e a experiência necessárias para transformar sua estratégia em realidade, com o suporte da plataforma líder de mercado da Coupa.

Serviços de implementação e sustentação de plataforma

Nossa prática global com a Coupa oferece uma ampla gama de serviços aos clientes, incluindo a transformação de processos de source-to-contract e procure-to-pay, seguindo práticas que são referência de mercado. Isso é viabilizado pela plataforma altamente configurável e escalável da Coupa. Os serviços também podem incluir designs práticos e eficazes, capacitação de fornecedores, estratégias de gestão da mudança e treinamentos que ajudam a alinhar, engajar e capacitar as equipes. Além disso, podemos oferecer serviços para sustentar sua plataforma Coupa após a implementação, atendendo às necessidades funcionais e técnicas.

Implementação

Nossa metodologia de implementação da Coupa foi desenvolvida com base em nossa experiência e conhecimento de mercado, utilizando ferramentas e modelos projetados para acelerar a geração de valor para nossos clientes e reduzir significativamente os riscos.

  • Metodologia de implementação comprovada, fundamentada em experiência setorial.
  • Captura de valor acelerada para impulsionar os benefícios previstos no business case.
  • Gestão da mudança abrangente, com foco na experiência do usuário e na capacitação dos colaboradores.
  • Integração com sistemas corporativos e outras aplicações de terceiros.
  • Estratégia de gerenciamento de conteúdo, ferramentas e modelos para acelerar a qualidade e a prontidão dos dados.
  • Abordagem completa que inclui avaliação e planejamento, design de alta qualidade, métodos ágeis para construção e configuração, testes, treinamentos específicos e serviços de sustentação.
  • Aceleradores comprovados e eficazes para ajudar a agilizar, padronizar e mitigar riscos na entrega dos objetivos do projeto.

Gestão da mudança

Adotamos uma abordagem centrada nas pessoas para facilitar a transformação nos negócios, envolvendo os colaboradores em todas as etapas do projeto, com o objetivo de promover a adoção e o engajamento com a plataforma Coupa implementada.

  • Kit de ferramentas Coupa: inclui exemplos de personas, ferramentas, templates e entregáveis relacionados à gestão da mudança, projetados para acelerar o desenvolvimento de um plano direcionado e personalizado para atender às necessidades do negócio.
  • Estratégia e plano de comunicação: define quem, o que, onde, quando, por que e como a equipe de gestão da mudança interagirá com os colaboradores impactados e os stakeholders externos.
  • Treinamento sob medida: acreditamos que o treinamento não é uma abordagem única para todos. Ele deve ser adaptado, combinando modelos baseados em funções específicas e estratégias de treinamento em cascata (train-the-trainer).

Capacitação de fornecedores

A preparação para a mudança nos negócios também pode impactar seus fornecedores. Nossa abordagem inclui estratégias de capacitação de fornecedores e de conteúdo, ajudando a promover a integridade dos dados e a alcançar os benefícios esperados da sua base de fornecedores.

  • Análise de fornecedores e planejamento em ondas.
  • Orientação aos fornecedores no processo de registro na Coupa, em mudanças no processo para envio de faturas e na autogestão de suas contas Coupa.
  • Realização de sessões de capacitação de fornecedores, normalmente com duração de uma hora, com foco em grupos específicos de fornecedores e conteúdo direcionado.
  • Gestão da mudança para fornecedores, incluindo comunicações e treinamentos.

Governança de projetos

Nossa abordagem de governança de projetos ajuda a monitorar e mitigar riscos de forma proativa, apoiando-se em um processo de gerenciamento que combina ferramentas líderes de mercado e práticas avançadas de gestão de programas para garantir uma governança eficaz.

  • Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) habilitado por tecnologia
  • Reuniões diárias ágeis (scrums) e cadência
  • Sessões de colaboração presenciais e virtuais
  • Reuniões semanais de status e comitê diretor
  • Flexibilidade para adotar a estrutura de PMO específica do cliente

Serviços de sustentação

A abordagem da PwC para serviços gerenciados da Coupa oferece suporte sob medida, ajudando a maximizar os benefícios da implementação.

  • Gerenciamento de versões
  • Triagem de transações
  • Relatórios
  • Suporte à integração e estabilização
  • Gerenciamento de dados
  • Capacitação de fornecedores
  • Treinamento para usuários finais
  • Aperfeiçoamento de configurações existentes
  • Suporte técnico, desde help desk até especialistas para triagem e solução de problemas técnicos
  • Serviços personalizados opcionais

Contatos

Rodrigo Damiano

Rodrigo Damiano

Sócio, PwC Brasil

Thiago Gondim

Thiago Gondim

Sócio, PwC Brasil

Simone Furegato

Simone Furegato

Sócia, PwC Brasil