A PwC oferece uma completa gama de serviços para ajudar as empresas a ter sucesso em todo o ciclo do negócio.
A PwC oferece uma completa gama de serviços para ajudar as empresas a ter sucesso em todo o ciclo do negócio. Nossos profissionais conhecem a fundo o setor e os desafios enfrentados pelas empresas de óleo e gás.
Geopolítica. Segurança energética. A corrida pelo net zero. Todos esses fatores estão reconfigurando os investimentos em combustíveis fósseis. As empresas estão mais cautelosas sobre como e onde investir, equilibrando operações tradicionais com o crescimento dos aportes em tecnologias de baixo carbono. O futuro pertence a quem souber conduzir essa transição de forma eficaz e eficiente.
ESG deixou de ser apenas uma questão de conformidade. Tornou-se uma vantagem competitiva. Um bom desempenho em ESG pode reduzir riscos, aumentar a resiliência, fortalecer a reputação e gerar valor no longo prazo. As empresas que integrarem ESG em sua estratégia definirão o futuro do setor.
A transição para fontes renováveis e para as chamadas “moléculas verdes”, como o hidrogênio, está ganhando velocidade. Mas também cresce a necessidade de descarbonizar as operações fósseis existentes. As estratégias de investimento precisam evoluir para equilibrar eficiência, acessibilidade e sustentabilidade, sem deixar os ativos tradicionais de lado.
Em um cenário de capital limitado e desafios nas cadeias de suprimento, surge uma oportunidade única para as empresas reforçarem a segurança energética. A reinvenção dos modelos de negócio, a otimização das operações e a preparação para um ambiente de mercado mais volátil serão decisivas para garantir adaptação, resiliência e competitividade.
Com níveis de endividamento mais baixos, o setor de óleo e gás vive um aumento nas atividades de fusões e aquisições. A consolidação está redesenhando a indústria, estabelecendo novos alinhamentos de mercado e diluindo as fronteiras entre óleo, gás, químicos e setores adjacentes.
A elaboração de relatórios de sustentabilidade continua sendo um desafio. Em meio à evolução das práticas de ESG e à falta de padrões globais, o caminho é fortalecer o engajamento interno e se adiantar a mudanças regulatórias e incentivos financeiros.
Os traders começam a reconhecer o potencial das soluções energéticas de longo prazo, já que o mercado valoriza cada vez mais empresas que fornecem energia segura, acessível e sustentável. Ao priorizar práticas sustentáveis e estratégias inovadoras, as empresas podem se posicionar na liderança.
A transformação digital traz ganhos de eficiência, mas também riscos. A infraestrutura de óleo e gás está entre os alvos mais visados por ataques cibernéticos, que colocam em risco a segurança, geram perdas financeiras e podem paralisar operações. Fortalecer a cibersegurança tornou-se indispensável para assegurar competitividade.