Novo mundo. Novas competências.

Todos devem poder viver, aprender, trabalhar e participar do mundo digital

Nosso trabalho está mudando, e rapidamente. Muitas funções surgem e outras estão desaparecendo por completo. A discrepância entre as habilidades que as pessoas têm e as que elas precisam ter para trabalhar no mundo digital é uma das questões mais críticas do nosso tempo.

Para solucioná-la, será preciso investir no aprimoramento das competências dos trabalhadores, um processo complexo que chamamos de upskilling. Ele exigirá a união de esforços em diferentes níveis: educadores, gestores de governos nacionais, regionais e locais e líderes empresariais.

Nos próximos quatro anos, nós da PwC investiremos US$ 3 bilhões em upskilling. Esse valor será destinado principalmente ao treinamento do nosso pessoal e a tecnologias para apoiar nossos clientes e as comunidades em que atuamos.

Juntos, podemos desenvolver hoje os trabalhadores do futuro e tornar o mundo um lugar mais resiliente, mais competente e mais inclusivo.

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Um apelo à ação

A tecnologia é uma força voltada para o bem ou para o mal? Vivemos um momento crítico: nosso novo mundo precisa urgentemente de novas competências, e todos devem ter a oportunidade de adquiri-las.

Duração: 00:02:57

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O que as pessoas realmente pensam sobre o impacto da tecnologia nos empregos?

Pedimos a mais de 2 mil trabalhadores brasileiros que nos falassem sobre suas esperanças e medos. O que eles nos disseram:

A mudança está chegando

Os trabalhadores sabem que a automação mudará o trabalho deles e desejam aprender novas competências para melhorar sua empregabilidade.

  • Menos de metade dos brasileiros (45%) enxerga a automação e o uso crescente da tecnologia como ameaça.
  • 77% acreditam que a tecnologia terá um efeito positivo sobre o trabalho.
  • 53% acreditam que a automação modificará significativamente ou tornará seu trabalho obsoleto nos próximos dez anos. Esse percentual sobe para 67% entre os profissionais com escolaridade até o ensino médio.

Competências digitais criam oportunidades

A maioria dos trabalhadores vê com bons olhos as novas tecnologias.

  • 46% acreditam que elas aumentaram a produtividade.
  • 44% avaliam que o trabalho será mais interessante.
  • Os maiores temores são o de que a tecnologia torne o emprego redundante (50%) e a incerteza sobre o futuro (43%). Também foram mencionados o medo de não ter as habilidades exigidas no futuro (26%) e a preocupação de não ser capaz de aprender as habilidades necessárias (23%).

A evolução do ambiente de trabalho

Para a maioria, a automação vai melhorar as perspectivas de emprego e ajudará a alcançar a proficiência digital ou especialização.

  • 65% acham que as novas tecnologias trarão mais oportunidades do que riscos.
  • 76% dizem que elas melhoram as perspectivas.
  • 34% acreditam que ela vai aumentar o tempo livre disponível para o lazer.

A importância da requalificação

Os técnicos e trabalhadores com habilidades manuais são os mais pessimistas em relação à tecnologia e suas perspectivas de emprego, pois acreditam que a automação reduzirá oportunidades.

A requalificação já é uma preocupação para 92% dos adultos brasileiros, mas o índice aumenta entre as pessoas na faixa de 18 a 34 anos.

  • 81% dos brasileiros dizem estar aprendendo novas habilidades por conta própria.
  • 86% afirmam que seus empregadores criam oportunidades para que eles possam desenvolver habilidades digitais fora das funções do dia a dia.
  • Entre os motivos que aumentariam o interesse por um treinamento de habilidades digitais, o principal é o potencial de aumentar os salários (27%), seguido pelo aumento de empregabilidade (24%) e da possibilidade de incorporar o treinamento ao dia a dia de trabalho, sem comprometer nenhum tempo adicional (18%).

Protagonismo na era digital

Para lidar com os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho, será cada vez mais relevante desenvolver novas habilidades profissionais. Essa deverá ser uma preocupação não só das empresas, mas também dos indivíduos, que deverão demonstrar muito mais autonomia para buscar oportunidades de desenvolvimento, como verdadeiros protagonistas de sua carreira na era digital.

  • 28% querem aprender e se adaptar às novas tecnologias, sejam elas quais forem, além de melhorar suas habilidades gerais de negócios.
  • 50% acreditam que a responsabilidade pela requalificação é dos indivíduos, não das empresas.

Como iniciar o upskilling

A revolução digital requer uma revolução de competências: uma forma de ajudar as pessoas a desenvolver consciência, entendimento e habilidades digitais para participar plenamente do mundo digital. Essa mudança precisa começar agora.

Na PwC, estamos trabalhando com outras organizações em todo o mundo, desenvolvendo nosso trabalho com os clientes e fazendo o upskilling dos nossos 276 mil profissionais. Sabemos, no entanto, que ainda há muito a ser feito para garantir que todos tenham a oportunidade de aprender, trabalhar e participar do mundo digital. Tudo isso está na essência do nosso propósito.

Como as organizações fazem upskilling?

As organizações estão transformando sua força de trabalho para impulsionar a produtividade, a inovação e o crescimento. O upskilling é a chave desse processo. Ele envolve antecipar as competências adequadas para o futuro, estabelecer os alicerces culturais associados, oferecer programas modernos de aprimoramento de competências e criar uma função de aprendizado e desenvolvimento baseada na tecnologia educacional certa para proporcionar um retorno muito melhor do investimento em upskilling.

Como a PwC apoia os trabalhadores em risco de ficarem defasados?

Com 71 milhões de jovens desempregados em todo o mundo e entre 20-40% dos empregos atualmente ocupados por jovens de 16 a 24 anos em risco de automação em meados da década de 2030, o desenvolvimento das habilidades necessárias para a era digital é um dos desafios mais graves comunidades estão enfrentando. 

A PwC e a UNICEF estão colaborando para ajudar a capacitar milhões de jovens em todo o mundo. A colaboração apoia a Generation Unlimited, uma parceria multissetorial destinada a ajudar 1,8 bilhão de jovens na transição da escola para o trabalho até 2030.

 A colaboração da PwC com o UNICEF é apenas uma das muitas maneiras pelas quais a PwC está ajudando as comunidades a aperfeiçoar e desenvolver os programas de impacto da comunidade existentes na rede, que vêm se concentrando nesse desafio há muitos anos.

Conheça nossas iniciativas comunitárias

Como empresas, governos e instituições podem trabalhar juntos nessa questão complexa?

Para enfrentar o desafio do upskilling, será preciso desenvolver soluções em âmbito local, regional e nacional. Nenhuma organização poderá fazer isso sozinha. Os líderes governamentais e os formuladores de políticas públicas precisam garantir que os cidadãos tenham o conhecimento necessário para participar desse processo, e que eles próprios tenham o conhecimento necessário para conduzir a discussão sobre o futuro da tecnologia e da regulamentação. As instituições de ensino precisam se transformar digitalmente e, ao mesmo tempo, fornecer serviços adequados para o futuro.

Leia sobre a participação da PwC no projeto Luxembourg Digital Skills Bridge, uma iniciativa governamental que reuniu empresas, sindicatos e provedores de treinamento para criar uma ampla solução nacional de desenvolvimento de competências da força de trabalho.

A necessidade de upskilling é um problema complexo. Ela exigirá a união de esforços em diferentes níveis – educadores, gestores de governos nacionais, regionais e locais e líderes empresariais. Entre em contato para saber mais sobre o que estamos fazendo na PwC.

Insights sobre upskilling

Reunimos pesquisas e insights para orientar suas decisões sobre como fazer upskilling.

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Contatos

Denise  Pinheiro

Denise Pinheiro

Sócia e líder de Transformação Digital, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

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