Energia e serviços de utilidade pública

Do crescente custo de capital à elevada competição global, passando por normas e requisitos de conformidade mais rigorosos, as empresas de energia e serviços de utilidade pública estão recorrendo a processos de data analytics para permanecer à frente do mercado.

Graças a sensores e à melhoria da automação, dados mais úteis estão sendo produzidos e ajudam essas empresas a utilizar melhor seus equipamentos, processos e equipes. Aplicar análises a esses novos dados cria oportunidades para detectar novas formas de consumo, melhorar a conformidade regulatória, aprimorar a experiência do consumidor, além de prever e gerenciar restrições energéticas de maneira mais eficiente.

Usamos data analytics para auxiliar empresas de energia e serviços de utilidade pública a:

  • Identificar requisitos de qualidade de dados e desempenho em áreas-chave, como clientes, métricas, produtos, tarifas e fluxos industriais.
  • Identificar oportunidades para otimização de receitas e redução de perdas, inclusive contratos e acordos de faturamento.
  • Validar a operação de rotinas de estimativa e faturamento, para garantir que os consumidores sejam cobrados corretamente, que as rotinas de estimativa gerem faturas realistas, e que tarifas não usuais e quantias faturadas sejam identificadas.
  • Responder a questões que afetam seus negócios utilizando um volume significativo de dados para compreender o que aconteceu, quando, por que, quem foi o responsável e, potencialmente, o que poderia acontecer no futuro.

Contatos

Luiz  Ponzoni

Luiz Ponzoni

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos