As grandes transformações no cenário econômico nos últimos anos, as novas oportunidades no mercado e os novos modelos de negócio têm direcionado muitas empresas a estruturar ou fortalecer áreas dedicadas ao futuro do negócio, que concentram a execução das principais atividades de pesquisa e desenvolvimento e a busca por inovação.
Com frequência cada vez maior, verificamos também que a inovação transborda os muros das instituições e é potencializada por parcerias, desenvolvimento em conjunto, organizações especiais ou mesmo por uma estruturação interna mais apropriada. Em todos os casos, é preciso avaliar a documentação gerada, os formatos de contratos com outras partes, o uso de metodologias de gestão apropriadas, o possível uso de incentivos federais, estaduais ou municipais e de fontes de financiamento.
O foco do nosso trabalho é entender a estratégia atual da empresa, seus anseios e expectativas, avaliando a estrutura interna e o ambiente externo, a fim de estruturar cenários e avaliar a melhor solução para potencializar as iniciativas de PD&I da organização.
Fase 1 - Estudo conceitual de viabilidade
Abordamos os principais aspectos da legislação pertinente aos itens abaixo definidos e fazemos a simulação numérica de cenários hipotéticos para avaliar a oportunidade. O objetivo é apresentar os principais aspectos da legislação e fazer uma avaliação preliminar da oportunidade vislumbrada, não a efetiva implementação da solução.
Fase 2 - Implementação efetiva