Da ciência à sustentabilidade: o papel transformador dos biológicos

Com o apoio da ciência e da tecnologia, o setor avança em formulações que unem eficiência agronômica e responsabilidade ambiental

Novembro 4, 2025

Por Aline Bonetto

As formulações de insumos agrícolas estão em constante evolução, superando os desafios do campo. Apesar de resiliente, o agronegócio tem passado por turbulências, como oscilações de demanda em 2022 e 2023, exigências regulatórias cada vez mais rigorosas, condições climáticas adversas e o aumento da resistência de pragas. Nesse cenário complexo, a inovação tornou-se um pilar estratégico para a sobrevivência do setor.

O papel dos biológicos

Os biológicos ganharam destaque devido à sua diversidade de modos de ação e impacto positivo a longo prazo, principalmente pela melhoria da qualidade do solo e a redução da produção de resíduos. A adoção desses produtos, seja como inoculantes ou no manejo integrado de pragas (MIP), pode diminuir a dependência de fertilizantes e pesticidas sintéticos, que frequentemente apresentam maiores riscos ao meio ambiente e à saúde humana. O objetivo não é substituir os agroquímicos, mas complementá-los, oferecendo soluções acessíveis que aumentam a eficiência no campo.

Além de mais sustentáveis, os biológicos oferecem grande potencial de inovação, abrangendo desde microrganismos vivos até moléculas naturais, como peptídeos, proteínas e RNA. O principal desafio é garantir estabilidade e desempenho sob diferentes condições ambientais.

Inovando com a natureza

Para garantir a eficácia dos produtos biológicos, é essencial considerar todos os ingredientes da formulação e compreender a compatibilidade dos microrganismos. Devido à diversidade biológica, encontrar soluções universais é um desafio. Por exemplo, bactérias gram-negativas possuem vulnerabilidades estruturais, tornando-as mais suscetíveis ao estresse ambiental do que outros tipos de microrganismos.

como metabólitos, também podem apresentar propriedades antifúngicas ou bactericidas sem as barreiras associadas à manutenção de organismos vivos, mas ainda assim apresentam desafios químicos, como a atividade enzimática. Por isso, a formulação de produtos biológicos exige profundo conhecimento técnico e soluções personalizadas para cada necessidade.

Superando desafios

A Syensqo possui mais de 40 anos de experiência em formulações para proteção de cultivos. Com infraestrutura analítica e físico-química avançada e uma equipe de especialistas, a empresa desenvolve soluções de alta performance para biológicos que atendem às crescentes demandas do mercado.

Como exemplo, a empresa desenvolveu soluções que facilitam ao máximo a formulação e melhoram a vida útil dos produtos biológicos. No gráfico abaixo, é possível observar que o formulado com Tricoderma spp se mantém viável por 12 meses graças à tecnologia Syensqo.

A empresa trabalha com o chamado chassis – que remete à estrutura básica da indústria automobilística e que, na indústria de biológicos, combina os elementos necessários para a adição final do ingrediente ativo desejado, completando assim o produto. Um exemplo é a linha AgRHEA® LifeXtend Plus 01 e 02, que já integra o carreador, codispersante e modificador de reologia para posterior adição do microrganismo.

gráfico 1

A mesma estrutura de chassis é aplicada ao AgRHEA™ OD-EASY, um carreador líquido estruturado que já inclui agentes emulsificante e dispersante para dispersão de óleo de biopesticidas. Essas soluções inovadoras otimizam não apenas a estabilidade e a bioeficácia do produto final, mas também reduzem o tempo de desenvolvimento de formulações à base de microrganismos. No infográfico abaixo, o passo a passo para obter uma formulação a partir do AgRHEA™ OD-EASY.

Passos para formular com o AgRHEA™ OD-EASY

tabela 1

O caminho para a agricultura sustentável

A Syensqo alia tecnologia avançada à expertise humana, utilizando repositórios digitais e equipamentos integrados à inteligência artificial para facilitar o desenvolvimento de formulações eficientes e sustentáveis para a agricultura.

A empresa adota práticas responsáveis em todas as etapas de tomada de decisão, com o apoio de ferramentas como o Sustainable Portfolio Management (SPM), que avalia impactos ambientais, sociais e de governança, e. Além disso, a plataforma de cálculo de Pegada de Carbono do Produto (PCF), garante transparência nas emissões de carbono. Com compromisso e inovação, a Syensqo contribui para uma agricultura mais responsável.

Ficou curioso (a) para saber como aprimorar sua formulação biológica? Acesse os gestores de comunidade do PwC Agtech Innovation e peça uma conexão com a empresa.

* Conteúdo patrocinado: este material foi elaborado pela Syensqo e pode não refletir, necessariamente, a posição ou opinião da PwC Brasil.

Para saber mais sobre o SPM acesse o site.

Aline Bonetto

Aline Barbutti de Oliveira Bonetto é bacharel em Química Tecnológica pela Unicamp e possui 14 anos de experiência na indústria química, atuando tanto em áreas técnicas quanto comerciais. Há dois anos, exerce a função de Gerente de Desenvolvimento de Negócios no segmento Agro da Syensqo, sendo responsável pela prospecção de novos clientes e mercados, captação de projetos, negociação e gestão de relacionamentos estratégicos.

Contatos

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

Sócio-líder do PwC Agtech Innovation, PwC Brasil

Siga-nos