Outubro 4, 2021.
A Traive, especializada em tecnologias escaláveis para o setor de crédito agrícola, anuncia parceria com o BTG+ business, plataforma digital de soluções para pequenas e médias empresas do BTG Pactual, para financiar até R$ 3 bilhões em vendas de insumos. Os recursos serão disponibilizados para distribuidores de produtos como sementes, defensivos e fertilizantes concederem crédito aos produtores rurais.
Estima-se que a iniciativa será capaz de beneficiar 5 mil distribuidoras de insumos e suprimentos das principais regiões agrícolas do Brasil.
"O crédito bancário é um pilar fundamental para a sustentabilidade das distribuidoras de insumos e suprimentos agrícolas que fazem a venda direta para os produtores. A possibilidade de os distribuidores compartilharem o risco de crédito da venda de insumos junto ao BTG Pactual, é mais uma entrega de peso que fazemos para esse mercado", afirma o co-fundador e CEO da Traive, Fabricio Pezente.
Co-head do BTG+ business, Gabriel Motomura, afirma que a parceria foi firmada em linha com a estratégia do banco de ofertar soluções para apoiar cada vez mais os pequenos e médios produtores. O mecanismo de acesso ao crédito inclui distribuidores como cooperativas e revendas.
Fabricio Pezente, CEO da Traive
Por meio do uso de inteligência artificial e automatização de processos, para oferecer uma rota segura e replicável para o empréstimo com menor risco, a Traive conecta quem toma crédito a quem o fornece, e está aberta a trabalhar tanto com bancos públicos e privados como com o mercado de capitais.
"É nesse cenário, onde a digitalização, análise e precificação do risco de crédito são essenciais, que se destacam as soluções da Traive, e é isso que favorece nossa parceria com o BTG+ business e com outros mais que possam surgir nessa jornada", diz Fabricio Pezente.
Hoje, cerca de um terço do capital que financia a produção agrícola vem dos bancos, outro terço do bolso do próprio produtor rural e o último terço do financiamento via distribuidoras de insumos e de suprimentos agrícolas na venda direta de insumos.
A startup apresenta uma solução de crédito digital que permite maior segurança exatamente para os que correm maior risco nessa cadeia de financiamento: os varejistas e as distribuidoras.
“Este setor tem uma grande necessidade de crédito e muitas vezes recorre ao barter [troca de insumos pela produção] para financiamento das suas operações, colocando grande pressão de liquidez nas revendas e distribuidores, redução de margens e assimetria na tomada de riscos. Queremos democratizar o acesso ao financiamento, estando junto do produtor em todas as fases, do plantio à comercialização, armazenamento e logística”, argumenta Rogério Stallone, sócio de credito corporativo do BTG Pactual e co-head do BTG+ business, em nota.
*Com informações de assessoria de imprensa.