Julho 27, 2021
Por Marina Salles
A foodtech chilena NotCo, empresa de tecnologia plant-based que promete entregar o mesmo sabor e textura de alimentos fabricados com proteínas animais, levantou US$ 235 milhões em uma rodada de investimentos Série D liderada pela Tiger Global, o que elevou seu valor de mercado para US$ 1,5 bilhão e a incluiu no seleto grupo de unicórnios latino-americanos.
A rodada foi acompanhada por figuras populares como os atletas Lewis Hamilton e Roger Federer e o músico e DJ Questlove, além do fundo de venture capital DFJ Growth Fund e do fundo de impacto social ZOMA Lab.
Por meio da inteligência artificial batizada Giuseppe, o "chef de I.A. da startup", a NotCo já recriou de leite e carne a maionese. Segundo o site da empresa, isso é possível porque o algoritmo reconhece os componentes dos alimentos e vai fazendo novas combinações, como em um jogo de Lego. No abacaxi, por exemplo, é possível encontrar a molécula lactona, que dá o sabor e o aroma característicos do leite e, por isso, entra na receita do NotMilk.
No universo vegetal, a NotCo calcula que existam mais de 30 mil plantas comestíveis, embora na dieta ocidental tenhamos nos acostumado a consumir não mais de 200 delas, entre frutas e vegetais. E é assim, com múltiplas opções de origem vegetal, que a empresa busca reconstruir a experiência dos consumidores à mesa.
Fundada em 2015 por três empreendedores que queriam se alimentar melhor e reduzir os impactos da alimentação humana no meio ambiente, a startup tem conquistado não apenas os veganos e vegetarianos. No Brasil, de acordo com a NotCo, 90% dos seus clientes são, na verdade, flexitarianos — pessoas que preferem consumir alimentos de origem vegetal, mas que não abandonaram de vez a dieta carnívora e vêm balanceando suas refeições.
Conforme levantamento realizado pelo Ibope DTM a pedido da trading americana Archer Daniels Midland (ADM) no Brasil no ano passado, de um total de 2 mil entrevistados, 52% se reconheceram como flexitarianos em uma classificação que incluía também vegetarianos, veganos e consumidores que rejeitam o consumo de alimentos derivados de plantas. A pesquisa mostrou ainda que mais de cinco em cada dez entrevistados já haviam consumido produtos plant-based. Os que nunca experimentaram produtos assim eram 45%.
Com a Série D, a NotCo informo impulsionará sua expansão na América do Norte e que planeja acelerar o lançamento de produtos na Europa e Ásia.
Na América Latina, a empresa experimenta um crescimento rápido no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, e chegou recentemente ao México. Do seu portfólio, fazem parte o NotMilk, NotBurger, NotMeat, NotIceCream e NotMayo, presentes em mais de 6 mil lojas em todo o mundo. As vendas também se dão via e-commerce para compra direta pelos consumidores e por meio de parcerias com redes como o Burger King e Papa John’s, nos EUA.