Tarken recebe aporte de R$ 19 milhões em rodada semente liderada por Monashees e MAYA

Lançado recentemente, o marketplace de trading de grãos conecta compradores e vendedores no mercado físico sem cobrar taxa de nenhum dos lados

Outubro 28, 2021.

Por Marina Salles

A Tarken — plataforma de negociação de commodities no mercado físico, que conecta compradores e vendedores e oferece serviços agregados — anuncia o recebimento de um aporte de R$ 19 milhões em rodada seed liderada pela Monashees e MAYA Capital.

O investimento foi acompanhado pelo fundo Gilgamesh, além dos investidores individuais Carlos Garcia (fundador da Kavak), Pierpaolo Barbieri (fundador da Ualá), Brian Requarth (do Grupo Zap VivaReal) e Gokul Rajaram (executivo da DoorDash). 

Fundada por Luiz Tangari e Carlos Neto há poucos meses, a agtech foi tema recente de outra matéria no AgTech Garage News (veja aqui) e comemora seu primeiro investimento em tempo recorde não à toa. Apesar de nova no mercado, traz a expertise dos seus fundadores no DNA.

Em 2013, Luiz Tangari e Carlos Neto ajudaram a fundar a Strider,  líder mundial em sistemas para manejo integrado de pragas, comprada pela Syngenta em 2018. Até hoje, esse é um dos exits de maior sucesso para empreendedores da América Latina. 

Desta vez, a dupla oferece uma solução para fora da porteira e já está operando com o trading de milho, que gira US$ 30 bilhões por ano no Brasil no mundo online e offline, além de sorgo. Futuramente, a ideia é atender outros mercados, como o da soja. 

O marketplace compreende todo o ciclo de negociação, com uma inteligência artificial de arbitragem de preços locais, ferramentas de acreditação de contrapartes e um sistema para simular cenários e definir estratégias de originação. 

O potencial da plataforma sob a ótica dos investidores

“Começamos nosso relacionamento com o Luiz e o Carlos através do nosso investimento na Strider há vários anos e agora estamos muito felizes de poder dar continuidade à parceria. O mercado de commodities agrícolas é gigante e foi pouco  impactado pela inovação nos últimos anos”, afirma Marcelo Lima, sócio da Monashees, em nota. 

Para Mônica Saggioro, co-fundadora da MAYA, a oportunidade de investir no agro é muito atrativa no Brasil. “Apesar de o agro ser um enorme componente do PIB do Brasil, sua dinâmica e a comercialização de commodities ainda são feitas de forma arcaica. Há um potencial gigantesco em construir um marketplace que conecta negociadores para reduzir as assimetrias de informação e preços no processo. Estamos confiantes que este é o time certo para executar a tese”, diz, em nota. 

A Tarken já conta com uma carteira de cerca de mil produtores. A expectativa é fechar este ano com 10 mil clientes cadastrados, gerando liquidez em poucos dias para uma parte considerável das ofertas da plataforma. 

Para precificar as commodities, a startup utiliza um sistema de inteligência artificial que acessa dezenas de fontes de dados públicos levando em consideração fatores como cálculos de frete baseados em cotações reais, as principais rotas entre as cidades de origem e destino da carga, o histórico do preço médio por município e a produção, consumo e capacidade de armazenamento de cada cidade. 

A plataforma disponibiliza ainda um perfil detalhado dos negociadores e a verificação tanto de compradores quanto de vendedores.

“Nosso painel funciona como a central de negociações dos produtores, trazendo uma ampla visão do mercado para ambas as partes. Tanto quem vende quanto quem compra tem acesso a todos os recursos para acelerar a transação virtualmente com total transparência e segurança”, afirma Luiz Tangari, CEO da Tarken. 

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

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