Maio 30, 2022
A fim de fornecer ao produtor rural ou consultor o maior número de informações agronômicas da propriedade num só lugar, gerando eficiência operacional e uma visão macro do manejo na lavoura, a Auravant, ferramenta digital para o agronegócio, e a Biome4all, startup brasileira de análise genética do solo, fecharam parceria.
Agora, usuários das duas tecnologias poderão integrar dados para melhor tomada de decisões. A parceria foi firmada pela Country Manager da Auravant Brasil, Sabrina Muñoz, e o CEO da Biome4all, Leonardo Gomes. A conexão entre as duas startups se deu por meio do AgTech Garage, hub do qual são membership.
“As conexões entre empreendedores fazem parte da entrega de valor do AgTech Garage e, nesse sentido, criamos estímulos constantes para que elas aconteçam. Seja por meio dos nossos eventos ou de ações de visibilidade, buscamos encontrar sinergias para cooperação e geração de negócios”, diz Leonardo Langoni, gestor de comunidade do AgTech Garage — referência no setor de ag&food tech da América Latina.
No case entre a Biome4all e Auravant, a conexão nasceu de 4 em 40, evento realizado em português e também em inglês, no qual quatro startups da comunidade apresentam seu pitch em dez minutos cada para uma audiência de parceiros corporativos, investidores, outros empreendedores e demais agentes do ecossistema de inovação.
Integração entre as duas tecnologias facilita análises do produtor e consultor
Via de mão dupla
A Auravant é uma ferramenta digital que, por si só, permite a seus mais de 45 mil usuários em 80 países fazer a gestão agronômica de 9 milhões de hectares de áreas produtivas e integrar essas informações aos sistemas de maquinários e equipamentos de agricultura de precisão, e que oferece ainda outros serviços, como o da Biome4all. No marketplace de extensões da Auravant, já constam 20 soluções, sendo esta integração com a Biome4all a primeira disponível no Brasil para um público de cerca de 10 mil usuários.
De um lado, a Biome4all vai disponibilizar aos usuários da Auravant que contratarem seu serviço análises genéticas da microbiota do solo, enquanto a plataforma argentina dará acesso às análises em seus sistemas de mapas. A Biome4all é uma das empresas brasileiras de biotecnologia que mais cresce atualmente. Por meio de técnicas de bioinformática, ciência de dados (BD) e inteligência artificial (AI), a agtech desenvolve análises do microbioma do solo para entender, por exemplo, qual a sua capacidade de proteção das culturas comerciais contra pragas (assista ao vídeo).
Para Gomes, da Biome4all, a integração gera uma grande oportunidade. “Vamos oferecer aos gestores de propriedades rurais brasileiras e consultores agronômicos presentes na Auravant ferramentas digitais para otimizar o trabalho na fazenda e melhorar a produtividade e rentabilidade dos negócios, por meio da economia de insumos e aplicação localizada e específica”.
Sabrina explica que o intuito das extensões da Auravant é agregar ainda mais valor ao usuário na ponta e fazer da plataforma um sistema operacional de referência no agronegócio, que dá a possibilidade de o agricultor ou consultor acessar dados agronômicos de forma simples num único lugar, cruzar informações e gerar inteligência a partir do seu conhecimento.
O carro-chefe da Auravant são as funcionalidades de agricultura de precisão (para otimizar aplicações de insumos). Além disso, a startup trabalha com monitoramento de safra (permitindo registrar quaisquer adversidades) e análises comparativas (de talhões e safras), apenas para citar alguns exemplos.
“Acreditamos na integração como ferramenta para o crescimento e apoio aos nossos usuários, que podem encontrar todas as informações em um só lugar, simplificando rotinas e processos complexos, gerando eficiência e, por consequência, aumento de produtividade, de uma forma holística e integrada. E o nosso ‘marketplace de extensões’ reforça esse conceito” diz Sabrina. Na via de mão dupla com os parceiros, Sabrina conta que a Auravant também gera oportunidades de internacionalização de soluções, por estar presente em diversos países.