Dezembro 7, 2022
Por Marina Salles
A Seedz, startup brasileira que gera inteligência e valor para toda a cadeia produtiva do agro, acaba de receber um investimento Série A de U$ 16,5 milhões (aproximadamente R$ 100 milhões) liderado pela Alexia Ventures. A rodada também teve a participação da VOX Capital, Volpe Capital, The Yield Lab, Tridon, 10b (Tarpon), Endeavor Scale-Up, Parceiro Ventures e outros investidores individuais estratégicos.
A nova captação tem como objetivo explorar três novas avenidas de crescimento: internacionalização (expandindo a base de parceiros e clientes em outros territórios); crescimento inorgânico (via aquisição de empresas que fornecem tecnologia diretamente para o agricultor); e serviços financeiros (para maximizar o poder de ganho dos agricultores). “Somos uma empresa B2B2F (business to business to farm), ou seja, integramos todos os elos da cadeia”, afirma Matheus Ganem, co-fundador e CEO da Seedz ao lado de Daniel Rosa.
Atualmente, a empresa está presente em 10 países, além do Brasil, e mantém seu foco na América Latina. Em termos de aquisições, incorporou nos últimos dois anos a Atomic Agro (dez 2021) e a Perfarm (jun 2022). A solução da Atomic Agro, rebatizada de “Seedz Farm”, registrou um crescimento de clientes ativos de 150% nos primeiros 9 meses após a aquisição. Já a Perfarm triplicou seu time em menos de 6 meses após a aquisição.
A Seedz como um todo conta com uma base ativa de mais 1.200 empresas do agronegócio, 15 mil profissionais do setor e mais de 80 mil agricultores que vivenciam diariamente a transformação digital do setor.
"Analisamos diversas agtechs aqui na Alexia Ventures nos últimos dois anos e encontramos na Seedz, em seus produtos e sua visão de longo prazo, uma capacidade única de engajar, trazer transparência e gerar inteligência de dados para todos os stakeholders da cadeia do agronegócio. Temos certeza de que os sócios fundadores possuem as competências necessárias para liderarem a digitalização desse setor no Brasil e no mundo", diz Patrick Arippol, co-fundador da Alexia Ventures, em nota.
Além da Alexia Ventures, VOX Capital, Endeavor Scale Up e Parceiro Ventures entram para o captable da Seedz nesta rodada de Série A. E se somam a investidores que acompanham a agtech desde o estágio inicial (seed). Esses investidores agora fazem seu follow-on. São eles: 10b (gestora ligada a SK Tarpon com foco em investimentos no agronegócio), Volpe Capital (gestora de venture capital focada em empresas de tecnologia na América Latina), The Yield Lab (fundo que também investe em empresas e startups do agro) e a Tridon Participações, (fundo independente da família Nishimura, fundadores do Grupo Jacto).
“A proposta de valor da Seedz impulsiona a produtividade e renda dos pequenos e médios produtores e promove a agricultura sustentável em toda a cadeia de produção – das melhores práticas na gestão de safra e manejo de solo até a substituição de produtos químicos por biológicos. Estamos muito entusiasmados nesta parceria junto ao time da Seedz e dispostos para agregar com nossa expertise em impacto”, diz Livia Brando, Diretora de Venture Capital da VOX.
“Recentemente atingimos a marca de 8 bilhões de habitantes no mundo e a perspectiva é de chegarmos a 10 bilhões nas próximas décadas. Para alimentar essa população crescente, precisaremos agregar muita tecnologia em toda a cadeia de alimentos. Nós, na 10b, acreditamos que quanto mais empresas e produtores aderirem às soluções digitais da Seedz, mais produtividade e ganhos na cadeia irão ocorrer”, afirmaThomas Carolla, sócio da 10b.
“O Matheus e todo time da Seedz nos impressionam pela visão e capacidade de execução na construção de uma solução digital escalável que integra toda cadeia do agro através de dados e tecnologia ao agricultor. Continuamos bastante entusiasmados em apoiar a Seedz na revolução digital do agronegócio na América Latina”, completa Gabriel Marcassa, sócio da Volpe Capital.
A Seedz desenvolveu um software de fidelidade e incentivos de vendas para criar um ecossistema digital para o agronegócio. São três produtos em uma única plataforma: integração de dados, ferramenta de engajamento de vendas e um programa de fidelização com cashback, o Moeda do Agro, que gera benefício a grandes empresas do agro e aos produtores rurais.
O objetivo é dar insumos para os produtores colherem melhores oportunidades. “Se o produtor tem acesso a boas oportunidades de compra e venda, além de informação e estímulo alinhados à sustentabilidade, ele expande sua capacidade, aumenta a produtividade e adere às melhores práticas sustentáveis, contribuindo de maneira expressiva para uma economia de baixo carbono”, diz Ganem.
Em outra frente, a Seedz auxilia as empresas a gerarem insights. A empresa pode, por exemplo, usar a moeda da startup para criar uma campanha voltada a seus clientes, que também estão na plataforma. É possível acessar ainda um dashboard com informações sobre o lifetime value (LTV) dos clientes, o vendedor que vende mais e as oportunidades em cada território.
*Com informações da assessoria de imprensa