Vector fecha contrato com o Grupo Sinagro e amplia leque de atuação

Joint-venture entre Bunge e Target passa a funcionar como transportadora digital e atender o segmento de revendas de insumos

Maio 17, 2022

Por Marina Salles

A Vector — joint-venture entre Bunge e Target — está avançando em uma nova estrada de transformação do transporte rodoviário de cargas no Brasil e anuncia o lançamento da sua transportadora digital. A estreia se dá no segmento de insumos agrícolas em uma parceria comercial com o Grupo Sinagro, uma das maiores plataformas de distribuição de sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas do Cerrado brasileiro.

Como transportadora digital, a Vector se responsabilizará pela logística rodoviária do Grupo Sinagro de ponta a ponta, garantindo o embarque, a movimentação e a entrega das cargas, mas em um modelo asset light (sem frota própria) e que utilizará a plataforma tecnológica de fretes já existente da Vector, que conta com 61,9 mil caminhoneiros cadastrados, para contratação de motoristas terceiros.

Até então, a empresa vinha operando como uma logtech, com embarcadores donos de transportadoras que podiam acessar na plataforma serviços de contratação e agendamento de fretes. Agora, passa a permitir o acesso a transportadores autônomos em um processo com custos totalmente transparentes para o embarcador.

“Nosso foco com a transportadora digital é utilizar a plataforma tecnológica bem-sucedida da Vector para fazer logística de forma mais eficiente, confiável e rentável, permitindo que o cliente embarcador foque exclusivamente em seu core business”, afirma o CEO da Vector, Javier Maciel. 

Virada para o digital

Antes de aderir ao serviço, a Sinagro fazia 100% do seu transporte de cargas por meio da contratação de transportadoras, parceiros autônomos dedicados, frota própria e locação de veículos para o período de pico da safra, o que muda de figura com a parceria com a Vector. Segundo Fábio Araújo, Diretor de Operações do Grupo Sinagro, o objetivo principal da mudança foi melhorar a eficiência na logística das entregas dos produtos aos clientes, mas os resultados prometem ir além. 

“Fizemos um estudo de aproximadamente um ano no Grupo Sinagro para promover a transformação digital da nossa logística. A Vector foi a escolhida por estar em linha com nosso objetivo de melhorar o nível de atendimento aos clientes, aumentar a velocidade na emissão de documentos de transporte, automatizar o controle de toda essa operação, aumentar o acesso à base de motoristas autônomos e reduzir o custo de frete”, explica. A relação entre as partes é apenas de prestação de serviço.

A solução da Vector vai atender 100% da demanda de transporte de cargas da Sinagro, conta Fábio Araújo, diretor de Operações do Grupo

Uma vez implantada a integração do Grupo Sinagro com a plataforma Vector, a expectativa é de uma movimentação de cargas de aproximadamente 250 mil toneladas por ano, o que representa em torno de 12 mil viagens. Em linha com o plano de crescimento da empresa, nos próximos anos a tendência é o volume dobrar e atingir as 500 mil toneladas. “A gestão do nosso volume total será feita dentro da plataforma Vector”, declara Araújo, confiante na facilitação que o sistema irá promover. 

Além de ser responsável pelo transporte de cargas como grãos e insumos agrícolas, a Vector oferece também outros serviços a seus clientes, como o cargo-match, crédito para caminhoneiros e um marketplace de produtos. Maciel afirma que a modelagem da transportadora digital foi pensada para privilegiar a transparência, com custos abertos ao embarcador e margem pré-acordada e bem definida.

“O modelo também reforça a proposta de valor da Vector de automatização de processos logísticos para aumentar a produtividade de embarcadores e caminhoneiros, com a diminuição dos custos de transporte, otimização do tempo e melhoria da qualidade de vida para os motoristas”, diz. 

Em um ano de operação como empresa independente (a Vector nasceu em 2020 atendendo exclusivamente a Bunge), foram mais de 90 mil downloads, 80 mil usuários e mais de 60 mil condutores ativos na plataforma, que movimentaram alguns bilhões de reais em fretes. Além da Sinagro, a Vector atende a Bunge, Cofco e Galvani no setor de agronegócios e a Gerdau no segmento de aço.

Contatos

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos