Abril 5, 2023
Juntas, as startups Clube Agro e Agrofy abriram mais uma opção de compra de produtos online com acúmulo de pontos para o produtor rural (Foto: Divulgação)
Por Marina Salles
Duas startups da comunidade do AgTech Garage estão unindo forças para ampliar a vitrine do varejo agro. A parceria acontece entre Clube Agro Brasil, um programa de relacionamento por pontos, e a Agrofy, um mercado online. O objetivo é criar novas oportunidades para os clientes de marcas do agro, canais de venda e produtores rurais desfrutarem do comércio online.
Na prática, o produtor rural cliente do Clube Agro poderá comprar produtos também no ambiente digital e continuar acumulando pontos com a startup. Na Agrofy, os canais parceiros terão uma maior diversidade de produtos — como arames e ferramentas, produtos veterinários e seguros, passando ainda por insumos agrícolas e serviços especializados — que irão gerar pontos para troca no Clube Agro.
Eric Chinen, Diretor Comercial do Clube Agro, reitera que, do lado do Clube Agro, a intenção é oferecer uma experiência digital aos canais de venda que já são parceiros da startup. “Acompanhando a tendência de digitalização do setor, essa união de forças com a Agrofy oferece condições atrativas para que nossos parceiros tenham a experiência do comércio digital quando acharem mais oportuno”, diz.
Para Diego Arruda, Diretor de Negócios da Agrofy no Brasil, a parceria agrega mais uma forma de os canais e fabricantes escoarem sua produção. “Conhecemos bem o agronegócio, respeitamos as regras de acesso ao mercado e política de preços. Então, a Agrofy acaba sendo também uma ferramenta de desenvolvimento de mercado e produtos, além de promover vendas e uma nova forma de fazer negócios para um público potencialmente maior”, afirma.
Relação ganha-ganha
No fim do dia, a parceria visa apoiar os canais no processo de digitalização. Simone Rodrigues, sócia fundadora do Clube Agro, reforça que a parceria não vai criar um marketplace para substituir os canais de venda do agronegócio. Longe disso. “A intenção é permitir que cada canal possa ter uma prateleira própria de vendas na internet, colocando seus produtos e serviços em maior evidência”, diz.
Nesse contexto, a Agrofy estrutura a operação digital dos varejistas interessados e também presta consultoria técnica ao produtor rural, utilizando o programa de pontos do Clube Agro Brasil como uma ferramenta de incentivo para os canais participantes.
“A troca de experiências entre Clube Agro e Agrofy agrega o melhor de dois mundos. De um lado, temos a nossa atuação em Customer Loyalty, que faz a diferença no pré e pós-venda. De outro, temos o acesso a uma plataforma digital moderna, ágil e segura. Essa relação comercial tende a ser cada vez mais intensa”, acrescenta Felipe Luna, Head de Estratégia e Operações do Clube Agro.